Ache aqui o que você procura!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sistema Único de Saúde

Ainda refletindo sobre o caso da ex-paquita, queria fazer algumas considerações sobre o SUS.
Quem tem convênio médico ou tem a graça de poder pagar por atendimento particular, tem verdadeiro horror ao SUS (Sistema Único de Saúde). Quem depende dele, sabe o quanto é ineficaz. Mas também há muito desconhecimento sobre o assunto.
Uma confusão muito comum, que ouço muito as pessoas falando é que elas descontam um valor para o INSS do seu salário, portanto pagam pelo atendimento. Não deixa de ser verdade, pois o valor pago ao INSS é que custeia a saúde no nosso país, além de outras fontes, mas quem não contribui para o INSS também tem direito ao SUS que é um atendimento universal, ou seja, qualquer cidadão brasileiro tem direito a ser atendido pelo SUS. Apesar de ser um país de 3º mundo, e onde a corrupção ainda reina absoluta, é um dos poucos países que oferece atendimento gratuito em seu sistema público de saúde.
SUS - Você ainda vai precisar dele.
Mas fala-se tanto na ineficácia do sistema, porque uma atriz que goza de certa fama e prestígio no exterior, vivendo num país como o Canadá quer voltar ao Brasil? Além é claro do aspecto afetivo, de estar próxima da família, no Canadá ela não tem direito aos medicamentos de graça como temos aqui.
Mas detenhamo-nos ao atendimento. O SUS é completo e cobre qualquer tratamento de saúde. Se por ventura não cobrir, o Ministério Público garante que haja o atendimento e o recebimento das devidas medicações. Tá, pode não ser assim tão fácil, mas exigindo-se nossos direitos eles são respeitados.
Nos Estados Unidos, por exemplo, se você não tiver seguro de saúde, morre na porta do hospital, literalmente, sem dó nem piedade.
E onde é que está a falha do sistema? Na opinião, além da já citada corrupção que escoa verbas em cifras astronômicas nas mais diversas esferas do serviço público, é nos convênios e nos próprios médicos que reside a raiz do problema.
Esse fator complicador existe porque alguns médicos não atendem os pacientes do SUS com a mesma dedicação com que o fazem para aqueles que possuem convênios ou pagam pelo atendimento particular. E fazem isso sem levar em conta o juramento de Hipócrates que todo médico profere ao se formar:
"No momento de me tornar um profissional médico:
        Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da Humanidade.
        Darei aos meus mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos.
        Exercerei a minha arte com consciência e dignidade.
        A saúde do meu paciente será minha primeira preocupação.
        Mesmo após a morte do paciente, respeitarei os segredos que a mim foram confiados.
        Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da profissão médica.
        Os meus colegas serão meus irmãos.
        Não deixarei de exercer meu dever de tratar o paciente em função de idade, doença, deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação político-partidária, raça, orientação sexual, condições sociais ou econômicas.
        Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da Humanidade.
        Faço essas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra."
Além disso, falta uma imensa vontade política para fazer dos hospitais públicos locais dignos de atendimento a seres humanos. E essa vontade política (ou a falta dela) são assunto par outro imenso post, por isso não vou entrar nesse mérito agora.
Eu conheço bem as duas pontas deste novelo: moro em uma cidade onde o atendimento é deficitário, faltam médicos e estrutura, sobra má vontade aos profissionais existentes. Em contraponto, faço meu tratamento médico no HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) onde o atendimento é excelente e a estrutura idem. O problema é que com a falta de especialistas e estrutura no atendimento das cidades do interior, os hospitais da capital, com melhores condições, sofrem com o acumulo de pacientes.
É um assunto para ser muito debatido, principalmente em época de eleições, para que sejamos capazes de escolher candidatos que se comprometam verdadeiramente com esta questão.

============================================

Passei vários dias sem o PC, por isso me abstive de comentar em outros blogs mesmo lendo tanta coisa interessantíssima por aí. Perdoem minha ausência, mas se fosse comentar tudo, não teria tempo de ler tudo e como acho mais importante saber o que está acontecendo do que dar o meu pitaco....

Boa semana à todos!!!

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Infelizmente o atendimento no SUS está longe do ideal, porém ainda se encontram pessoas de boa vontade, sem esquecer que o sorriso e a boa educação abrem as portas mais inóspitas e isso acredito que você tem de sobra. Boa semana.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Tuka
    Tem selinhos esperando por você lá no blog ! Beijinhos e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu sou uma defensora do SUS. Não tenho convênio médico e tbem não posso pagar tratamento particular e o q me resta são os velhos e bons Centros de Saúde e Pronto Socorros. Minha cidade é privilegiada com o melhor hospital da minha região, atende a todos muito bem. Não posso falar mal dos atendimentos q recebi (e olha q já foram muitos! Sou mãe de um menino com rinite alérgica q vive em crise). É claro q na TV vemos muitos problemas, q devem ser solucionados é claro, mas tbem não gosto muito do comportamento da mídia, principalmente a televisiva, q só mostra coisas ruins. Sei q todos os dias acontecem coisas boas e q deve ter vários casos bem sucedidos do SUS por aí, mas não é interessante mostrar coisas boas né, coisas ruins e catastróficas dão mais Ibope!
    Bom, concluindo esse comentário imenso, rs, eu estou satisfeita c o atendimento dispensado a mim e a minha familia pelo SUS (pelo menos por enquanto), aqui em Cafelândia, interior de SP, tudo corre perfeitamente bem ^^
    Beijos Tuka, fique com Deus, ótima semana =*

    P.S.: Eu gostaria q vc deve desse seu pitaco qualquer dia desses lá no meu blog =)

    ResponderExcluir
  4. Tuka muitas vezes ter plano de saúde já me deixou mais braba do que usar o SUS. Já fui muito bem atendida por hospitais públicos em Campo Grande-MS, meus pai em Sao José do Rio Preto também tem conseguido (com tempo de espera) realizar tratamentos. bjs querida....
    tb quero um pitaco no meu blog! hehehe

    ResponderExcluir
  5. Tuka vc está super super super certa!
    Mas realmente é muito complexo! E muitas coisas devem ser levadas em consideração!
    beijocas,
    mari

    ResponderExcluir
  6. Tuka, ótima colocação. Nossa saúde ainda é muito precária e faz com que as pessoas sintam aquilo não como um direito mas um favor que o Estado lhes presta.

    Como vc disse é um assunto tão extenso e complexo, por ter tantos ângulos a serem analisados.

    Mas eu acredito que tudo poderia ser muito melhor se tivéssemos menos corrupção nesse país.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tuka, concordo com você, precisamos refletir muito sobre tudo isso, principalmente nos períodos de eleger nossos representantes, porque temos direito a saúde e educação de qualidade (embora não aconteça), isso é lei.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tuka, a saúde no Brasil tanto pública como privada deixam muito a desejar e se no primeiro caso falta estrutura, no segundo falta humanidade. Muitos médicos de planos de saúde são orientados a não pedir exames mais complexos e a população sofre entre o fogo e a frigideira.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Tuka vc está super super super certa!
    Mas realmente é muito complexo! E muitas coisas devem ser levadas em consideração!
    beijocas,
    mari

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...