Ache aqui o que você procura!

sexta-feira, 11 de março de 2011

O que eu aprendi nestes 3 anos

Como num espelho, Aline abre os olhos para ver a Camila....


Esta semana as gêmeas completam seus 3 anos. Na breve restrospectiva que fiz aqui mesmo no blog, lembrei dos nossos primeiros momentos juntas, das primeiras emoções, das primeiras impressões. Ficou faltando muita coisa ainda, mas vou guardar algumas lembranças para contar em outras ocasiões. Mas o que eu não posso deixar de falar, é sobre o que eu aprendi com elas nesses 3 anos.

Quando contei que estava esperando gêmeas, minha colega de trabalho, amiga e comadre Carla me olhou pensativa e perguntou o que será que Deus estava querendo nos dizer com isso. Na época achei estranha a pergunta, que ela fez sem esperar resposta, mas aos poucos fui descobrindo o que Deus estava querendo dizer.

A principal coisa que Deus me disse foi: "por mais que você tenha dor, cansaço ou sinta-se triste e deprimida, não terás o direito de entregar-te, pois duas crianças, dois anjos da minha casa, dependem da tua atenção" e assim tem sido. Tem dias que fico muito irritada, sem paciência por conta do cansaço que sinto e que não posso aliviar, mas mesmo cansada, tenho que cuidar delas. Quando estou me sentindo muito mal peço ajuda, mas nem sempre a ajuda está disponível. É nesses momentos que eu tenho que superar os meus limites e atendê-las. Elas me dão força, me manteem viva.

Observar suas semelhanças e diferenças tem sido outro aprendizado valioso. Todos os irmãos tem semelhanças e diferenças, mas no caso de filhos gêmeos tem-se a falsa impressão de que tudo são semelhanças. Pois eu digo que as diferenças de personalidade entre elas é tanta que tem dias que nem acho elas parecidas fisicamente.

E essa observação é um exercício fascinante.  Uma é doce e forte e a outra é meiga e apenas aparenta fragilidade; Uma é mais feminina, gosta das coisas de menina, mas tem um temperamento mais mandão, autoritária. A outra parece que nasceu com o DNA trocado e deveria ser um gurizinho, sobe e tudo o que vê, chuta uma bola que dá gosto, adora pisar em poças e saltar obstáculos, mas é mais delicada e brinca de mamãe com as bonecas. 

...enquanto Camila dá uma espiadinha na Aline.

Elas são diferentes até no modo de teimar, enquanto uma empaca e não anda mais nem pra frente nem pra trás, a outra chora, grita, se escabela. Elas são contraditórias e às vezes trocam de personalidade, comportando-se da maneira que a outra se comportaria só para nos confundir.

Adoro ouvir a Aline contando as suas histórias, ela fala igual uma metralhadora, disparando 1800 palavras por segundo, eu que me vire pra entender. Mas ela tem um vocabulário extenso e é mais clara para falar, sem contar que repete todas as expressões que costumo usar e me faz rir muito. É meiga e intuitiva. 

Adoro ver a Camila sorrir. Fisicamente o sorriso é igual, mas o jeitinho que a Camila sorri é pura luz. Ela fala um pouco menos e é mais enrolada, mas tem atitude, é determinada e imita os gestos, quer fazer tudo o que eu faço e acha que sabe de tudo. É destemida, valente, corajosa.

Elas me ensinaram a observar. Me ensinaram que são iguais, amigas, companheiras, unidas, mas são únicas, individuais, cada uma com suas particularidades, habilidades, fragilidades. Me ensinaram que tenho que tentar ser forte mesmo quando meu corpo diz que não tem mais forças estão me ensinando aos poucos a ter mais paciência. 

Elas me ensinaram a cantar, me ensinaram coreografias estranhas, e brincar de bonecas. Me ensinaram a ver filmes e desenhos e a desenhar no papel, a empilhar caixinhas e a encaixar pequenos blocos pra fazer um avião ou um robô (só o que eu consigo fazer) e me ensinaram a chutar uma bola, ou a jogá-la com as mãos. 

Me ensinaram o quanto pode ser divertido uma cara suja de biscoito, um joelho sujo de terra, o cabelo cheio de areia. Divertido brincar na piscina mesmo quando esta vazia, divertido empilhar cadeiras, panelas ou qualquer outro objeto que "more" na cozinha. Me ensinaram a ser condenscendente, cúmplice.
E pelo que vejo, eu ainda tenho muito que aprender, e elas a me ensinar.






.
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Que linda declaração de amor as suas filhas, amiga !
    Parabéns pelo post carregado de carinho e ternura... Parabéns as lindas meninas que Deus lhe deu... E também concordo contigo ! Acredito que nessa vida, tudo o que nos acontece tem o seu própósito. Na hora, pode ser que a gente não entenda, mas depois, a vida vai se encarregando de nos mostrar... Uma vez ouvi uma frase que muito me marcou: "Deus está no controle de tudo!" Acredito que sim... Um grande abraço, amiga, e que Deus continue controle da sua vida, protegendo e abençoando a sua família. Um ótimo finde pra vcs !

