Ache aqui o que você procura!

domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos pais

Hoje é dia dos pais e como não podia deixar de ser quero homenagear todos os papais e em especial dois que eu conheço muito bem. 

Meu pai

Levando a neta pra conhecer o mar
Meu pai é uma figura singular. Ele é um contador de histórias. Não histórias de contos de fadas ou coisa parecida, embora inventasse algumas pra mim quando era criança, mas de histórias da sua vida, da sua infância e juventude, histórias que ele traz guardadas na memória com riqueza de detalhes. A grande maioria delas já ouvi milhares de vezes, mas ainda me encanto em ouvir. Já sei o que vem depois e já ajudo ele a contar quando a memória falha um pouco e ele se perde nas suas narrativas, mas ele logo retoma o fio da meada e segue contando suas ricas histórias.
Pai, mãe e eu. Lindinha né?

Tenho verdadeira adoração pelo meu pai, quando criança acreditava que ele era a pessoa mais inteligente que existia, sempre tinha respostas para minhas intermináveis perguntas infantis. Eu acreditava que ele sabia de tudo . Na adolescência descobri que ele não era um super-herói, mas um mortal como qualquer outro, sem super poderes, nem visão de raio X e o pior, que era imperfeito, cometia erros e não sabia de tudo. Confesso que me decepcionei um pouco, coisa normal de adolescente, mas depois isso passou, afinal ele é o MEU super-herói, com seus defeitos e falhas, um herói extremamente humano, sensível e que tem um amor enorme pela sua família.

Ele é do tipo papai bobão, que apresenta os filhos pra todo mundo, e me olha como se ainda tivesse 5 anos e fosse a menininha do papai com seus cachinhos dourados e bochechas rosadas. Com os netos (7 no total) então, ele repete com eles as mesmas brincadeiras que fazia comigo, meu filho mais velho que é o 1º neto e moramos juntos com ele até os 6 anos, ele deu todas as ousadias possíveis e imagináveis  e embora não tenha o mesmo vigor e disposição, ainda encara um bom passeio na praia carregando uma pela mão, outra no colo... 
No dia do meu casamento
Sempre foi muito amoroso e carinhoso, sentimental ao extremo, mas o DNA alemão não permite que demonstre suas emoções que ficam cada vez mais evidentes quanto mais ele tenta escondê-las. É meu pai. E isso só me basta, é suficiente para que eu o ame e respeite. Mas ele é mais do que meu pai, é uma das minhas referências de valores, de honestidade, retidão de carater, de cidadão consciente. Valores que eu aprendi vendo o seu comportamento, suas atitudes e que na medida do possível tento repassar para os meus filhos. Pessoa simples, que não precisa de luxo pra ser feliz, basta-lhe ter os filhos e netos por perto, quem dera poder ter também os irmãos, cunhados, sobrinhos, mas todos moram longe, cada um em um lugar diferente. Se pudesse estaria sempre junto de todos, assim como eu gostaria de poder estar mais perto dele. 
Por essas e outras tantas coisas que nem caberiam neste espaço eu digo: 
EU TE AMO MEU PAI.



=======================================================



O pai dos meus filhos

Carlos é um pai maravilhoso, presente, participante, que troca fraldas, dá banho, corta as unhas, penteia os cabelos, brinca, educa, dá carinho, tudo o que é preciso fazer e mais um pouco.
Dividindo a cama com a mulherada
Foi um ótimo pai pro meu filho, mesmo ele já tendo um que também é um bom pai. Aceitou e amou o Allyson desde o início do nosso namoro, que poucas vezes foi a sós, já que o pequeno estava sempre junto em nosso passeios, nossas idas ao cinema eram na maioria das vezes para assistir, Rei Leão, Mogli, Xuxa e Trapalhões. Apesar de ser meio apavorado e ter entrado em pânico toda vez que anunciei uma gravidez, ele recebeu as filhas com um carinho e amor ímpares. Desde o primeiro momento sempre quis tomar conta, embalar, acarinhar, e principalmente, mimar e encher de manias. Elas adoram o pai que tem, sou testemunha disso e morro de ciúmes às vezes. Desde a mais velha que já é uma moça até a menorzinha que ainda é só um bebê, elas adoram esse pai. E apesar de ele trabalhar 25 horas por dia e estar sempre muito atarefado e cansado, tem sempre um tempo pra brincar com elas, paciência pra dar um colo e muito amor pra dar à elas. Merece também por isso, meu amor e meu respeito. 
FELIZ DIA DOS PAIS MEU AMOR!

=======================================================

Pai, paizão !

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas,
mas também de muitas esperanças e sonhos!
Que seu dia seja muito feliz!


