Ache aqui o que você procura!

sábado, 31 de março de 2012

Feche a boca e abra os braços - BC Ser gentil vale a pena


Share

Para não deixar passar em branco de novo a data da BC e como continuo em pleno vazio criativo, resolvi repostar este texto que publiquei em 28/11/2010. Uma história muito boa e que nos faz refletir.

"Uma amiga ligou com notícias perturbadoras: a filha solteira estava grávida.

Relatou a cena terrível ocorrida no momento em que a filha finalmente contou
a ela e ao marido sobre a gravidez.
Houve acusações e recriminações, variações sobre o tema "Como pôde fazer
isso conosco?" Meu coração doeu por todos: pelos pais que se sentiam traídos
e pela filha que se envolveu numa situação complicada como aquela.

Será que eu poderia ajudar, servir de ponte entre as duas partes?
Fiquei tão arrasada com a situação que fiz o que faço com alguma
frequência quando não consigo pensar com clareza: liguei para minha mãe.
Ela me lembrou de algo que sempre a ouvi dizer. Imediatamente, escrevi um
bilhete para minha amiga, compartilhando o conselho de minha mãe: "Quando
uma criança está em apuros, feche a boca e abra os braços."


Tentei seguir o mesmo conselho na criação de meus filhos. Tendo tido cinco
em seis anos, é claro que nem sempre conseguia. Tenho uma boca enorme e uma
paciência minúscula.

Lembro-me de quando Kim, a mais velha, estava com quatro anos e derrubou o
abajur de seu quarto. Depois de me certificar de que não estava machucada,
me lancei numa invectiva sobre aquele abajur ser uma antiguidade, sobre
estar em nossa família há três gerações, sobre ela precisar ter mais cuidado
e como foi que aquilo tinha acontecido e só então percebi o pavor
estampado em seu rosto. Os olhos estavam arregalados, o lábio tremia.

Então me lembrei das palavras de minha mãe. Parei no meio da frase e abri os
braços. Kim correu para eles dizendo: Desculpa... Desculpa... repetia,
entre soluços. Nos sentamos em sua cama, abraçadas, nos embalando. Eu me
sentia péssima por tê-la assustado e por fazê-la crer, até mesmo por um
segundo, que aquele abajur era mais valioso para mim do que ela.

"Eu também sinto muito, Kim" disse quando ela se acalmou o bastante para
conseguir me ouvir. Gente é mais importante do que abajures. Ainda bem que
você não se cortou. Felizmente, ela me perdoou.

O incidente do abajur não deixou marcas perenes. Mas o episódio me ensinou
que é melhor segurar a língua do que tentar voltar atrás após um momento de
fúria, medo, desapontamento ou frustração.

Quando meus filhos eram adolescentes todos os cinco ao mesmo tempo me
deram inúmeros outros motivos para colocar a sabedoria de minha mãe em
prática: problemas com amigos, o desejo de ser popular, não ter par para ir
ao baile da escola, multas de trânsito, experimentos de ciência malsucedidos
e ficar em recuperação.

Confesso, sem pudores, que seguir o conselho de minha mãe não era a primeira
coisa que me passava pela mente quando um professor ou diretor telefonava da
escola. Depois de ir buscar o infrator da vez, a conversa do carro era, por
vezes, ruidosa e unilateral. Entretanto, nas ocasiões em que me lembrava da
técnica de mamãe, eu não precisava voltar atrás no meu mordaz sarcasmo, me
desculpar por suposições errôneas ou suspender castigos muito pouco
razoáveis. É impressionante como a gente acaba sabendo muito mais da
história e da motivação atrás dela, quando está abraçando uma criança, mesmo
uma criança num corpo adulto.

Quando eu segurava a língua, acabava ouvindo meus filhos falarem de seus
medos, de sua raiva, de culpas e arrependimentos. Não ficavam na defensiva
porque eu não os estava acusando de coisa alguma. Podiam admitir que estavam
errados sabendo que eram amados, contudo. Dava para trabalharmos com "o que
você acha que devemos fazer agora", em vez de ficarmos presos a "como foi
que a gente veio parar aqui?"

