Ache aqui o que você procura!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Verão

Já falei aqui do meu horror ao tempo frio e chuvoso apesar de ter algumas lembranças boas relacionadas à ele. Mas eu gosto mesmo é do verão.
Os verões sempre foram sinônimo de alegria e reunião familiar. Meu avô costumava alugar uma casa na praia todos os anos e eu por ser a primeira neta e sobrinha, estava sempre junto mesmo que meus pais não pudessem ir por causa do trabalho. Fui à praia pela primeira vez com 1 aninho de idade recém completado, levada pelos meus avós e tias, deixando pai e mãe em casa. O resultado deste primeiro passeio foi um álbum de fotos minhas em várias situações fofas e um "diário de bordo" escrito de próprio punho pela minha vó, dado de presente de Natal pra minha mãe. E eu ganhei um amor incondicional ao calor do verão e ao mar.
Meu avô adorava o mar, meu pai herdou dele esse amor, assim como eu e também meu filho mais velho. Somos todos apaixonados pelo mar. 
Foto BEM antiga da família na casa de praia
As lembranças mais doces da minha infância são de momentos de praia. Tenho 3 tias por parte de pai, 2 delas eram pouco mais do que meninas quando eu nasci e a terceira que era mais velha um pouco, é também minha madrinha. Todas solteiras à época. Então brincavam muito comigo. Uma sentava-se no chão como se também fosse criança e brincava tanto comigo que fui para a praia engatinhando e voltei para casa já sabendo caminhar; A outra, pacienciosa e delicada, tirou aos poucos o meu nojo da areia e me convenceu com jeitinho a experimentar o frescor da água. A dinda, me fazia todas as vontades e me carregava e exibia por onde fosse.
Obviamente não tenho lembranças deste verão, mas tenho ele registrado no tal diário.
Mas tiveram muitos outros verões e o meu amor à praia e ao mar só fizeram aumentar. Nunca gostei de ficar sentada numa cadeira à beira da praia torrando no sol, meu negócio era entrar para dentro d'água e só sair de lá murcha ou com a mãe me puxando pela orelha. Sou branquinha, descendente de alemães, mas ficava pretinha sem nenhum esforço, enquanto a mulherada se besuntava de óleos e bronzeadores e penava para bronzear o corpo.
Nos momentos em que saia da água, retirada à força pela mãe para que me esquentasse um pouco (crises hipotérmicas eram comuns) gostava de brincar na areia, fazer buracos até encontrar água, castelos enormes com passagens subterrâneas e muros ao redor, ou caminhar pela beira da praia com o firme propósito de perder a força das pernas de tanto caminhar. 
Hoje em dia os verões não me fazem tanto bem já que o calor exacerba minha fadiga e me extenua fácil, também não é mais tão divertido ter que ficar na areia tomando conta de crianças. Mas o mar guarda todas as minhas boas lembranças e cada vez que eu o visito, ele traz elas à tona e lava minha alma e renova minha energia. Fazem alguns anos que não vou à praia para um bom banho de mar, acho que tá mais do que na hora de lhe fazer uma visita.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Ai Tuka, que delícia!!!
    Nossa, eu tbm detesto o frio! Vento, então...afff.
    Isso tudo que vc escreveu me fez lembrar a infância e eu nunca havia relacionado o pq eu gosto tanto do calor!!!
    Talvez seja por lembranças como estas suas registradas! Era no verão que a família ficava mais leve, que não tinha brigas, que todo mundo parecia...ou realmente ficava!...feliz! Era justamente nos passeios de férias à praia!!!
    Amo praia, mas como vc sempre detestei virar 'bife à milanesa' para queimar! kkk
    Meu negócio era correr e brincar!
    Hj já não tenho tanta energia para correr. O peso me dificulta...rss...mas ainda gosto muito do calor e dos passeios à praia!
    Querida, qdo esquentar vá sim à praia, tome um delicioso banho de mar! Faz muito bem!!!
    Suas filhas são lindas!
    Obrigada pela visita e pelo coment no meu blog!

    bjs,

    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Oi Tuka, o mar renova minhas energias também, as vezes nem tomo banho, só dou uma caminhada e já saiu melhor. bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso da praia...minha família toda é mineira e sempre me convidaram para morar lá. Eu sempre disse: GENTE acorda... sem praia eu não vou de jeito nenhum... é mais fácil a família inteira vir pro Rio de Janeiro, hehehe

    ResponderExcluir
  4. Querida...

    Obrigada pela vista, por seguir meu blog, já estou te seguindo tbm, ok?

    Seja super bem-vinda!!!!!!!!

    Obrigada pelas palavras de carinho e por me compreender tbm..

    Eu preciso parar agora, cheguei no meu limite, sabe?

    Logo tudo volta ao normal..

    Volte sempre lá no meu cantinho!!

    bjinhusss

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, tava devendo uma visita aqui né.
    eu tb adoro verao, pouca roupa, calor, corpos bronzeados. acho q eu nao conseguiria morar no frio de novo nao, lembro da minha infancia em Sp, eu vivia gripada cheia de ITIS.

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Katia, eu tinha certeza que voce ia escrever sobre isso, mas não imaginei que viriam fotos. Que lembranças bacanas. Só não lembro qual das duas eu fui , a
    que sentava no chão ou a que te tirou o nojo da areia. Um beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Tia Marta, é claro que tu era a que sentava no chão e brincava comigo, é a pessoa que mais me lembro de brincar comigo, não só nesse, mas em outros verões e invernos também. Beijo

    ResponderExcluir
  8. Tuka muito bacana ver tua postagem,lembrei da minha infância tb,quando ia para praia com meus tios queridos,eles não tinham filhos pequenos ai me levavam,sabe aquele tiozão que tem sempre os bolsos cheio de balas?e sempre te dá um troco pra comprar merenda?conta lindas histórias pra gente dormir e que todos os filhos,sobrinhos,cunhados e agregados não esquecem no dia dos pais?esse é o meu tio Almiro,meu velhinho!boas lembranças que tu me trouxe falando no verão Tuquinha.

    ResponderExcluir
  9. Boas lembranças Tuka, e sei que um banho na água salgada do mar irá te encher de enregia mesmo que vc tenha que cuidar das filhotas na praia!
    beijocas,
    mari.

    ResponderExcluir
  10. Ah o mar...
    tenho muitas lembranças tbm da minha infância na praia...
    Na época meu avô ainda tinha um apartamento em São Vicente, e íamos sempre.
    Meu pai apaixonado pelo mar é assim como você... Não fica nem um pouquinho na areia...

    eu as vezes fico com frescuras, e me incomodo um pouco com a areia grudando, mas nada grave...rs


    beijos

    ResponderExcluir
  11. Boas lembranças Tuka, e sei que um banho na água salgada do mar irá te encher de enregia mesmo que vc tenha que cuidar das filhotas na praia!
    beijocas,
    mari.

    ResponderExcluir
  12. Querida...

    Obrigada pela vista, por seguir meu blog, já estou te seguindo tbm, ok?

    Seja super bem-vinda!!!!!!!!

    Obrigada pelas palavras de carinho e por me compreender tbm..

    Eu preciso parar agora, cheguei no meu limite, sabe?

    Logo tudo volta ao normal..

    Volte sempre lá no meu cantinho!!

    bjinhusss

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...