Ache aqui o que você procura!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Com que idade ficamos velhos?


Share

Com que idade ficamos velhos? O que é mesmo a velhice?

Não dá pra negar a ação do tempo em nós. O corpo se modifica, por mais que se usem artifícios para disfarçar. A cabeça também muda, amadurecemos, aprendemos, passamos a dar importância ao que é realmente importante.

Mas isso nos torna velhos? Não, definitivamente. O que nos torna velhos é o cansaço, não o do corpo, mas o cansaço da vida, o cansaço de aprender, o cansaço de experimentar, o cansaço de querer, o cansaço de ousar.

Eu tenho momentos em que me sinto muito velha. Pra quem diz que a idade está na cabeça, a minha já pensou muito, já viveu, já errou, aprendeu, tornou a errar e aprender, sofreu com as perdas e tem consciência de todo o caminho percorrido, toda a vivência adquirida. Mas em contrapartida, todas essas experiências acumuladas na minha cabeça, são frutos da minha alma sempre afoita e livre, que já viveu muitas vidas em uma só, já percorreu muitos caminhos, já levou muita pancada, já chorou, já sorriu, já amou e ainda ama e é na alma que encontro a leveza. Meu espírito tem sede de experiências novas. Uma alma jovem presa num corpo que já não tem a mesma agilidade e leveza, comandados por uma cabeça que acumulou experiências e aprendeu.

E é o equilíbrio entre a idade cronológica, aquela que consta na nossa carteira de identidade, a idade da nossa cabeça, que eu calculo pelas vivências, experiências e sabedoria adquiridas ao longo dos anos e aquela da nossa alma, a que sentimos, é que realmente nos dá uma idéia da idade real, aquela que vivemos.

A idade de uma pessoa, 20, 40, 60 anos, só serve para nos dar um parâmetro do tempo vivido. Mas ser mais velho na idade nem sequer significa ter mais vivência, experiência ou sabedoria. Vivência só tem quem vive, experiência só tem quem experimenta e sabedoria só adquire quem erra.

Eu busco meu equilíbrio me olhando cada vez menos no espelho, porque esse corpo que ele reflete, mesmo que ainda jovem, não condiz com a idade que sinto que tenho, com a idade da minha alma. E a da cabeça? Essa é a que me impede de repetir os mesmos erros e um erro que estou aprendendo a não cometer mais é associar o cansaço do meu corpo doente à falta de vida que existe em mim. Porque a vida esta na alma, mas a alma não envelhece.
E você, qual o seu conceito de velhice?

*******

NOTA: Este assunto foi recorrente essa semana, primeiramente aqui em casa, depois entre amigos e nesta madrugada, num papo no facebook do qual eu não participei, mas acompanhei. (Viram isso Fê e Lia?). Este post foi escrito às 4 da madrugada, numa noite insone, de um dia exaustivo de muito calor, mas vai facar programado para publicação mais tarde. Essa explicação é porque meu corpo está cansado, minha cabeça já não funciona direito,mas minha alma achou o post bonitinho e não quer editar apesar de ter a clara sensação que não disse nada com nada.

 


Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. É tukinha,mas eu preocupo-me muito menos com meu corpo que envelhece, o que me angustia é o tempo que não para e cada dia parece que corre muito mais rápido, fico com a sensação de que não vou dar conta de alcançar.
    Conversando hj com a Fê ao telefone, ela me falou coisas ótimas, disse que está idade é muito boa, estamos amadurecendo, crescendo e que o questionamento faz parte, fiquei um pouco melhor,confesso...
    Grande bj,amiga querida!!!E obrigada por lembrar de mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amadurecimento combina muito com questionamentos. São eles que nos fazem refletir e aprender, crescer.

      Bjs

      Excluir
  2. Muito bom seu espaço, Tuka e concordo bastante com o seu texto. É bem por aí o que penso sobre o tema em questão. Bjs com carinho!

    ResponderExcluir
  3. Eu não me preocupo com envelhecer! Só lamento o tempo passar depressa demais e imaginar que terei cada vez mais menos tempo pra curtir as pessoas e as coisas que eu amo!

    Esse post bateu forte em mim!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é esse o ponto Rose, pensar que nosso tempo esta cada vez mais curto e que temos tanto ainda a realizar. Mas ficar quebrando a cabeça pensando nisso também é uma perda de tempo precioso!

      Bjs

      Excluir
  4. Minha única preocupação em envelhecer não é física e sim relacionada ao tempo para realizar as coisas que ainda não consegui fazer, como cursos, aprendizado de coisas que curto etc..Tenho uma lista de coisas que sonho realizar, mas me desespero quando vejo que o tempo passa rápido demais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais sonhos temos,menor parece o nosso tempo!

      Bjs

      Excluir
  5. Oieee,

    Adorei o post! Acho q penso igual a vc, a idade, a velhice é aquela que está na alma!!
    Ultimamente tenho me surpreendido pois, acreditava que já tinha muita experiencia, muita velhice da alma mas, estou descobrindo que tenho tanto por aprender, por viver, por experimentar...

    Adorei!!

    Bjos!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maternidade nos traz amadurecimento e às vezes cansaço, mas nos dá novas metas, nos traz novos sonhos e isso nos rejuvenesce!

      Bjs

      Excluir
  6. Tukinha,

    Meu marido sempre fala que sou uma velha de 60 anos (idade cronológica) em um corpo de 20 e poucos kkk
    Ser velho é uma coisa que alguns carregam, por conta do fardo que já tiveram na vida, enquanto outros não, sempre mantem o espirito avido e forte!
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Fanny! Velhice é o fardo que carregamos da vida! Ser jovem é conseguir "diminuir a carga".

      Bjs

      Excluir
  7. Tuka.

    Um dia descobri meu primeiro fio de cabelo branco, Joaquim estava no meu colo. Eu fiquei triste. Aquilo me mostrou que não serei eterna e pegou, viu?
    Mas está na alma sim, concordo contigo.
    Bjs

    Fabi
    Mulher e mae
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Fabi,meus primeiros fios brancos nasceram junto com as gêmeas! kkk

    Bjs

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...