Ache aqui o que você procura!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ser gentil vale a pena


Share

À esq.tio Adolfo e tia Lady, eu sou a de boné ao lado da minha mãe, à frente meus dois irmãos.

Hoje é dia de falar em gentileza.

Então vou falar de pessoas especiais pra mim: tia Alady e tio Adolfo.

Eles são tios da minha mãe e foi com eles que ela morou parte da sua vida. Tia Alady (ou simplesmente Lady como a chamávamos) já partiu há alguns anos, mas deixou de herança muitas boas lembranças.

A tia era irmã da minha vó Santina. Pequenina e de aparência frágil, era no entanto uma mulher forte, de muita fibra, mas doce. Cada vez que íamos à Vacaria, a passagem pela casa dela era obrigatória e  lá sempre tinha guloseimas de todos os tipos. Também tinha a cama mais quentinha da cidade, com seus grossos acolchoados de penas.

Lembrar dela, me faz sentir o cheiro do café e do pão quentinho ou rir sozinha lembrando do banco de madeira que era um caixote onde ela guardava os biscoitos e roscas e que eu e meus primos achávamos que enganávamos ela dizendo que alguéma chamava para ela sair da cozinha e a gente ia "roubar" o tesouro de dentro do caixote.

Já o tio, é mais grosso que dedão destroncado. Tem um jeitão que a princípio me assustava. Ele ficava tão faceiro quando me via, que me mordia. Não eram mordidas fortes, eram tipo essas que eu mesma dou nos braços gorduchos das minhas filhas, mas ele me assustava.

Com o tempo, aprendi a relaxar e a perceber que por traz daquela grossura toda, tinha um coração gigante. Ele fazia tudo e mais um pouco pra me agradar.

Não vou à Vacaria pelo menos 18 anos. Sinto muita saudade dos meus tios e primos que ficaram por lá. E agora, falando neles, me deu uma saudade tão grande do tio Adolfo que meu coração chegou a doer.

Esse texto serve para demonstrar que mesmo pessoas tão simples quanto eles, de pouco ou nenhum estudo, que viveram uma vida inteira na roça e tem lá o seu jeitão meio bruto, podem ser tão ou mais gentis que a maioria que se diz instruída e culta.

E que ser gentil vale a pena. Deixa marcas profundas nas pessoas com quem convivemos.
Esta postagem é parte da Blogagem Coletiva proposta pela Rogéria Thompson, do blog "Um espaço pra chamar de meu", uma das pessoas mais gentis com quem tenho a honra de me relacionar nas redes sociais e na blogosfera. A idéia é fazer um post sobre esse assunto todos os meses, divulgando atos de gentileza, sejam da nossa parte ou de alguém que presenciamos.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Ai, Tukinha, emocionei com o elogio, vc que é gentil,amiga!!!!

    Cultura, estudo e dinheiro ñ tornam ninguém mais gentil, faculdade ñ tem esta matéria, infelizmente...
    Queria ter conhecido teus tios!!!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse essa matéria nas faculdades, o mundo seria melhor.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, até acho que gente culta tem pouca gentileza, podem até ter educação, mas gentileza é outra coisa, pessoas cultas tem o ¨tique¨ de se achar, se acham tão poderosas e sabidonas que acabam esquecendo de serem sábias!!
    bjus, Tânia Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber das coisas não é sinônimo de possuir sabedoria, e quem acha que sabe tudo, na verdade ainda tem muito a aprender.

      Bjs

      Excluir
  3. Pra variar, amei seu post. E vou confessar que ri bastante do "mais grosso que dedão destroncado", alegrou minha tarde...rs

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo, lindo!!!!
    De fato, gentileza está acima de muitas coisas, até porque, tem muita gente estudada, "educada" e "cheia de cultura" que desconhece o significado da palavra gentileza!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Tuka!
    Gentileza é algo que não compra, então a pessoa pra ser gentil não precisa de estudos, mas ter um coração generoso, amável... que olha pro seu semelhante com simpatia e amor.
    Conheci tantas pessoas simples assim...
    Adorei o post e acho que blogagem coletiva sobre esse tema é tudo de bom, parabéns!
    Beijinhos de toda Equipe Recanto.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...