Ache aqui o que você procura!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conversas - Os Idosos e as Crianças

      Hoje quero inaugurar um novo espaço aqui no blog, um espaço para uma maior interação com quem lê o meu blog e participa ativamente dele, para que através de textos próprios se deixem conhecer um pouquinho mais, por mim e pelos outros leitores. 
        Aos poucos, estou convidando algumas amigas, comentaristas persistentes aqui do meu espaço para me honrarem com seus textos, suas idéias e pensamentos.
        Mas não esperem pelo meu convite pessoal, sou muito enrolada e ele pode demorar um pouquinho, sintam-se à vontade para mandar um texto pra mim, sobre o assunto que quiser, desde que não fuja muito dos já falados aqui que já são muitos, mas variam basicamente entre maternidade, saúde, memórias e reflexões-opiniões.
      Quem inaugura esse espaço é Rogéria Thompson, uma querida que está sempre prestigiando esse bloguito com seus comentários e ajudando a divulgá-lo entre seus amigos, e o assunto escolhido por ela é ótimo: Idosos.
         Declaro oficialmente aberto o espaço CONVERSAS, hoje com Rogéria Thompson

==================

OS IDOSOS E AS CRIANÇAS

Fiquei muito feliz ao receber o convite da Tukinha, (posso chamar assim né?Agora q pergunto), para escrever em seu blog. Tenho um, (Um espaço pra chamar de meu) mas quase não escrevo, um pouco muita preguiça... Pensei em vários assuntos, continuar com lembranças, falar de filhos de assuntos do momento... cabeça de mulher ferve...  E optei por falar de idosos...

Hoje conversando com um senhor, da Paróquia que frequento, ele e um outro, nem tão idoso, relembravam momentos da história do nosso país, tempos difíceis,tempos de alegria, falamos de grandes cantores do Brasil: Elizete Cardoso, Orlando Silva, Orlando Dias (não são do meu tempo, que fique claro, rsrsrs), lembraram momentos da ditadura, um era adulto nesta época e outro era adolescente, e relembrou momentos vividos junto com o pai e o avô...

Fiquei pensando na riqueza de histórias, de detalhes e ontem falava sobre isso com o meu marido, já que a avó dele completou 100 anos, mas por viver na roça, não estudou, era um absurdo mulher estudar antigamente, a história passou por ela e muita coisa ela já não se lembra...

Daí vem minha reflexão, como estamos convivendo com nossos idosos? Estamos simplesmente proporcionando um bem estar? Saúde, alimentação correta, remédios nas horas certas? Será que conversamos, perguntamos, incentivamos às suas memórias? Sempre achei de grande riqueza a convivência dos meus filhos com a bisa, eles aprenderam a respeitar o idoso e a amar. Por vezes eu os pego na sala conversando com ela, fazendo perguntas...outro dia ela ensinou como se matava uma galinha, eles acharam incrível, nunca viram isso...

Muitos acham que o idoso está cansado e não quer crianças por perto, muitas vezes sim, mas alguns estão ali prontos para contar fatos históricos, experiências de vida ou simplesmente ouvir o que uma criança tem a dizer. Acreditem eles tem muito mais paciência que nós...

E vocês? Seu filhos convivem com idosos? Não precisa ser tão idosos quanto a bisa dos meus filhos, rsrsrs. Como é essa convivência?


ROGERIA

================== 
 
 
Rô querida, obrigada pela sua brilhante participação! Adorei o assunto. Aqui meus filhos tem uma boa convivência com os avós e são estimuladas à isso. Os vovôs adoram contar histórias, cada um com seu estilo, e as vovós tem sempre alguma coisa pra ensinar. Agora que já conhece o caminho aqui de casa, apareça sempre!





.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa amiga... Assim a gente fica conhecendo mais gente desse mundo blogueiro... beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tukinhaaaaaaaaaaaaa, vc é uma TF (Top Fofa - invenção da Calu,rsrs),fiquei muito feliz em poder escrever para seu blog,os convites me estimulam,como viu tenho uma preguicinha do meu...
    Admiro muito a sua luta e a força de vencer seus obstáculos dia-a-dia,gosto do seu blog,pois fala de tudo e sobre a EM, doença q muitos não conhecem...
    Mil bjs,obrigada pela oportunidade e tamu junta nesse mundo virtual...Fique com Deus!!!!!
    Avós são muito importantes para as crianças,já tem pesquisa mostrando isso...Bjks!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto da Rogéria. Realmente a nossa sociedade não valoriza a sabedoria dos idosos, como acontece em outras culturas, como o Japão. Uma pena, pois temos muito o que aprender com eles, certamente!

