Ache aqui o que você procura!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Branca de Neve

Eu tinha uns 5 ou 6 anos, fazia um calor senegalesco e o meu pai nos convidou para um passeio. Achei aquele convite muito estranho pois apesar da iniciativa ter partido do pai, o destino alegado era a casa de uma suposta amiga da mãe. Ele também me pareceu muito empolgado para visitar uma amiga da mãe, fiquei desconfiada. Minha mãe também não ajudou muito pois cada vez que eu perguntava que amiga era essa ela só me enrolava, sem me olhar nos olhos, sabia que tinha algo que não era bem aquilo, mas como eles estavam muito faceiros, confiei.

Pegamos um ônibus em direção ao centro de Porto Alegre e eu me queixava muito do calor, meu pai só dizia que já íamos chegar e que na casa da tal amiga tinha ar condicionado. Fiquei ainda mais curiosa. Quando desembarcamos, no percurso que fizemos a pé até o nosso destino pedia insistentemente por um sorvete ou refrigerante. Não tinha costume de pedir nada na rua, me mãe me doutrinava direitinho, mas esse dia estava mesmo muito quente, mas o pai continuava me enrolando e dizendo que já estávamos chegando.

Branca de Neve e os 7 anões, filme da Disney de 1923

Foi quando passamos por um cartaz colorido anunciando o filme da Branca de Neve. Eu achei lindo e logo gritei que queria ver o filme. Foi aí que o rosto do meu pai  se iluminou com aquele ar de vitória e depois de trocar um olhar cúmplice com minha mãe anunciou: "Que bom que tu quer ver esse filme, pois é aqui mesmo que nós estamos vindo, essa é a "amiga" da mãe, uma mentirinha pra te fazer uma surpresa."

Entramos no cine Vitória, na esquina da Borges de Medeiros com Salgado Filho, nem sei se esse cinema ainda existe, provavelmente foi transformado em algum templo evangélico, como muitos outros cinemas antigos da capital. Foi a primeira vez (que me lembro) em que entrei em um cinema. Além do ar condicionado tão anunciado e desejado e da famosa caixinha de Mentex, o filme era lindo, próprio para uma criança da minha idade, e era colorido! Ainda por cima, de brinde, passei uma tarde muito agradável em companhia dos meus pais, tudo o que uma criança precisa pra ser feliz. De todas as lembranças da minha infância essa é sem dúvida a mais feliz, por isso lembro desse dia com tantos detalhes.

Hoje em dia, nossos filhos podem ver esses mesmos filmes em casa. É mais confortável e barato sem duvida, mas sem metade da emoção. Aqui na minha cidade, temos um único cinema, caro pra xuxu, que se torna proibitivo pra uma família com tanta gente. Não sei quando e nem se minhas pequenas conhecerão um cinema, só tenho a lamentar por isso.



Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Juro que não me lembro quando fui ao cinema a primeira vez... :S (nossa q falha isso...rs)

    Mas a sua emoção foi tão gostosa... eu imagino a alegria do seu pai ao te fazer essa surpresa.

    A lembrança mais nítida que eu tenho sobre filmes quando era criança, foi quando lançou o filme Lua de Cristal da Xuxa.
    O marido da amiga da minha mama, comprou o filme, e a mulher dele fez uma mesa linda e gostosa de quitutes...
    e lá fomos nós (eu e minha irmã) para a casa deles, assistir ao filme.
    Isso tudo foi surpresa também.

    e passamos uma tarde deliciosa com eles e os filhos, a Karol e o Rafa...

    ai, saudade daquela época boa!!!

    bjus Tuka...

    Obrigada de ter o dom de me fazer lembrar de tanta coisa gostosa, e por dividir suas memórias comigo também.

    ResponderExcluir
  2. Que bela lembrança Tuka.
    Seu pai deve ter ficado muito feliz em poder proporcionar esta alegria pra vc.
    Pq custa tão caro ir ao cinema, teatro, shows??? Aqui em São Paulo também é tudo muito caro :(
    Bjs e espero que vc consiga um dia apresentar o cinema às sua filhotas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tuka, recebi este e-mail e achei legal compartilhar com vc, inclusive já fiz meu cadastro também :)

    O Itaú está distribuindo gratuitamente um kit com 4 livros de história destinados a crianças de até 6 anos. Se vc não tem crianças para doar estes livros, dê para aquelas que ficam nos sinais da cidade pedindo dinheiro, elas vão adorar!

    Basta solicitar através do link http://www.lerfazcrescer.com.br eles enviam para o seu endereço.

    Cada CPF pode pedir 1 kit e não precisa ser cliente do banco.

    ResponderExcluir
  4. Tuka.... Também me lembro da "Branca de Neve" Primeiro desenho da Disney colorido e dublado com todas as canções! Que lembrança mais maravilhosa! Esses são mesmo momentos mágicos!
    Espero que mesmo sendo caro que vc possa um dia viver, ou melhor reviver esses momentos agora com seus filhos!
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Linda e emocionante lembrança. Não gosto de filmes na TV, DVD nem similares. Nada como o bom e velho cinema.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Ai Tuka, que liiiiindo!!!
    Fiquei emocionada!!!
    Estas lembranças aquecem o coração para o resto da vida, não é verdade?!

    Aqui nem tem cinema e certamente nossos filhos vêem tudo o que desejam em casa, mas sem metade da emoção!!!

    Grande beijo, querida!!!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,tudo bem?

    Adorei sua visita lá no blog do meu filho, vim conhecer o seu e adorei. Estou seguindo.
    Sobre o post, mto gostoso recordar coisas boas né?

    Bom fds, aproveite o feriado.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tuka,
    obrigada pela visita.
    Li um pouco sobre você e te achei uma pessoa super especial: como dá conta dessa criançada??
    Sobre o post, que pais maravilhosos os seus. E que pena a sua cidade ter poucos cinemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que lembrança maravilhosa e que saudade que dá... Também me lembro da Branca de Neve e dos filmes do Ton e Jerry. Em Santos onde morava quando era menina, tinha a matiné, era uma sessão de cinema pela manhã com os filmes deles e a mamãe nos levava, domingo sim, domingo não. Era uma farra.
    Que bom que vc tem essa linda lembrança guardada no coração.
    Beijokas, minha linda.

    ResponderExcluir
  10. Que surpresa boa seu pai te fez ... lembranças boas assim, são para toda a vida.

    bjs querida.

    ResponderExcluir
  11. Tuka.... Também me lembro da "Branca de Neve" Primeiro desenho da Disney colorido e dublado com todas as canções! Que lembrança mais maravilhosa! Esses são mesmo momentos mágicos!
    Espero que mesmo sendo caro que vc possa um dia viver, ou melhor reviver esses momentos agora com seus filhos!
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...