Ache aqui o que você procura!

domingo, 5 de junho de 2011

Professora Silvia

Hoje encontrei no facebook a professora Sílvia. Ela era uma mocinha ainda muito jovem, recém formada, quando me deu aula na 2ª série, no colégio Leão XIII onde cursei  o pré e os primeiros dois anos do currículo escolar. 

Tive muitas professoras inesquecíveis, mas a professora Sílvia é sem dúvida, a que mais me emociona em lembrar dela. Eu sentava na primeira fila, eu e a Lisiane que foi praticamente minha única grande amiga por todo o fundamental. Éramos chamadas de puxa-saco da professora (naquela época ainda não conheciam o termo nerd) e adorávamos ela.

Essa adoração era alimentada pela própria professora, que fazia questão de ser amável, delicada, amiga e muito querida. Foi com dor no coração que nos despedimos dela no fim do ano, até porque mudaríamos também de escola no ano seguinte.

E foi com muita alegria que a recebemos de volta no final da 3ª série, já na escola Jardim Lindóia, depois que nossa professora, D. Odete (outra inesquecível) foi transferida para a Delegacia de Educação.

Anos mais tarde, fui matricular o meu filho na pré-escola lá nesse mesmo colégio. Tô lá na fila, aguardando a minha vez quando vejo a professora Sílvia que vem num sorriso largo toda feliz falando bem alto: 

- "Minha aluninha, tudo bem, como vai você? Fazendo o que aqui?"
- "Vim matricular meu filho, profe..."
- "Shhh!!! Quieta, não espalha pra ninguém que tu foi minha aluna...Me senti uma velha agora!"
 Demos muita risada porque ela mesma já tinha se encarregado de gritar bem alto que eu tinha sido aluna dela. E ela ainda era muito jovem. Conto sempre essa história, lembro sempre dessa professora querida.

Fiquei muito emocionada quando a achei no face e reconheci imediatamente seu rosto tão querido na foto. Acreditem, ela ainda me parece a mesma. Como se eu tivesse envelhecido e ela parado no tempo. Fiquei ainda mais emocionada por saber que ela ainda se lembra de mim.

Esta não foi minha primeira professora, mas é como se fosse, tamanha a admiração e o amor infantil que ainda sinto por ela. Este post é uma homenagem à minha professora mais querida, que foi tão importante na minha vida, e à todas as professoras que são capazes de deixar marcas tão profundamente positivas em seus alunos.

E vocês, tem lembranças da primeira professora ou de alguma especial?

.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Esse post foi inspirador, amiga... Acho que todo mundo guarda um ou laguns professores especiais no coração. Eu tb tenho os meus.... tão bom relembrar desse tempo... saudades... seus posts como sempre nos fazem refletir... um grande abraço e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. que legal. Reencontrar pessoas de outros tempo já é bom, quanto mais uma professora que marcou tanto.
    Também tive as minhas inesquecíveis... tinha uma lá que ninguém gostava, mas bastou eu completar o ensino médio que bateu a saudade dela... eita vida!!!

    beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de reencontro Tuka.
    Tão bom, né?
    Eu tenho 2 professores inesquecíveis. A professora Francisca de português, sempre muito doce e amável e que aguentava minha rabujices e o professor Marcos de história, por quem fui muito apaixonada quando adolescente. Vc acredita que depois de jovem, universitaria nos reencontramos e daí foi ele que se apaixonou por mim? rsrs Só que aí eu já era grandinha e sabia bem o que queria e ele já não fazia parte dos meus sonhos...rsrsrs Aquela musica baba baby da Kelly Key é praticamente a nossa história rsrs
    Acho que nunca vou me esquecer disso.
    Beijinhos Tuka e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tuka!
    Nossa, que legal ter vindo hoje aqui e ler esse post. Falo isso por 2 motivos.

    1- Lembro sim de algumas professoras que fizeram toda a diferença na minha vida escolar, lembro delas nas minhas conversas com uma amiga que estudava comigo e que até hoje somos amigas. Teve uma no primário que marcou e uma no segundo grau, mas entre essas tiveram muitas outras queridas.

    2- Sou professora e mesmo que trabalhei na biblioteca, não numa sala específica, mas com todos os alunos da escola, fui lembrada. Esses tempos fui na minha cidade, pois agora moro em outra, e lá, no banco, uma moça linda veio me abraçar, foi uma das alunas da escola que trabalhei. E outro episódio foi agora no meu aniversário receber uma mensagem pelo celular. Um aluno que agora já está na faculdade lembrou do dia do meu aniversário e ainda tinha o nro do meu celular.
    Olha que surpresa boa!

    Um beijo querida e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. É muito legal rever uma professora que foi tão especial pra vc!

