Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Share


O ano está terminando e como é costume os meios de comunicação fazem suas retrospectivas contando os fatos mais importantes. Também resolvi escrever a minha retrospectiva.

Tomou posse a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Pra mim ano começou na praia. Depois de muitos anos, consegui passar um fim de ano junto da minha família e esse ano novo em particular foi muito especial, pois nos reunimos na casa da minha dinda e boa parte da família estava presente. Mesmo lamentando as ausências, a festa foi boa e a reunião familiar cheia de recordações, diversão e emoção.

Nesta reunião familiar, conheci o Souza, atual marido da minha tia Marta com quem tenho uma relação cármica de afinidade e amor. Gostei de saber que ela está bem, está feliz e tem ao seu lado um homem bom, companheiro e muito divertido.

Minha pequena Letícia, depois de um período de preguiça e letargia, resolveu (com uma boa ajudinha de fisioterapia intensiva e estímulos) começar a engatinhar e alguns meses depois, andar. Lembro da minha aflição pelo seu "atraso" e das pessoas enchendo a minha cabeça de minhocas dizendo que ela tinha algum problema. Eu sabia da sua capacidade, mas ficava apreensiva. Tinha medo de forçá-la, mas depois de uma boa conversa com uma fisioterapeuta e muitas dicas ótimas, fiz um intensivão com ela que logo deu resultados.

A Yasmin fez 15 anos. Não pudemos dar a ela a festa dos seus sonhos, mas ela ganhou uma festa surpresa, organizada pelas amigas. Foi a festa mais interessante de todas as amiguinhas que completaram 15 anos na mesma época, pois foi uma atitude espontânea das amigas de verdade. Eu achei o máximo e me emocionei com a iniciativa, prova de que minha filha é muito amada.

Neste mês aconteceu muita coisa. Marido ficou dodói e precisou de internação e cirurgia, apendicite. Cortamos um dobrado nesse período que coincidiu com o aniversário das gêmeas que completaram 3 anos. A festinha delas acabou restrita à escola, mas não ficaram sem o principal: abraços, beijos, alguns presentinhos e muito amor.

Também houve uma tragédia no Japão, um tsunami de proporções épicas devastou o norte do pequeno país, matando muita gente, destruindo cidades inteiras e abalando as estruturas de uma usina nuclear, o que causou grande apreensão em todo o mundo. Mas o povo japonês é louvável por sua capacidade de sobrevivência e poder de se reconstruir.

Um casal de amigos, o Renato e a Maria Clara, ele com esclerose múltipla como eu (porém muito mais grave) e ela nascida com uma paralisia cerebral, contaram sua história no Jornal do Almoço (telejornal local) e comoveram muita gente. Meses depois os reencontrei lá no Hospital de Clínicas em Porto Alegre e ela me contou que a solidariedade das pessoas a surpreendeu, pois ganharam equipamentos indispensáveis ao bem estar deles e muita ajuda através daquele programa.

Em março houve o falecimento do nosso ex-vice presidente José Alencar, um homem que aprendi a admirar pela sua fé inabalável, por sua força e coragem e pela sua resignação. Um exemplo a se seguir.

Neste mês, entre os acontecimentos "externos" houve um massacre numa escola do Rio de Janeiro, fato absurdo e impactante e o "Casamento Real" do príncipe William, filho da Lady Di e segundo na lista de sucessão ao trono da Inglaterra. Havia muita curiosidade e expectativa em torno desse casamento que foi muito falado durante dias.

Aniversário da minha mãe, primeiro sorteio do blog, as crianças crescendo e me encantando com as suas invencionices e aprendizado também marcaram o mês.

Dia das mães e os primeiros passos trôpegos e ainda hesitantes da minha pequena foram o marco do mês. Mas também teve a pane do blogger, eu ganhando um livro bem legal num sorteio, o início da ciranda de leitura e o mamaço, movimento gerado pelo desrespeito ao direito de uma mãe amamentar seu bebê num espaço público. Esse movimento nasceu nas redes sociais e deu o que falar!

Mês também do dia internacional para a conscientização e divulgação sobre a Esclerose Múltipla.

Neste mês recebemos a visita da d. Maricota, a Cléo, uma amiga querida que mudou-se pra outra cidade e que acabamos restabelecendo contato através dos blogs. Foi uma surpresa a visita dela e uma delícia, já que ela veio acompanhada do marido Marcelo e dos filhotes Davi e Cecília. A pequena eu só conhecia por fotos e é uma fofa linda, assim como o maninho que cresce igual abóbora e está enorme!

Mês do aniversário do meu sobrinho Rafael, do Allyson, meu filho mais velho, do nosso aniversário de casamento (oficial) e também do aniversário do marido, entre outros.

Houve um evento muito bom e esclarecedor sobre a Esclerose Múltipla, organizado pelo meu médico dr. Alessandro Finkelsztejn e sua equipe, abordando os protocolos de tratamentos, as medicações fornecidas pelo SUS e também os aspectos legais, benefícios do INSS, aposentadoria, isenção de impostos e outros.

Na Noruega, mais um massacre choca o mundo. Morre aos 27 anos, a cantora Amy Winehouse.

Além do dia dos pais, começamos a obra aqui em casa. Obra é aquele negócio que a gente marca a data pra começar, mas não faz a menor idéia de quando vai acabar. Pois é, a coisa parou e ainda está na metade, mas começar foi uma benção.