Terço Bizantino.
Feliz dia dos pais também para o meu sogro, meus irmãos, cunhados, tios e primos . Feliz dia dos pais a todos os pais!
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Tuka,
    Maravilhosos ver vc falando dos pais da sua vida!
    Tem um texto bem antigo lá n meu blog que fala dos homens importantes e em especial meu pai, nele eu digo que toda mulher precisa ter homens especiais em sua vida pois eles ajudam a desabrochar o melhor de nós!
    beijocas querida,
    Mari.

    ResponderExcluir
  2. Mto joia seu post Tuka!!! eu tive q me contentar apenas com as lembranças de alguem q nao esta mais por perto. (Fisicamente) mas inevitavelmente sempre presente no s2.
    Os ensinamentos, as histórias, os valores sao de fato os maiores tesouros q podemos receber daqueles q nos dão a vida!
    Seu blogg ta lindo!
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Tuka, que coisa linda seu post!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. que lindo sua homenagem aos pais, tbem tenho essa companheira EM, e sei o que passa, mas temos que conviver....eatou seguindo seu blog
    Fé e força....bjs

    ResponderExcluir
  5. Lind homenagem Tuka, aos pais de sua vida! bjs

    ResponderExcluir
  6. Bah... Calma. Preciso retomar o folego.

    Me vejo aqui, sentado em frente ao computador, com os olhos úmidos o suficiente para que os clientes me olhem com estranheza.

    Falar de Pai é bom pra quem teu um.
    Mas eu tenho 3.
    E você acha que é fácil?

    Me emocionei muito a ler a minha mãe falando do meu pai, digo, do pai dela.
    Mas o Vô Gilberto, foi um grande professor em minha vida. Foi também minha minha referência na infância. Com certeza, foi o meu maior herói, até hoje.Um grande exemplo de caráter, de carinho, de amor a família...
    Não dá pra mediramor, ou dizer quem foi mais pai, ou, menos pai. Mas como disse: Eu tenho o privilégio de ter 3.

    ResponderExcluir
  7. Katia, muito lindo, que pai não gostaria de receber uma declaração desta?

    ResponderExcluir
  8. E cada um teve a sua contribuição para me transformar no que sou hoje.
    Mesmo tendo desde muito tempo a consciência da importância da figura paterna, pra uma criança, hoje, graduando de licenciatura, me aprofundo mais no assunto e percebo com mais clareza vários destes fatores. O pai que impõe limites, que explica, que dá exemplo, e que acima de tudo demostra amor.
    Comumente, o homem buscar ser o pai que teve, só que melhor. Atualiza-se aos novos tempos, analiza a educação dada por seu pai, e mixa a sua crianção com a sua experiência de vida, e faz dessa mixagem o pai de seu filho.

    Eu, tive com exemplo 3 pais. Muito diferentes em suas formas de ensina e de ver o mundo. Por isso sou privilegiado. Tenho 3 grandes exemplos pra mixar com meus conhecimentos adqueridos e me transformar em um bom pai quando a hora chegar.

    Na minha concepção, sou aquilo que a sociedade me fez ser, como sempre digo. (ler Clips e Clips II em oravejamso.blogspot.com) E meus pais tiveram sem sombra de dúvida nenhuma, a maior parte desse ser.
    Feliz dia dos pais!
    Sou o que sou, em grande parte por conta do que aprendi com esses homens.
    E sou muito feliz sendo quem eu sou.
    Beijo mãe.

    ResponderExcluir
  9. Muito feliz fico com os comentários, principalmente com os do meu filho. Saber que tipo de pensamento ele tem sobre os "homens da sua vida" me faz amar ainda mais esses homens que transformaram meu filho neste ser iluminado e consciente e que certamente será um pai maravilhoso para aqueles que tiverem a benção e a honra de serem seus filhos.

    ResponderExcluir
  10. É para deixar qualquer pai embasbacado.Filha fiquei muito feliz com tuas palavras,e do Allyson.Me emocionei deveras .Não esperava tanto. Ainda bem que o dia dos pais agora é só no ano que vem.Tenho lido os teus blog cada um melhor que o outro.Beijos filha e que o Allyson continue na sua luta diaria ,pois irá chegar no topo da sua historia .
    Beijos Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Filha ,muito lindo . Qualquer pai choraria esta hora.Tanto pelo teu texto como o do Allyson.Fico contente que ele pensa assim de mim. É meu neto que se esta encaminhando para uma profissão linda. Com o nó na garganta ,fica dificil expressar minhas emoçoes neste momento.Por isso deixo aqui meus abraços e beijos para a filha querida e o neto adorado. Beijos Gilberto.

    ResponderExcluir
  12. Lindo demais Tuka, estou aqui me emocionando com todo esse amor que emana no seu blog! Parabéns por essa família linda!

    ResponderExcluir
  13. Nossaaa...só tem filhos lindo hem! parabéns..melhor coisa da vida é familia.
    obrigada pela visitinha já estou te seguindo e sempre voltarei aqui tbm,com certeza.
    o beijo

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...