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto, emocionante!!!


    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  3. Olá Tuka
    É realmente um presente de Deus poder conviver com duas almas gêmeas tão particularmente diferentes.
    Que Deus as proteja sempre.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. e essas fotos??? resumem tudo. quanta cumplicidade em bebezinhas tão minis. para elas vai ser bacana crescer juntinhas. lindas!
    beijo, ana

    http://maedevenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tuka, minha linda, já comecei a ver o post emocionada!
    Que foto mais tocante é aquele, genteeeeee? Coisa de Deus, amiga. Sensibilidade pura. Que magia ter um irmão gêmeo. Coisa para poucos.
    Não poderia deixar de parabenizar as pequenas piscianas, mas também parabenizar a mamãe tão fofa que elas têm.
    Um abraço e um beijo bem carinhoso para todas vocês.
    Glau
    @BlogCoisadeMae

    ResponderExcluir
  6. Own! Que lindo! Acho que aprendemos mais do que ensinamos apesar dos pesares... gêmeos é uma das maiores bençãos que poderia ser recebida pela vida! Meus meninos estão com 4 anos e 2meses e me sinto super poderosa por ter tido o poder de gerar 2 bbs ao mesmo tempo!

    Um super beijo e parabéns para elas e vc! =)

    **Qual dia delas?! Minha filha mais velha é amanhã! Pisciana!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o texto Tuka, me emocionei com a delicadeza de detalhes que você as definiu. Parabéns a essas gatinhas!

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto Tuka!
    Nunca paramos de aprender....
    Ótimo final de semana pra vcs!!!
    Lindas as fotos, me apaixonei!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Tuka, obrigada pelo carinho!

    que fotos carinhosas, emocionante suas palavras!
    imagino o quanto de descobertas que uma mae faz tendo gemeos! nascem no mesmo dia mas cada um tem seu temperamento, seu jeitinho.
    fofas! Feliz aniversario!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Tuka.
    É a primeira vez que passo por aqui.
    Mas me apaixonei pelo seu blog logo de cara.
    Li só esse post e me deu vontade de chorar só de ver essa primeira foto! Linda!
    Vou ler mais...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

    ResponderExcluir
  12. É um presente que poucos podem receber. Você foi e é abençoada por Deus.
    http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ai que delicinhas...
    amo essas histórias delas...

    fico imaginando essas figuras pessoalmente...
    deve ser divertidíssimo ter essas fofas por perto.

    ResponderExcluir
  14. Lindas!
    E lindo post amiga.

    Parabéns.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  15. Nossa Tuka!!!
    Como é ruim para mim ficar sem tempo para blogar como antes!!!
    Fiquei apenas alguns dias sem vir aqui e olha quantos posts bacanas estou deixando atrasar.

    Vou lendo aos poucos, mas mesmo assim estou ciente de que ficarei mais atrasada ainda com as novidades porque amanhã já ficaremos sem net e provavelmente só blogarei durante a semana de onde o meu marido trabalha e nem é certeza! Embarcaremos dia 7 de abril e viajaremos um pouco para descansar.

    Vi que você escreveu sobre o estado de saúde do seu esposo e o aniversário da Aline e da Camila!! Lindas de viver, dois anjinhos!!!!

    Parabéns querida e olha, amei o que você escreveu: "por mais que você tenha dor, cansaço ou sinta-se triste e deprimida, não terás o direito de entregar-te, pois duas crianças, dois anjos da minha casa, dependem da tua atenção"

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa Tuka!!!
    Como é ruim para mim ficar sem tempo para blogar como antes!!!
    Fiquei apenas alguns dias sem vir aqui e olha quantos posts bacanas estou deixando atrasar.

    Vou lendo aos poucos, mas mesmo assim estou ciente de que ficarei mais atrasada ainda com as novidades porque amanhã já ficaremos sem net e provavelmente só blogarei durante a semana de onde o meu marido trabalha e nem é certeza! Embarcaremos dia 7 de abril e viajaremos um pouco para descansar.

    Vi que você escreveu sobre o estado de saúde do seu esposo e o aniversário da Aline e da Camila!! Lindas de viver, dois anjinhos!!!!

    Parabéns querida e olha, amei o que você escreveu: "por mais que você tenha dor, cansaço ou sinta-se triste e deprimida, não terás o direito de entregar-te, pois duas crianças, dois anjos da minha casa, dependem da tua atenção"

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  17. A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Tuka.
    É a primeira vez que passo por aqui.
    Mas me apaixonei pelo seu blog logo de cara.
    Li só esse post e me deu vontade de chorar só de ver essa primeira foto! Linda!
    Vou ler mais...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto Tuka!
    Nunca paramos de aprender....
    Ótimo final de semana pra vcs!!!
    Lindas as fotos, me apaixonei!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...