Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval? Isso não te pertence mais!

 Quando menina adorava carnaval. Ia aos bailes no clube, no Lindóia onde eramos sócios e era pertinho lá de casa. Pulava a noite inteira e ainda tinha pique pra passar o dia na piscina do clube antes de voltar para o próximo baile. 

O clube foi uma referência para mim. Frequentei dos 6 anos (cerca de um ano depois de termos ido morar no bairro) até aproximadamente os 20 quando já levava junto meu filho.  Lá aprendi a nadar, fiz muitas amizades, vivi momentos bacanas e outros aterrorizantes que me marcaram pra sempre (assunto pra outro post), mas o melhor do clube na minha adolescência foram mesmo os bailes, principalmente os de carnaval.

Os bailes eram animados, e não haviam muitas brigas, como a maioria eram os sócios, todo mundo se conhecia ou pelo menos sabia quem era. Minha fantasia na maioria das vezes era a parte de cima do biquini e uma camiseta regata por cima, um short, pés descalços ou tênis. Nada mais simples e confortável para dançar bastante e se divertir. Minha vida era simples também, descompromissada, o que ajudava bastante na diversão.

Bons tempos aqueles! Bons tempos pelos bailes embalados por marchinhas em vez de funk, pagode ou axé. Bons tempos pelo clube que eu adorava e frequentar um clube também é algo que já não me pertence mais. Bons tempos pela energia e disposição que tinha. Quando já trabalhava, no meu último carnaval antes do meu filho nascer, pulei as 4 anoites, sendo que ainda tive que trabalhar o dia inteiro no sábado e na segunda-feira, trabalhava no comércio como atendente de crediário. Quanta disposição!

Depois que o Allyson nasceu, só me lembro de ter pulado carnaval mais uma única vez, carnaval de rua em Laguna. Mas não achei legal o carnaval de rua como achava os bailes no meu clube. Multidão, empurra-empurra, sem um lugar disponível pra sentar mais calmamente e descansar um pouquinho, gente fazendo xixi na rua... definitivamente não gostei!

Depois, o carnaval passou a ser algo muito chato que passa na tv por dias seguidos e não me dá chance de assistir mais nada. Passei a detestar. Hoje em dia, não gosto e nem desgosto. Se pudesse, gostaria de ir a um baile, num lugar fechado como um clube, que é mais seguro e se controla quem frequenta esses lugares, se bem que aqui em Cachoeira esses bailes costumam ser bem violentos. Mas olhar carnaval na tv é um legítimo porre de cana braba, daquelas que dá uma ressaca que dura uma semana!

Marido não é dado a essas coisas e a gente se acomoda com o passar do tempo. Mesmo sentindo saudades dos bailes, não consigo me imaginar em um hoje em dia, até porque nem conseguiria dançar muito por causa da fadiga e da dores que tenho na coluna. Isso definitivamente já não me pertence mais.

Quanto ao carnaval na tv, acho bonito os desfiles, as fantasias e todas aquelas cores e brilhos. Adoro ver as coreografias das comissões de frente das escolas e a alegria de quem desfila. Mas ouvir 80 minutos o mesmo samba repetidamente, vendo aquela escola interminável passar na avenida é um espetáculo que dá muito sono. Carnaval da Bahia e outros parecidos que eu vejo na tv parecem até divertidos, mas não curto muito axé.

E não me animaria a me espremer no meio daquelas multidões, acho insensato, perigoso e não deve ser muito legal ficar se acotovelando no meio do povo. Como não estou "à caça", ficar de roça-roça também não rola. Acredito que assistir o desfile das escolas de samba lá na avenida seja emocionante, mas estou a milhas de distância do Rio de Janeiro e o carnaval de rua aqui na cidade é no mínimo "sofrível", não vou sair de casa e me arriscar nas ruas da cidade em noite de carnaval pra assistir "aquilo".

Ou seja, nos próximos dias e até o desfile das campeãs que é quando a tv finalmente começa a parar de falar nesse assunto, meu humor não estará dos melhores.

E vocês, curtem ou já curtiram o carnaval?




.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Eu também curti alguns anos quando minha família era sócia de um clube também...
    mas ia apenas nas matinês. Sabe como é né...rs

    Fora isso nunca curti ver os desfiles pela TV, assim como vc achava muito chato ouvir os 80 minutos da mesma música, e ainda ficar esperando toda aquela escola passar.