Também se celebra em agosto o dia Nacional da conscientização da Esclerose Múltipla, mais uma vez hora de divulgar para esclarecer.
Esse foi um mês cheio. Mês em que se celebra o dia da pátria e o dia do gaúcho. Mês do 10º aniversário do atentado às torres gêmeas em Nova York. Mês do início da primavera, onde flores, cores e perfumes tomam conta do ar. Mês de ECC.

Mês em que o mundo atinge a impressionante marca de 7 bilhões de habitantes. Steve jobs, o genial criador da Apple morre de câncer  aos 56 anos.

Mês do aniversário da minha caçula, 2 anos. O tempo voa e as crianças crescem com uma velocidade assustadora.

Este foi um mês triste, despedi-me da minha madrinha numa cerimônia carregada de muita emoção. Ela partiu para não mais sofrer. Sofremos nós,com a sua ausência e a saudade. Mas a vida continua e aos poucos a dor diminui e vai ficando só a saudade. Por isso gosto de lembrar do meu passado, com ênfase nos bons momentos, pois nossas memórias ninguém, nem mesmo a morte, pode nos roubar.

Ainda no mês anterior, senti os sintomas de um novo surto e foi preciso tratar. Cinco sessões de pulsoterapia e pronto, já passou. Mas a medicação (corticóide) tem seus efeitos adversos. Endireita uma coisa e entorta 3 ou 4...

Mês das crianças e de um encontro com os blogueiros Ingrid e Paulo. Esse contato real com quem eu só conhecia no mundo virtual foi muito bom, consolidando uma amizade surgida das redes sociais.

Esse é o meu mês, quando faço aniversário e começo a pensar no fim do ano. Aqui começam minhas reflexões e meu balanço do ano. 

Talvez por esse momento mais reflexivo, talvez por causa dos sintomas e efeitos do meu recente surto (estou melhor, mas a fadiga aumenta muito com o corticóide), talvez ainda pelo início do calor que chegou arrasando, o blog ficou devagar. Mas também comecei a ter idéias...

Bem, aqui estamos. O blog continua devagar, mas já ganhou roupa nova. Não é um layout profissional, mas fui eu que fiz e por isso tem mais a minha cara. Ganhei (oi???) meu note e agora posso me organizar melhor.

Outro encontro entre blogueiras, desta vez com a Aline, a mesma de quem ganhei o livro em maio. Mais um momento delicioso, selando mais uma amizade.

No balanço do ano, posso dizer que apesar de grandes períodos no vermelho, vamos encerrar o ano de forma positiva. As coisas começam a entrar num ritmo em que parecem que vão finalmente começar a se movimentar pra frente. Ainda que seja em passo de tartaruga, andar pra frente é melhor que estagnar.

Estamos cheios de planos e expectativas e isso por si só já é bom.

E você, como foi o seu ano de 2011?

==============================

Nota: clicando sobre o mês, abrirá outra página com os posts do blog publicados naquele mês. Também as palavras ou expressões em destaque levam a outros textos com assuntos relacionados ao que eu estou falando neste. Sei que este post já ficou suficientemente grande e enfadonho, mas se tiver dúvidas sobre o que eu estou falando, ou quiser relembrar o que disse a respeito, clique nos links.




Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Tuka, adorei o novo visual do blog!!! :)Quanto à retrospectiva, acho um hábito saudável, sabia, fazer anualmente esse balanço de nossas vidas, esse rito de passagem, sempre visando um próximo ano melhor. Que o seu seja repleto de alegrias, para você e sua família! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Tukinha, te invejo. Eis uma coisa que eu nunca faço: restrospectivas. (Embora adore ler as dos outros... MUAH!) Não gosto, não consigo, e nas vezes que tentei fiquei me sentindo inútil, achando que podia e devia ter feito mais. Eu sempre acho que podia ter feito mais, me cobro muito. ACaba sendo uma coisa não muito saudável pra mim. O que faço, todo começo de ano, é um balanço das coisas que precisam ser feitas, mas sempre mega planos de longo prazo, que eles não dão certo pra mim (dão certo pra alguém???).

    Por isso eu invejo quem consegue fazer isso de uma forma saudável. Parabéns!!! :D

    Um ótimo 2012 pra você! Bjoooo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia flor do dia!!!!1

    que linda essa matéria!
    estou muito feliz por ter sido lembrada na pagina inicial do mês, ficamos muito felizes com seu carinho! Meu filho abobora continua crescendo cada dia mais lindo e minha moranguinha também!!!!

    mil bjocas com carinho d.Maricota (adorei a deixa do nome, vou copiar!!!!!)

    ResponderExcluir
  4. Oi,Tukinha, esqueceu da BC pelo seu aniversário né???rsrsrsrs... Acho muito legal essa retrospectiva, estou fazendo o #meme e preciso buscar na memória ou no diário de papel para saber o q aconteceu...
    Vc teve um ano intenso e feliz, com tristezas,mas tbém com muitas vitórias...
    Que 2012 possa ser muito bom e depois ser lembrado com prazer...grande bj,queridaaaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha expectativa é que tenhamos um ano de amor, de saúde e sucesso! bjssssss

    ResponderExcluir
  6. Caraca, como é que vc conseguiu fazer isso??? Legal demais sua retrospectiva. Acho que eu só conseguiria fazer dos últimos 03 meses!!!

    Tuka um bom natal pra vc e sua família e que 2012 seja ainda melhor que 2011!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Tukinha, vim desejar um natal lindo, cheio de saude e amor p/ vc e p/ toda sua familia!!!
    Beijão e abraço bem apertado!!!
    Amanda Luna
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...