Meus filhos hoje estão crescidos, a maioria já constituiu a própria família.
Um deles veio me ver há alguns meses e disse "Mãe, cometi uma idiotice..."
Depois de um abraço, nos sentamos à mesa da cozinha. Escutei e me limitei a
assentir com a cabeça durante quase uma hora enquanto aquela criança
maravilhosa passava o seu problema por uma peneira. Quando nos levantamos,
recebi um abraço de urso que quase esmagou os meus pulmões.
Obrigado, mãe. Sabia que você me ajudaria a resolver isto.
É incrível como pareço inteligente quando fecho a boca e abro os braços."
==========================================

Histórias para aquecer o coração das mães

Jack Canfield, Mark Victor Hansen e outros

Editora Sextante

Selinho by: Silvia Azevedo



Esta postagem é parte da Blogagem Coletiva proposta pela Rogéria Thompson, do blog "Um espaço pra chamar de meu", uma das pessoas mais gentis com quem tenho a honra de me relacionar nas redes sociais e na blogosfera. A idéia é fazer um post sobre esse assunto todos os meses, divulgando atos de gentileza, sejam da nossa parte ou de alguém que presenciamos.

Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Que lindo Tuka...

    Adoro esses livros... mas acho que não li esse das mães ainda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ahhhh eu nem sei o que dizer, só sei que abri bem os olhos e a boca com tudo que lí rs....mas de maravilha.
    É amiga Tuka, talvez qdo eu for mãe eu volte aqui e dê a minha opinião, só posso dizer que concordo e...sabedoria de mãe é algo que só pode ser divino,
    beijos

    ResponderExcluir
  3. ahhhh eu nem sei o que dizer, só sei que abri bem os olhos e a boca com tudo que lí rs....mas de maravilha.
    É amiga Tuka, talvez qdo eu for mãe eu volte aqui e dê a minha opinião, só posso dizer que concordo e...sabedoria de mãe é algo que só pode ser divino,
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo,Tuka!!!Preciso exercitar isso muito mais... discursos são vazios para crianças... obrigada por compartilhar!Foi bom vc ter reeditado para a BC, pois eu não vi este post na época que vc postou. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. "Quandouma criança está em apuros, feche a boca e abra os braços." 

    que coisa mais linda, Tuka. Fiquei emocionada.
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Que relato mais lindo.
    Confesso que eu sou bem estourada e terei q me lembrar disso nessa vida materna.
    Vc fez certo. Vou seguir o conselho!
    Bjs!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Tuka,

    Q coisa mais linda!! Me arrepiei, os olhos encheram de lágrimas, uma coisa tão simples e tão verdadeira: feche a boca e abra os braços!!
    Vou praticar e muito!!

    Obrigada amiga por compartilhar!!

    Bjos!!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae 

    ResponderExcluir
  8. Menina como é difícil escolher a decisão certa em certos momentos né?! Estou passando por isto... meu Pequeno está com 3 aninhos (vai completá-los no proximo dia 11) e tem horas que me pecho chingando sem necessidade... e só depois que passa é que vejo que não teria necessidade daquilo tudo!!! Estou tentando de todas as formas acertar e seu que vou conseguir chegar no ponto certo de nos fazermos entender!!! Obrigada pelas palavras certas na hora mais que certa!
    Bjs e té mais
    Falou Tchau

    ResponderExcluir
  9. Lindo demais. Me fez pensar bastante, viu? Preciso urgentemente praticar isso!!! Preciso urgentemente aprender a fechar minha boca...

    Mil beijos!
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Lindo! É, não é fácil, tem que praticar, contar até 10 antes de abrir a boca né e abra;car! beijo tuka
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Sabe qndo um texto vêm á vc na hora certa. Pois é...vc reblogou algo que eu precisava muito ouvir. Com filho na fase adolescente ás vezes se torna muito difícil "calar a boca e abrir os braços". Mas isso vai acompanhar me acompanhar e espero sempre abrir mais os braços do que começar o falatório.

    Obrigada Tuka!!!

    Beijos,
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...