Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A fruta não cai longe do pé

Ouço e falo muito esse ditado por aqui. Minhas crianças não são as únicas do mundo a serem parecidas com os pais, irmãos, avós e tios, mas eu adoro ver essas semelhanças e destacar as que são positivas.

Vamos além das semelhanças físicas, os olhos do papai ou o sorriso da mamãe, falo das semelhanças mais sutis, aquelas de comportamento, de gestos, de temperamento, de atitudes. Sempre me divirto muito com essas coisinhas. 

As gêmeas, iguais e totalmente diferentes, tem traços de personalidades que se parecem muito com a irmã mais velha, como se fossem duas metades dela. Já a pequena é mais parecida ainda. Mas as quatro são frutas de uma mesma árvore, e frutos que não caíram longe do pé.

Teimosia, timidez, a mania de independência que todas elas tem em maior ou menor grau, (sabe aquela teimosia em fazer sozinha coisas que ainda não são capazes de fazer?) o gosto pela música, de ouvir e contar histórias, a brincadeira de falar ao telefone (andando pela casa e gesticulando), palavras que repetem, gestos que imitam... Amo muito tudo isso!

Mas amo ainda mais as diferenças. Elas são tímidas, mas enfrentam as situações. Gostam de música, mas não são desafinadas como o papai, nem descordenadas e sem ritmo como a mamãe. E muitas vezes, em vez de repetir palavras e gestos, elas nos corrigem: "Não faz assim mamãe!" E é essa característica, que é delas, que mais me envaidece.

Uma árvore de carambolas, certamente não dará maçãs, mas pode dar carambolas diferentes, mais maduras, maiores, mais doces.

E vocês, que traços semelhantes percebem nos filhos?


Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Que delícia seu post amiga!

    Aqui Sofia tem mais do pai do que de mim...
    É mais flexível, puxou ao pai.
    Impaciente, totalmente a mãe.
    Se irrita fácil, totalmente mãe.
    É super caseira, muvuca não é com ela, isso é mto do pai...

    E por aí vai...

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  2. Ai q delícia... cada vez eu tenho mais vontade de ir ai...
    qqr dia largo tudo ai e pego um bus em direção à sua cidade...rs

    Dizem que minha personalidade é muito parecida com a do meu pai.
    Engraçado que a minha irmã até falou isso hoje...rs

    falo igual, brigo igual, reclamo igual.. e a maioria das coisas que ele critica, eu critico igual sem nem saber...rs

    saudades Tuka
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Meninaa.... adorei o post!

    Taí uma coisa que me intriga muito! Minha mais velha não é filha de sangue do meu marido, mas apenas pela conviência diária ela pegou o jeito e gostos dele a ponto do povo na rua dizer "sua filha parece muito com vc!" Mas ao mesmo tempo a genética tb fala mais alto, ela tb tem trejieitos IGUAIS do pai que ela não convive tanto pq mora em BH. O mesmo jeito de andar, de mastigar, apesar dela ser a minha cara o vejo muitas vezes nela.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Meu filho tem muito de mim...
    É meigo, sem paciência e um tímido quando ainda não está ambientado ao local ou às pessoas. Acho que vai ser um "rádio" como o pai, falando o tempo todo... e do lado paterno também herdou a teimosia, embora eu também seja teimosa. Mas há uma coisa que me orgulho que ele tenha herdado de mim:o sorriso fácil... está sempre sorrindo o meu bebê... beijinhos amiga e uma ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post.

    Fisicamente, meus filhos se parecem com o pai. Já de temperamento, a Bia é o pai dela to-di-nho. Tudo. Sabe o que é tudo?

    Já o Otto tem o temperamento mais parecido com o meu: intempestivo, agitado, não guarda rancor...tal qual eu era quando criança...

    Mas o melhor mesmo é perceber as próprias qualidades deles. Isso é muito mais gostoso!!!

