Ache aqui o que você procura!

terça-feira, 13 de março de 2012

Onde está a verdade?


Share

O quê existe de verdade em você, em mim ou em cada perfil da internet? Quem se mostra por inteiro, é real e verdadeiro? Acredito que ninguém, até porque somos responsáveis por aquilo que falamos, não por aquilo que as pessoas interpretam.

Mas tem gente que exagera. Mostram aquele novelo de lã bem enroladinho, mas numa visão um pouco mais aprofundada dá pra se notar um emaranhado de fios soltos e pontas desconectadas.

São histórias que não batem ou que se desmentem sozinhas. Como já dizia muito bem minha mãe: mentira tem perna curta e mesmo a memória também sendo, tem uma hora que a gente liga os fatos.

Eu tenho uma séria tendência a ver só o lado bom das pessoas, a encontrar desculpas para os comportamentos mais esdrúxulos e a relevar muita coisa. Mas estou começando a rever meus conceitos. Porque só quem se quebra sou eu.

Por exemplo, tenho uma amiga muito querida, mas que é muito difícil de lidar. Ela exige uma perfeição das pessoas que é utópica. Uma vez fui acusada por ela de ser falsa, por não ter comentado com ela sobre um fato que não tinha em nada a ver com ela, mas como ela ficou sabendo de uma maneira torta e totalmente fora de conceito, achou que tinha e que eu estava "tramando" pelas suas costas.

Perdoei, voltamos a nos entender, mas não esqueço. Isso fica martelando na minha cabeça como um sinal de alerta, não contra a amiga, mas para que eu aprenda algo com isso.

Também ando cansada de ser taxada de egoísta e individualista, quando por mais piti que eu dê, sou sempre eu que tenho que ceder, sempre eu que preciso me moldar às situações e às pessoas. Eu sempre que tenho que esperar, aceitar, engolir. Acho que se eu decidisse mesmo ser egoísta e só pensar em mim, todos notariam a diferença.

Mas o ponto principal desse post é sobre quem somos e quem nossos perfis dizem que somos. E a minha pergunta é: será que eu me decepciono com as pessoas porque elas fingem ser o que não são, fantasiam suas dores e suas conquistas, superdimensionam seus problemas e suas glórias, ou é porque deposito nelas expectativas que elas não correspondem? Será que são as pessoas que mentem pra mim descaradamente, ou sou eu que me deixo enganar, criando sobre elas uma imagem irreal baseada em frases soltas e em um ou outro post bacana?

Sei lá. Acho que um pouco de cada coisa. Sei que preciso aprender a interpretar melhor as entrelinhas, mas sempre achei que quem só lê as entrelinhas acaba perdendo o contexto do conjunto da obra. Enfim, "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás" como diria o velho Che.

Tem uma frase rolando por aí na internet que diz assim: "Aprendi a selecionar meus diamantes....cacos de vidro não me interessam mais" então vou cuidar mais dos meus diamantes porque caco de vidro tem aos montes e não tô dando conta.

Pra encerrar, um vídeo dos Titãs, com a música do dia. Para um bom entendedor, meia palavra basta assim como para quem quer uma boa confusão,um risco quer dizer francisco.



Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. "Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo".
    Abrahan Lincoln - Presidente americano assassinado

    Simples assim Tukinha... Bjo!

    ResponderExcluir
  2. É... tbm sou assim... me decepcionei mto com pessoas que eu considerava mto! Uma delas parei de conversar mesmo! Uns 8 anos depois voltamos a nos falar pela internet. Ela pediu desculpas pelos acontecidos, me contou que os pais faleceram (ela era filha única, sem tios tbm) e tal. Pouco tempo depois q voltamos a nos falar, nem tivemos tempo de nos ver. Ela faleceu. E eu não conseguia acreditar, mas fiquei feliz por termos nos perdoado pelo menos.
    Aconteceu de eu me decepcionar tbm aqui no prédio onde moro agora. Fiquei extremamente chateada e logo viajei de férias. Na volta as coisas estavam melhores. Só tomo mais cuidado.
    A vida é assim... pra quem tem tendência a confiar demais nos outros, só levando pancada é que aprende. Eu aprendi mto, mas ainda dou minhas mancadas, rs. Ainda assim, vou vivendo e acreditando! hehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Repito o que eu disse ontem no meu mural: A gente nasce besta, mas só fica besta se quiser. ;)


    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Tukinha,

    Ninguem é tão perfeito quanto gostaria de ser, nem tão imperfeito quanto seus desafetos gostaria que fossem, a internet realmente é um mundo ainda muito nebuloso, eu particularmente costumo desconfiar de quem só tem vida dentro do mundo vurtual ou se recusa terminatemente a integrar o mundo real com o virtual... desconfio e me afasto... Mas não se cobre tanto, nunca ninguém será exatamente como imaginamos que seja