    Tb tenho algumas professoras que tem lugar especial no meu coração, mas nunca tive a oportunidade de reencontrá-las. Então aproveite!

    Bjos

    Elaina
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  6. Oieee, tem selinho pra vc que é mega especial,no meu blog, busca lá, xeroooo !!

    ResponderExcluir
  7. Q bacana Tuka!

    Eu n lembro da fisionomia, mas tenho um carinho enorme pela primeira professora que tive, ela me deu aula 45 dias, mas conquistou nossos corações...depois vieram outras, e outras e tem uma especial da faculdade, q sempre falo com ela...é mto bom levarmos pra sempre essas pessoas que alem de nos transmitirem conhecimento, cativam nossos corações.

    bjks

    ResponderExcluir
  8. A internet nos proporciona tantas surpresas não?
    Quanta agente bacana agente não encontrou por aqui? Partanto falem o que quiser, amo muito tudo isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Pra mim a 1° professora foi a que me marcou, e não consigo me esquecer do rosto dela.
    Tão amável, tão querida, Verinha era o nome dela!!

    Adorei o post amiga.

    Vai lá no Femininices de Fabi qdo puder?
    Tem um negós pra fazer brincar, se quiser claro, ó:

    http://femininicesdafabi.blogspot.com/

    Super beijo!!

    ResponderExcluir
  10. Sou filha de professora... entao já viu né... tbem tenho minhas adoradas professoras e inesqucíveis e vejo, cada vez mais que são elas que nos fazem se apaixonar pelo estudo, pela vida, pelas coisas diferentes, não cabem aos professores este papel, mas eles se tornam figuras decisivas na nossa vida estudantil....
    #amigacomenta
    http://micheleschefel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo tem uma professora inesquecível, eu tive várias graças à Deus. Posso fazer utro post só falando delas!

    Cida, vc é minha seguidora de número 200! Sem menosprezar todos os outros, mas adorei arredondar esse número, obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi Tuka, que post delicioso para a memoria e para o coracao.
    Me lembro de algumas professoras, com muito carinho, lembro da fisionomia e de todo carinho e dedicacao...
    Tambem sou/ fui professora e um dia do nada um ex aluno, deixou um comentario la no meu blog, imagina a minha alegria... acredito que para alguns deles eu tambem fiz diferenca... alegria no peito e sensacao boa de dever cumprido.
    Abracos e obrigada por dividir suas lembrancas e vivencias conosco.
    Gra

    ResponderExcluir
  13. Todo mundo tem uma professora inesquecível, eu tive várias graças à Deus. Posso fazer utro post só falando delas!

    Cida, vc é minha seguidora de número 200! Sem menosprezar todos os outros, mas adorei arredondar esse número, obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Q bacana Tuka!

    Eu n lembro da fisionomia, mas tenho um carinho enorme pela primeira professora que tive, ela me deu aula 45 dias, mas conquistou nossos corações...depois vieram outras, e outras e tem uma especial da faculdade, q sempre falo com ela...é mto bom levarmos pra sempre essas pessoas que alem de nos transmitirem conhecimento, cativam nossos corações.

    bjks

    ResponderExcluir
  15. Que delícia de reencontro Tuka.
    Tão bom, né?
    Eu tenho 2 professores inesquecíveis. A professora Francisca de português, sempre muito doce e amável e que aguentava minha rabujices e o professor Marcos de história, por quem fui muito apaixonada quando adolescente. Vc acredita que depois de jovem, universitaria nos reencontramos e daí foi ele que se apaixonou por mim? rsrs Só que aí eu já era grandinha e sabia bem o que queria e ele já não fazia parte dos meus sonhos...rsrsrs Aquela musica baba baby da Kelly Key é praticamente a nossa história rsrs
    Acho que nunca vou me esquecer disso.
    Beijinhos Tuka e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  16. Nossa.. que legal. Reencontrar pessoas de outros tempo já é bom, quanto mais uma professora que marcou tanto.
    Também tive as minhas inesquecíveis... tinha uma lá que ninguém gostava, mas bastou eu completar o ensino médio que bateu a saudade dela... eita vida!!!

    beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Tuka por lembranças como esta, provavelmente já nos cruzamos na escola Leão XIII e Jardim Lindóia, pois estudei  entre 79 à 87, eu talvez não desfrute da mesma opinião sobre esta professora...(se é que eu estou pensando).mas enfim eram outros tempos.
    Adorei teu blog e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Mauro, eu estudei no Leão XII entre 76 e 78 e no Lindóia entre 79 e 85 e espero que não seja a mesma professora, embora eu saiba que cada um pode ter uma opinião diferente sobre a mesma pessoa. Como vc disse foram outros tempos. Abraços

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...