Ache aqui o que você procura!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lave as mãos!


UOL Notícias - Ciências e Saúde

Após clicar neste link e ler esta notícia, fiquei pensando sobre como a prevenção à esta e a outras doenças virais contagiosas pode ser fácil se algumas medidas forem levadas à sério.

A primeira delas é a vacinação. Este ano a campanha anual de vacinação para os idosos, incluiu também as crianças menores de 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde, mas mesmo assim, muita gente não quis tomar a vacina, principalmente as grávidas. Eu fiz questão de levar minhas filhas (todas, inclusive a grande) para fazer a vacina e eu mesma me vacinei, pois depois do final da campanha as doses que "sobraram" foram oferecidas para quem quisesse. Tenho consciência de que somos imunodeprimidos, ou seja, temos nosso sistema imunológico comprometido, as crianças pela bronquite, eu pela E.M. e a vacinação é sim importantíssima para nós. Por isso espero que o governo abra essa vacinação também para os doentes crônicos a partir dos próximos anos.

Outro fator importante e altamente eficaz contra gripes e outras viroses é a lavagem das mãos. Lavar as mãos sempre que usar o banheiro, antes e depois de trocar as fraldas do bebê, antes de amamentar ou preparar mamadeiras e papinhas, quando chegar da rua, antes de alimentar-se ou manipular alimentos e toda vez que usar ambientes públicos e tocar em objetos que foram tocados por inúmeras pessoas antes como maçanetas de portas, corrimão de escadas, ônibus e trens, e assim por diante. Na impossibilidade de lavar as mãos, carregar junto um tubinho de álcool gel e passar nas mãos toda vez que for necessário já ajuda muito.

Evitar apertos de mão e abraços e beijinhos pode não ser muito educado, mas é saudável em épocas maior risco de contágio, como o inverno. Evitar ambientes fechados e aglomerações de pessoas e proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com um lenço de papel também diminui muito a chance de contágio, nosso e dos outros que convivem conosco.

Quando surgiu esse vírus da gripe A (H1N1) e muitas mortes ocorreram por causa dele, eu estava grávida da Letícia, minha caçulinha, e por causa da DMG precisava ir com muita frequência à Porto Alegre no hospital de clínicas. Como as grávidas e os doentes crônicos foram as maiores vítimas, além de idosos e crianças, eu tinha claro muito medo de ficar circulando pelo hospital e viajando em ônibus lotado e todo fechado.

Naquele ano, adotamos o uso de máscaras para circular em ambientes muito lotados e desde lá ando com álcool gel na bolsa. Uma outra mudança sentida foi no próprio hospital de clínicas. Se antes eu não entendia como um estabelecimento de saúde podia não ter papel higiênico e sabão para as mãos nos banheiros, agora além de ter isso bem farto em todos os banheiros, ainda tem dispositivos de álcool gel em diversos pontos do hospital, como próximo aos elevadores, escadas e lancheria. Mas por aqui em Cachoeira ainda não vemos isso. No hospital tem, mas nos postos de saúde e principalmente no principal PA 24 horas a higiene é precária.

Então, para facilitar a vida de todo mundo e evitar essas doenças que podem ser simples, mas que uma complicação pode levar à morte, aqui vão algumas dicas:

Clique na imagem para ampliá-la
Não esqueça de lavar também os pulsos e o antebraço e NÃO tocar na torneira após  a lavagem das mãos, utilizar uma toalha de papel para fechá-la. Após a higienização, usar o álcool gel elimina cerca de 90% dos germes e bactérias.

Com esses cuidados, tenho certeza que ficaremos mais protegidos.


Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Temos q tomar muito cuidado e nos prevenirmos. Ótimas dicas!
    Tem sorteio da Mococa novo, além de outros, passa lá nos blogs www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
    bjks

    ResponderExcluir
  2. E olha q o brasileiro é o povo que mais lava mão (li isso estes dias) e mesmo assim não conseguimos nos prevenir de uma gripe!

    ResponderExcluir
  3. adorei o post... e obrigada pelo apoio.... me add msn
    elaine.by.elaine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Temos q tomar muito cuidado e nos prevenirmos. Ótimas dicas!
    Tem sorteio da Mococa novo, além de outros, passa lá nos blogs www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
    bjks

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...