    ResponderExcluir
  6. quando lei seus escritos me imagino lendo um livro muito indicado por todos, daqueles que a gente nunca vai conhecer o autor! Tudo é escrito de uma maneira tão doce e ilusoriamente real que marca direto lá no fundo da alma. Sim, também aqui as frutas não caíram longe do pé, quase caíram em cima!!!!!!!!!!!!!!
    Amo você!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tukinha,sempre bom demais ler seus posts...
    Aqui os dois são a cara do pai(apesar do Dan ser moreninho)...tão parecidos q na hora q o Daniel nasceu,a pediatra q já cuidava da Su falou logo: "pode fazer outro q este é a cara do Sandro tbém,rsrsrs)
    A Su tem meu temperamento,se ñ gosta de algo fecha a cara na hora,faz careta,por isso temos brigas incríveis,parece que somos irmãs,mas é festeira,badaladeira (eu e o pai já ñ somos),é tbém religiosa(como eu) e preocupada com todos(às vezes tenho q desligá-la dos problemas)...ah!brincamos q Su é uma mistura da minha sogra com minha mãe (controladora e mandona coitado do marido dela)
    Daniel é amoroso,carinhoso (como eu e o pai somos),mas tem um gênio(acho q pegou da minha mãe),teimoso e adora ler(eu e o pai) e vídeo game(o pai)...
    Enfim acho que eles vão mesclando a própria personalidade,com o que passamos de nós para eles...
    O que me impressiona muito e meu marido sempre fala,é como o Daniel parece com meu pai,falecido qdo Dan tinha 6 meses,o jeito de olhar,de falar,muito incrível...
    Bjs,Tuka!!!

    ResponderExcluir
  8. Sabe Tuka, eu nunca convivi com meus pais biológicos, apesar de os conhecerem. Minha mãe de criação os conhece (é tudo da mesma família, uma zona! kkk) e sempre diz que, mesmo sem conviver com eles, eu tenho muitos trejeitos por parte de pai e mãe. E olha que não existiu convivência hein!

    Interessante isso!

    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, esse post caiu como uma luva para resposta do comportamento do meu filho. Ele é igualzinho a mim! Sempre fui mto teimosa e até hj sou rs... (sou ariana, super impulsiva)só faço o q quero, marido sempre reclama disso e ainda diz q Henrique puxou a mim. Parece q estou pagando agora rsrs...
    Obrigada pelas dicas lá no post, estou tentando ter mais paciência,é difícil mais vou por esse caminho q parece ser o certo mesmo.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Ah, sempre penso em quais as características que minha doce Isabela herdará (ou copiará) de mim ou de Jandira... E digo isso não porque quero que ela cresça logo (acho que me entendeste errado, não tenho pressa em vê-la crescer jamais... Mas não achei meu comentário para reler e ver de onde tiraste isso, rs), mas, simplesmente, porque ela só 1 ano e 1 mês!

    Linda postagem: ver os filho crescendo em torno do "pé" é realmente um milagre divino...

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Sabe Tuka, eu nunca convivi com meus pais biológicos, apesar de os conhecerem. Minha mãe de criação os conhece (é tudo da mesma família, uma zona! kkk) e sempre diz que, mesmo sem conviver com eles, eu tenho muitos trejeitos por parte de pai e mãe. E olha que não existiu convivência hein!

    Interessante isso!

    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  12. Tukinha,sempre bom demais ler seus posts...
    Aqui os dois são a cara do pai(apesar do Dan ser moreninho)...tão parecidos q na hora q o Daniel nasceu,a pediatra q já cuidava da Su falou logo: "pode fazer outro q este é a cara do Sandro tbém,rsrsrs)
    A Su tem meu temperamento,se ñ gosta de algo fecha a cara na hora,faz careta,por isso temos brigas incríveis,parece que somos irmãs,mas é festeira,badaladeira (eu e o pai já ñ somos),é tbém religiosa(como eu) e preocupada com todos(às vezes tenho q desligá-la dos problemas)...ah!brincamos q Su é uma mistura da minha sogra com minha mãe (controladora e mandona coitado do marido dela)
    Daniel é amoroso,carinhoso (como eu e o pai somos),mas tem um gênio(acho q pegou da minha mãe),teimoso e adora ler(eu e o pai) e vídeo game(o pai)...
    Enfim acho que eles vão mesclando a própria personalidade,com o que passamos de nós para eles...
    O que me impressiona muito e meu marido sempre fala,é como o Daniel parece com meu pai,falecido qdo Dan tinha 6 meses,o jeito de olhar,de falar,muito incrível...
    Bjs,Tuka!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...