Ache aqui o que você procura!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ser gentil...


Share

Vale a pena!!!

Blogagem Coletiva
Selinho by Sílvia Azevedo

Diariamente vejo pequenos gestos de gentileza ao meu redor. Seja no sorriso da caixa do supermercado, na informação do balconista da farmácia ou no bom dia dos vizinhos ao me verem passar.

Mas sei que cada pequeno gesto de gentileza dos outros, parte antes de mim mesma. Se eu não me dispuser a sorrir de volta, a dar bom dia ou agradecer pela informação, amanhã já serei tratada com menos gentileza. Já até falei sobre isso aqui, num post do ano passado.

Educação e cortesia são caminhos de mão dupla: a gente dá, a gente recebe de volta. É possível desarmar alguém que está estressado e possivelmente tratando a todos com rispidez, simplesmente sendo gentil e dando-lhe um sorriso de compreensão. Experimente, você vai ver que funciona.

Ser gentil é um exercício, aprimoramos a técnica com o tempo. Consiste inicialmente em nos desarmarmos ao lidar com os outros.Se você vai à padaria, ao supermercado ou ao açougue, sabe que provavelmente haverão outras pessoas lá e que você terá que esperar algum tempo para ser atendido. Então não vá com pressa. Vá sabendo que terá que esperar, enfrentar filas, esbarrar em gente mal educada e em atendentes já sem paciência.

Arme-se com seu melhor sorriso, encha os bolsos de toda a paciência que encontrar e procure desculpar as grosserias que fizerem com você. Antes de responder na mesma moeda, conte até 10 (ou 10 mil) respire fundo e sorria, diga algo que demonstre a sua compreensão diante do destempero alheio, diga que pode esperar (mesmo que não possa e já esteja de saco cheio) e os ânimos certamente se acalmarão.

 Você pode achar que é uma bobagem, que  ninguém irá reparar, mas não diga que é impossível antes de tentar, você vai se surpreender.

Quem lida com público (caixas, balconistas, funcionários públicos, médico, enfermeiros,etc) precisam ter muita paciência, porque a maioria das pessoas não tem nenhuma. E todo mundo desconta aquele empurrão lá atrás na fila da fiambreria na pobre da caixa lá na frente e assim por diante. Chega uma hora em que eles já estão tão calejados de ouvir grosserias, que já ficam prontos, com 4 pedras nas mãos esperando o próximo que vai vir falar qualquer coisa.

É nessa hora que devemos demonstrar nossa compreensão e fazer a pessoa entender que não somos mais um ali para lhe dar patadas, mas ao contrário, estamos ali para dar apoio e um sorriso, mostrando que nem todo mundo é mal educado.

Não quero dizer com isso que sou um poço de paciência, um anjo de candura. Mas eu estou me esforçando. Às vezes  tenho que contar até 10 mil umas mil vezes, mas já aprendi que só tendo paciência e jogo de cintura conseguimos mudar a disposição em contrário das pessoas com quem nos relacionamos.
 
Esta postagem é parte da Blogagem Coletiva proposta pela Rogéria Thompson, do blog "Um espaço pra chamar de meu", uma das pessoas mais gentis com quem tenho a honra de me relacionar nas redes sociais e na blogosfera. A idéia é fazer um post sobre esse assunto todos os meses, divulgando atos de gentileza, sejam da nossa parte ou de alguém que presenciamos.

Achei que falar um pouco sobre como extrairmos a gentileza dos outros era um bom começo, vocês não concordam?

Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
 

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Adorei teu post,Tuka.Um guia de como ser gentil, experimentei isso este mes,funciona mesmo...
    Obrigada pelas palavras sobre mim, vc e muito querida por mim e por todos...
    O problema hj e que queremos ter razao sempre...acho q e muito isso...
    estou usando o Linox e ainda nao configurei ta tudo sem acento,rsrsrsrs
    Obrigada por participar sabia que poderia contar contigo.
    Feliz ano novo!E seu blog j[a est[a linkado no meu post.Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. vc fala exatamente o que pensa, que gentileza é capaz de desarmar uma pessoa grosseira... Acredito muito nisso e tento exercer sempre no meu dia a dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Tukinha Linda,
    Realmente é complicado esperar gentileza quando oferecemos pedras... não pode rolar né? Amei teu Guia é impossível negar que como diria o profeta: Gentileza Gera Gentileza..
    Um 2012 Muito especial para vc e para os mininutudu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu e Cecília, queremos desejar um feliz ano novo!! Obrigada por de alguma maneira fazer parte da nossa historia, que 2012 seja um ano de muita luz, bençãos e sucessos!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tuka,
    amei o post sobre a gentileza. Realmente ela parte da gente.
    Muito bom presenciar e viver momentos simples e sigelos de gentileza.

    Passei aqui para desejar um 2012 maravilhoso para vocês com muito amor, paz, saúde e harmonia.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...