Ache aqui o que você procura!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Porto Alegre é demais!

O mais belo pôr-do-sol do planeta!
Essa semana, mais precisamente no sábado dia 26/03, Porto Alegre completa 239 anos e eu não podia deixar esse aniversário passar em branco.

Porto Alegre é a cidade onde nasci e morei até os meus 24 anos, foi lá também que nasceram 4 dos meus 5 filhos, só a Yasmin cuja gestação foi absolutamente normal, sem nenhuma intercorrência, é que nasceu em Cachoeira.

É uma cidade linda, culturalmente ativa e repleta de opções de lazer, muitos gratuitos ou de baixo custo, tem diversão para todos os gostos e também para todos os bolsos.

Tapete de flores na Redenção
O Parque Farroupilha é uma dessas opções e a que mais sinto falta aqui no interior. Lá você pode passar um dia inteiro com a família e ainda assim não ter tempo de conhecer todo o parque e as atrações que ele oferece. Poderá divertir-se pra valer, com ou sem as crianças, gastando pouco ou nenhum dinheiro.

O Parque possui uma área de 37,5ha onde se pode caminhar por entre os mais de 8 mil espécies vegetais, entre flora nativa e exótica, conhecer monumentos belíssimos como o monumento ao expedicionário, andar de pedalinho no lago, visitar o orquidário e o mini-zoo, brincar com as crianças na pracinha ou no parquinho de diversões, fazer umas comprinhas nas lojas de conveniência, na feira ecológica ou no famoso brique aos domingos. Pode ainda saciar a fome numa das diversas lancherias disponíveis, ou dar um passeio romântico à noite junto ao lago da fonte luminosa (meu ponto favorito quando criança) e registrar tudo em lindas fotografias.

O Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção, é o mais antigo e ao mesmo tempo o mais moderno e bonito parque de Porto Alegre. Com 76 anos de existência, recebe em torno de 9 milhões de visitantes por ano.

Vista da parte central do parque, os espelhos d'água e o chafariz
Existem outros pontos turísticos e culturais que não podem ser ignorados por quem vem conhecer a cidade como: Theatro São Pedro, os Altos da Duque, Parcão, Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Laçador, Usina do Gasômetro, cais do porto, os Parques Marinha e Harmonia, Jardim Botânico (um dos 5 maiores do Brasil), Casa de Cultura Mário Quintana, mercado público central, Ponte de Pedra e o monumento aos Açorianos, Chalé da Praça XV, Planetário, Museu da Varig, MARGS, os estádios Beira Rio e Olímpico, teatros, igrejas, prédios históricos, museus, além da variada gastronomia, são só alguns dos inúmeros atrativos da cidade.


Chalé da praça XV
Viaduto Otávio Rocha que interliga a Av. Borges de Medeiros aos Altos da Duque

Conhecer Porto Alegre, mais do que um passeio turístico, é um acontecimento, uma experiência a ser intensamente vivida.

Mas não há nada que me emocione mais em Porto Alegre do que chegar na cidade. A vista de sobre a belíssima ponte do Guaíba (nosso lago que chamamos de rio), é simplesmente magnífica! Chegando à cidade no final da tarde, além do famoso por do sol dourado que só o Guaíba tem (perdoem-me o excesso de bairrismo, mas porto-alegrense que se preza acredita que o pôr do sol do Guaíba é o mais lindo de todo o universo) pode-se avistar a cidade com seus prédios, morros, avenidas, os viadutos da entrada da cidade, os trilhos do trensurb, a usina do Gasômetro e o cais do porto todo iluminado numa linda mistura de elementos urbanos totalmente agregados à paisagem.

Para finalizar, deixo esse vídeo que foi veiculado por uma grande rede de supermercados no aniversário da cidade em 2008 e que ilustra um pouco de tudo isso que eu falei. As últimas frases do vídeo me fazem sempre derramar uma lágrima de emoção. Coisa de quem ama Porto Alegre!







.
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Tuka!

    Não conheço Porto Alegre pessoalmene, mas, sei da sua importância histórica e de sua beleza incomparável. Meu irmão teve algunas vezes aí e fico encantadíssimo, ele disse que Porto Alegre respira história e beleza. Parabénsssss prá essa cidade linda! bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Tuka,
    Porto Alegre parece lindíssimo mesmo. Ai que vontade de conhecer.
    Parabéns pela sua cidade.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Foi realmente emocionante desembarcar em Porto Alegre, nossa capital é maravilhosa, não perde em nada para as cidades de outros países, sem falar que tudo está na nossa língua e regado a chimarrão!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda não conheço Porto Alegre, mas digo com prioridade: AMOOOOO o povo do Sul!!!!!! Tenho grandes amigas daí e uma prima que amo que mora em Santiago, carioca casada com gaúcho!

    Parabéns a cidade e a todos os gaúchos! bjo grande!!!

    ResponderExcluir
  5. meu padrinho se casou com uma gaúcha e mora ahá muuuitos anos em Porto Alegre. meus primos são guris. haha adoro essa cidade. adoro visitá-los. acho que é uma mistura de cidade grande e província. só não vou em julho, é muito frio!

    beijo,
    Ana Amaral, do maedevenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. meu padrinho se casou com uma gaúcha e mora ahá muuuitos anos em Porto Alegre. meus primos são guris. haha adoro essa cidade. adoro visitá-los. acho que é uma mistura de cidade grande e província. só não vou em julho, é muito frio!

    beijo,
    Ana Amaral, do maedevenus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...