    bjs,

    ResponderExcluir
  4. mas que idéia maravilhosa!
    adorei o texto.
    posso dizer que sou uma privilegiada no quesito Idosos já que tenho as avós em ambos os lados, além de tios-avós paternos.
    vó de pai tem 98 aninhos, com irmão de 103 e irmã de 95.
    vó de mãe tem 80. e todos lúcidos e saudáveis.
    os bisnetos adoram conversar com as bisas. e temos a real noção de que o que nos mantém unidos são elas.
    é muito bom ter a história e os futuros historiadores na mesma casa.
    bejins, me bloga, me tuíta.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tuka,
    que ótima ideia essa de abrir um espaço para as amigas.

    Adoro os textos da Rô e já a conheci pessoalmente.

    Amei o post.
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bem lembrado, aqui em casa a vó e o vô são fundamentais. O vô é dotado de uma paciência sem igual, quando vejo estão fazendo casa de madeira (coisa que Carlos e eu não temos o menor dom), senta para ver jogo de futebol, etc. A vó faz de tudo, leitinho com cevadinha rsrsr bolo, pão e o melhor de tudo conversam muito com meus meninos, nos ajudam muito a manter os pequenos na linha. A vó sempre mostrando para eles a importância de uma vida saudável e o vô a importância da espiritualidade. Unindo temos um cuidando do corpo e o outr Os meninos repeitam muito a opinião do vô e da vó, até pq é opinião e não "ordens" como as minhas rsrsrs Meu sogro contava história do Brasil para os meninos, sentavam no sol e era hora de história, nada de livrinhos de criança.

    ResponderExcluir
  7. Ótima ideia Tuka!!!
    Adorei o texto Rogéria!

    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Pelos comentários vemos que os avós ñ só estragam nossos filhos, se bem q por vezes eles dão uma desarrumadas nas coisas,mas tudo necessário...bjs,meninas,obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Débora, Rô, Dê, Maiby, Chris, Cristiane e Dani, adorei esse novo espaço e convido todas vocês a participarem. O assunto proposto pela Rô foi muito bom e vai me render um próximo post. Obrigada pela participação de vocês!

    ResponderExcluir
  10. Q maravilha a idéia, amei!
    Adorei o texto!!

    Sabe, eu fui criada pelos meus avôs desde quando nasci até o casamento!
    Meus pais eram mto jovens na época e não tinha maturidade para me criar. Minha vó q já tinha 7 filhos homens,era louca pra ter uma filha mulher (eu) heheheh...
    Amo demais minha avó, o vô morreu quando tinha 11 anos (saudades!!)
    Tive tb bisavô, ele morreu no ano passado com 102 anos.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Acho mto importante este convívio, para que as crianças aprendam a cada dia valorizar mais os mais velhos.
    Hj vemos tanto descaso q devemos incentivar esse bom relacionamento.

    ResponderExcluir
  12. Q maravilha a idéia, amei!
    Adorei o texto!!

    Sabe, eu fui criada pelos meus avôs desde quando nasci até o casamento!
    Meus pais eram mto jovens na época e não tinha maturidade para me criar. Minha vó q já tinha 7 filhos homens,era louca pra ter uma filha mulher (eu) heheheh...
    Amo demais minha avó, o vô morreu quando tinha 11 anos (saudades!!)
    Tive tb bisavô, ele morreu no ano passado com 102 anos.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Ótima ideia Tuka!!!
    Adorei o texto Rogéria!

    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  14. Muito bem lembrado, aqui em casa a vó e o vô são fundamentais. O vô é dotado de uma paciência sem igual, quando vejo estão fazendo casa de madeira (coisa que Carlos e eu não temos o menor dom), senta para ver jogo de futebol, etc. A vó faz de tudo, leitinho com cevadinha rsrsr bolo, pão e o melhor de tudo conversam muito com meus meninos, nos ajudam muito a manter os pequenos na linha. A vó sempre mostrando para eles a importância de uma vida saudável e o vô a importância da espiritualidade. Unindo temos um cuidando do corpo e o outr Os meninos repeitam muito a opinião do vô e da vó, até pq é opinião e não "ordens" como as minhas rsrsrs Meu sogro contava história do Brasil para os meninos, sentavam no sol e era hora de história, nada de livrinhos de criança.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...