    ResponderExcluir
  5. também acho que é um pouco de cada coisa. o jeito mesmo é tentar não decepcionar e esperar, mesmo que menos, o pior também. Mas como tudo na vida, errando a gente aprende e fica pronto pra uma próxima :)
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Tuka,
    Adorei a frase "Mostram aquele novelo de lã bem enroladinho, mas numa visão um pouco mais aprofundada dá pra se notar um emaranhado de fios soltos e pontas desconectadas".
    Acho que é a história de vizinho mostrar uma grama mais verdinha, mas elevado a potência 10, já que na internet, cd um faz e fala o que quer...
    beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  7. A vida é assim mesmo... criamos as nossas expectativas ou os outros nos desiludem. Cada vez mais acho que devemos levar a nossa vidinha que os amigos de verdade, as pessoas sérias se manterão ao nosso lado. :)

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu quase a mesma coisa comigo, me julgaram pelo o simples fato de me interpretarem mal, e não pela as minhas próprias palavras, mas o que a gente faz isola, aprende, aprende de novo, e toma mais cuidado, porque gente que julga é capaz de fazer qualquer coisa.
    As vezes pensamos bem e nos afastamos e melhoramos 100%.

    É vivendo a vida que esquecemos que está atras de nos machucar..

    beijão!
    e tudo de bom!!
    Adoro de montão seu blog.

    http://depoisdos25.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Como é que diz aquela música mesmo, Tuka?

    Vamos falar a verdade pra vocês
    Ei, ei, estamos aí (pro que der e vier)
    Ei, ei, estamos aí (pro que der e vier)
    A fim de saber a verdadeira verdade
    Estamos a fim de saber, a fim de saber
    Estamos a fim de saber, a fim de saber
    Você que luta para se manter
    Você que pede pra sobreviver
    Você que olha com toda curiosidade
    A fim de saber a verdadeira verdade
    Estamos a fim de saber, a fim de saber
    A fim de saber a verdadeira verdade
    Estamos a fim de saber, a fim de saber
    Ei, ei, estamos aí (pro que der e vier)
    Ei, ei, estamos aí (pro que der e vier)
    Você que foge como um ladrão
    Tentando se esquivar da perseguição
    Você que foge como um ladrão
    Tentando se esquivar da perseguição
    Você que anda pelo meio da rua
    Você que lê livros de mulher nua
    Você que vê coisa invisível
    Você que crê no todo poderoso
    Você que nasce (hou) você que cresce (hou)

    http://migre.me/8h3ks

    ResponderExcluir
  10. Tukinha,
    Sugiro que você assista um documentário Catfish. Fala muito sobre isso. quem usa redes sociais TEM que ver esse documentário!
    Beijos
    Calu

    ResponderExcluir
  11. Tukinha, Acho que sempre que criamos expectativas sobre algo ou alguém as chances são muito grandes de nos decepcionarmos. Tiro como exemplo eu: aparentemente, sou alegre, de bem com a vida, bem humorada, mas só Deus sabe o caldeirão de sentimentos têm dentro de mim: medos, raivas,revoltas... O legal é que o que é bom se sobrepõe. Na terapia tenho aprendido que pros outros tenho que mostrar meu lado controlado, alegre, do bem. Mas, a gente não consegue ser isso a todo instante. Daí a pseudo fortaleza cai e dá lugar a uma fragilidade, vulnerabilidade imensas. Poucas pessoas conhecem meu lado B. Ontem vcs conheceram um pouquinho dele, com aquele piti meu. Enfim, graças a Deus existem foros e pessoas que posso me mostrar como realmente sou. Muito bom seu texto. Obrigada por ontem! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Concordo, com a Roberta acima, "ninguém será exatamente como imaginamos que seja". Só que muitas vezes não imaginamos, a pessoa é que tem um ego equivocado, uma máscara exagerada, como uma maquiagem mal feita. Cabe a cada um ficar ligado para perceber a tempo isso.

    ResponderExcluir
  13. Falou tudo e mais um pouco!!
    bjos!

    ResponderExcluir
  14. Algo que aprendi, as pessoas podem até querer serem "perfeitas" mais não dá pra manter por muito tempo, a mascara cai um dia cai!

    ResponderExcluir
  15. Olha... Eu já não tô nem aí rss... Para nada! Para ninguém! Cansei de tentar entender, cansei de tentar decifrar... Agora deixo todos serem como querem ser ou como querem que os outros vejam... Não tenho amizades estreitas com ninguém e pretendo continuar assim, justamente para evitar decepções... Nada mais me surpreende... Muita coisa vejo, percebo e "passo reto" não vale a pena gastar energia.