    Até 2009 quando tive oportunidade de ir a 1º vez assistir de pertinho. O Hugo sempre foi apaixonado pelo carnaval, e me garantiu que eu iria me apaixonar.
    E aconteceu mesmo.
    É simplismente maravilhoso Tuka... os 80 minutos passam tão rápido, ver todas aquelas cores, aqueles carros, ver no rosto de cada pessoa da escola o nervosismo para que tudo dê certo, é empolgante.
    Me arrepio toda vez que falo disso porque é coida de outro mundo o aquecimento de cada escola segundos antes de entrarem na avenida, e mais ainda a hora que a bateria passa.

    esse ano estarei lá nos 2 dias... afinal graças ao calendário desse ano, essa vai ser a minha festa de niver... rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  2. AMiga...
    AI o Carnaval... NUnca fui muito de brincar ou ir a bailes... Mas lembro de dois bem marcantes: um de quando eu era criança. MUito tímida, não quis vestir nem morta a fantasia que minha mãe tinha comprado para eu ir para a escolinha. Fiquei em casa chorando e não fui... Outro, esse já grandinha, fui curtir em Salvador... Já lá se vão uns 10 anos... ihhhhhh, tou ficando velha, hein ! Amei, embora tenha achado um bocado hard. Mas gosto muito de axé... quer dizer, do axé daquela época... essas bandas de hoje não conheço nenhuma... POr aqui, o carnaval é super fracote, animação nem se compara com a nossa, mas o povo investe em fantasias... isso acho bem legal ! Vamos lá ver qual vou escolher para o Dieguinho este ano ! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto.
    Nunca gostei, nem nunca pulei!
    A única coisa q gosto nesse época de carnaval, são os dias q marido fica em casa, pois esse é o único feirado em que os bancos emendam.
    Dá pra curtir, viajar, aproveitar.
    Esse ano ficaremos por aqui mesmo, vou aproveitar e baixar mtas séries e filmes pra vermmos juntos!!

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. Estou igual a você. Já gostei e brinquei muito, hoje quero é paz. Acho que os Trios Elétricos, acabaram com o carnaval no Brasil, em qualquer lugar que se vá, lá estão eles infernizando a vida.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fui muito de carnaval, mas agora acho que o seu significado está um pouco desvirtuado de celebração da alegria de viver para permissão de orgias, e isso não me agrada. Até os desfiles das escolas, que antes me atraíam, não tem me chamado a atenção pela quantidade de cenas vulgares que apresentam. É triste, espero que isso ainda possa mudar e se resgate a beleza dessa festa.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Pulei muito também! Curtia carnaval de rua, íamos sempre a mesma turma para o interior de Minas. Mas aí a gente casa, tem filho. Meu marido também prefere passar longe desses bailes, ainda mais com a mulher a tira colo. E também não sei se eu teria mais pique. Acho que passou o tempo e fico feliz por ter curtido demais da conta. Demais meeeesmo! Agora, vou começar a frequentar as matinês. Feliz da vida! Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Adooooro carnaval, mas esse ano vou passar bem quietinha aqui em casa....
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga... ouço mta gente comentar que ha uns 10, 15 anos atras os bailes eram de fato bem melhores. Infelizmente o tempo vai passando e mtas coisas acabam se perdendo pelo caminho. Eu ia passar em Olinda esse ano...mas meus planos foram pro beleléu. :(
    Quem sabe ano q vem.... bjos Tuka

    ResponderExcluir
  9. Tuka! Nunca gostei muito de Carnaval, sabes? nao combinava muito comigo!
    Quer dizer... com meu tamanho... quer dizer... com minha altura! Quando os amiguinhos - ainda nas matines - pulavam no "lado dos maiores"e eu ia "pra la'"... os demais gritavam: "sai dai pirralha, seu lugar e'com os pequenininhos!"... e'que eu era baixinha... nao, nao combinava comigo!

    Mas, como moradora do Rio de Janeiro, um ano me animei e DESFILEI COM UM GRUPO DE AMIGOS NA ESCOLA DE SAMBA DO PRIMEIRO GRUPO! Foi legal. Achei super organizado, e... gostei!

    No mais... foi so' isso.
    Ate' chegar esse ano e eu... aqui... na Tailandia me animar a fazer com umas amigas o CARNAVAL BRAZILEIRO EM PATTAYA (cidade que vivo)! Foi no sabado. E sabes que foi um sucesso?

    Assim... pra dar alegrai aos outros... funcionou muito bem!
    Esse era pra mim!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. sempre fui em carnaval com meus tios, depois com meu marido sempre em turma...mas carnaval na tv não tenho muita paciencia, meu marido adora tem até escola preferida a portela hehehe
    mas este ano nem sei que vamos fazer...queria passar o dia num lugar bem longe de carnval...bjs
    tb nao gosto de funk, pagode...

    ResponderExcluir
  11. Nunca fui chegada a carnaval, samba e afins... Odeio essa época, a TV fica mais insuportável, as lojas só tocam sambas enredos q convenhamos, são todos iguais! É calor e o povo anda pelado, e sou obrigada mesmo de relance a ver situações insólitas... kkkkkkkk dispensável, né?

    As marchinhas são divertidas, no niver d uma prima faremos um pseudo baile de carnaval, com direito a marchinhas, que eu consegui um CD... Pretendo fz fantasia! Olha o avanço! Isso pq será em família, pq na rua... nem pensar!

    ResponderExcluir
  12. sempre fui em carnaval com meus tios, depois com meu marido sempre em turma...mas carnaval na tv não tenho muita paciencia, meu marido adora tem até escola preferida a portela hehehe
    mas este ano nem sei que vamos fazer...queria passar o dia num lugar bem longe de carnval...bjs
    tb nao gosto de funk, pagode...

    ResponderExcluir
  13. Adooooro carnaval, mas esse ano vou passar bem quietinha aqui em casa....
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...