    Beijos e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  16. As pessoas surpreendem a cada dia, por isso eu nao coloco mais expectativas em ninguem.... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. Tukinha, acho que não existe uma única verdade, a verdade suprema. Cada um tem a sua, baseado em experiências próprias, vivências e estilo de vida.

    Qto a essas decepções, eu diria até 'surpresas', já vivi pro bem e pro mal. Muitas de minhas amigas que frequentam minha casa, conheci neste mundão virtual, e muitas me surpreenderam pro bem! E tb, ao contrário, muitas vezes a pessoa cria um personagem em blogs ou redes sociais e acredita piamente ser ele, qdo na verdade não passa de um fake, enganando principalmente a si próprio. Mas como na vida 'real', a vida tb é feita de decepções.

    Como dizia Raulzito "não há culpados, nem inocentes, cada ser humano é coisa diferente, baseado em quê você pune quem não é você?"

    Beijos mil minha linda! Amo tú! =)

    ResponderExcluir
  18. Oi Tuka, adorei seu post! Eu acho sinceramente que por mais que as pessoas queiram montar um perfil virtual fake, com o tempo a gente acaba captando a essência verdadeira, Bem eu tive sorte, todas amigas do mundo virtual que conheci pessoalmente são exatamente como no perfil virtual, não levei susto, mas a gente sabe que sempre tem uns doidos camuflados por aí rs
    Sabe que eu tb fui acusada de falsa uma vez por uma colega num caso parecido com esse seu, mas sabe o que eu faço ultimamente? deleto e pronto, porque né? haja paciência pra invenções e teorias de conspiração teenage rs
    beijo querida
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, Tuka! Mas na minha opinião as pessoas nunca mostram 100% quem são! É difícil se mostrar por inteiro e quem consegue muitas vezes é mal interpretado. É difícil viver no mundo real e acho mais difícil ainda viver no mundo virtual.

    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  20. Li o post e li os comentários. E o que tenho a dizer é: realmente ninguém é exatamente como se mostra online mesmo. Alguns só mostram seu lado bom, outros só mostram o ruim pq usam como válvula de escape, outros mostram os dois lados mas não contam tudo (claro, tb não dá pra abrir a vida a esse ponto...rs). Mas como vc mesmo disse, tem esses casos específicos, onde você vê um novelo de lã bem enroladinho e acha maravilhoso! Com o tempo você vai vendo as pontas soltas, uma atrás da outra. As vezes a pessoa faz de caso pensado, realmente quer se mostrar outra pessoa. E outros casos onde a pessoa realmente acredita que é daquele jeito. Mas, quer saber o que acho sinceramente? Ambos são casos para terapia, não vale a pena a gente gastar nosso tempo com isso! rsrs

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  21. Tuka sou como vc acredito nas pessoas até que me provem o contrário, mais tb aprendi a ler nas entrelinhas de tanto me decepcionar

    beijos

    Michelle Imilio
    #amigacomenta

    http://www.meudiaadiademae.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oieee,

    Engraçado, eu estou passando por uma coisa bem parecida, to super chateada com uma amiga que, por mais que eu perdoe, continua me magoando, daí resolvi vir visitar os blogs do nosso grupo pra aliviar, desanuviar, dar umas risada e encontro o seu post...amei!!
    Acho que eu sou como vc, tenho uma tendencia a acreditar sempre, perdoar sempre e sair sempre machucada, parece que eu não aprendo nunca!!
    Por outro lado, acho q é melhor sofrer por acreditar no que é bom do que sofrer por não acreditar em nada! Será que eu to loca??? rsrsrs
    Desejo para nós duas que possamos aprender a blindar o coração ou relevar de verdade e tentar não sofrer!!

    bjos!!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  23. Eu já não espero nada das pessoas - uma atitude de preservação da minha sanidade mental. Outro dia estava pensando sobre os lados das pessoas e como elas se comportam em diferentes lugares. Isso tem a ver com o interlocutor, com a resposta recebida e reações. Ninguém é igual o tempo todo. Somente robôs são assim. Sua amiga te chamar de falsa é porque ela olhou para você sob o olhar dela, mas não é esse o olhar que você tem de você, porque você encara o seu íntimo, a moral que conduz suas atitudes.
    Então temos que pensar que "eu me enxergo de uma forma", "Você me enxerga de outra forma" e existe a forma que eu sou realmente. A minha imagem será condizente quando eu neutralizar essas três formas de pensar a minha pessoa.
    Então, acha que vale a pena se importar com o que as pessoas fazem de suas vidas? Deixe os falsos se matarem!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...