Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nem toda brasileira é bunda

Me apropriei da frase da letra da música "PAGU" de Rita Lee e Zélia Duncan porque ela ilustra bem o assunto que quero falar hoje, sobre o culto às celebridades. E o que é uma celebridade?

Quando eu era criança, eu ouvia falar de pessoas célebres, famosas e destacadas na sociedade por sua notoriedade profissional, como atores, cantores, esportistas, políticos, empresários... 

O que fazia uma pessoa ser célebre, (ou famosa como preferirem), eram seus feitos artísticos e culturais, sua atuação política, seus gols marcados, sua contribuição (não necessariamente benéfica) para a sociedade. 

Quando eu cresci um pouco mais, já ouvia falar em célebres socialities, ou seja, pessoas famosas por serem ricas e fúteis e algumas por sua invejável forma física, mulheres principalmente. Modelos de sucesso, artistas e outros, começavam a chamar mais atenção pela beleza (ou falta de) do que pelo trabalho.

Hoje em dia, fica-se mais famoso quanto mais sua vida íntima é exposta. 

Uma mulher é tão famosa quanto o tamanho do seu traseiro, geralmente de proporções inversas ao tamanho do seu cérebro. 

Políticos só ganham fama se são bizarros, ou se envolvem em muitas falcatruas, ou alguém aí tem ouvido falar de algum que tenha se destacado por obras de importante cunho social, ou por combater ferrenhamente seus colegas corruptos?

Esportistas, esses continuam bem cotados no Hall da fama, mas despertam maior interesse aqueles que tem no seu currículo algumas bebedeiras, um acidente violento de automóvel, duas dúzias de namoros-noivados-casamentos-casos e afins, algum episódio de dopping.

Atores, atrizes, cantores (as) e outros artistas são mais falados por terem perdido todos os quilos da gravidez em tempo recorde, por terem traído seus companheiros com outros pares também casados, por terem engordado 4 ou 5 quilos ou por terem (pasmem) envelhecido alguns anos, como se o tempo não fosse passar para todos e artistas tivessem a obrigação de serem sempre lindos. 

Ninguém quase fala daquela atriz que entrega a sua alma aos seus personagens, do ator que faz seu trabalho tão bem que a gente até acredita que ele seja exatamente igual na vida real, do novo CD daquele cantor, com letras magníficas e musicas boas de se ouvir, ou de como aquele menino joga bem futebol. 

É o escândalo, a vulgaridade, a bela bunda, os músculos e a falta de conteúdo que chamam mais atenção.

E de quem é a culpa disso? Certamente não é dos famosos, que querem mais é curtir a sua fama e os benefícios que ela lhes trazem.

A  culpa é nossa, que compramos revistas só para ler sobre o rompimento escandaloso de algum romance ou o início de outro, que fuxicamos a Internet, os jornais e revistas em busca das bizarrices alheias, dos escândalos dos  outros, do interesse crescente em saber quem casou com quem, quem se separou de quem, quem traiu quem com quem...

Me preocupo com esse culto às celebridades, não porque isso influencie na minha vida diretamente. Na verdade tô pouco me lixando pra essa palhaçada toda, mas me preocupo com minhas filhas, que tipo de ambições terão na vida? 

Será que desejarão serem conhecidas (nem que seja por meia dúzia) e amadas pelo que fizerem de positivo, pelo seu trabalho, sua contribuição para a sociedade, ou amor que dedicarem à suas famílias ou preferirão ser conhecidas pela sua aparência, fazendo dela seu único motivo de empenho, ou ainda pelo que fizerem de negativo para a sociedade e nocivo para si mesmas? Terei eu a capacidade de lhes passar valores verdadeiros diante de um mundo com noções de cidadania e civilidade cada vez mais distorcidos?

Mas ainda bem que existem as exceções. Tanto do lado de lá (das celebridades), quanto do lado de cá (nós, reles mortais) tem gente que age e que pensa diferente. Ainda bem que nem toda feiticeira é corcunda e nem toda brasileira é bunda.

E vocês, o que acham disso?

Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Muito bom esse texto!!!

    Parabens!!!!

    Falo tudo!!!

    Beijos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Trocandoideias Espacomulher18 de julho de 2011 10:57

    Hoje em dia uma bunda vale mais do que qualquer talento. vejo cada coisa absurda que realmente me incomoda. Cada cantor fazendo "sucesso" com cada musiquinha que tenho até vergonha de ouvir. Mas como vc disse, a culpa é nossa! O povo infelizmente "compra" esses artistas, aí fica difícil. As vezes abro alguns sites como o da Globo para ver notícias (importantes) e me deparo com chamadas do tipo "Fulana vai a praia com namorado" Fico me perguntando o que isso me interessa?!?!?! Mas deve interessar a muita gente senão não estaria lá. É uma vergonha!
    Bjss
    Dani
     
     

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Descobri seu blog a poucos dias e to adorando.
    Muito bom esse seu texto,concordo com tudo,infelizmente nos dias de hoje o que vale mais é a aparência.
    Beijos e fique com Deus

    diariodehabibah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, disse tudo nesse post.
    Infelizmente é assim mesmo q funcionam as coisas, a aparência vale mais do q qualquer coisa... triste isso.
    Mais vc tem razão quando diz q a culpa disso é "nossa". Uma vergonha mesmo.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. É verdade..tem coisa que dá até nojo. Mas vamos falar do lado positivo. Apesar de novela não ser um programa cultural veja o exemplo que a Cassia Kiss está dando na  Morde e Assopra..Tirou todos seus dotes de beleza  está ao natural sem maquiagem e ainda por cima colocaram  dentes falsos horriveis ...está dando um show de interpretação. Sem bunda  e peitos de fora...

    ResponderExcluir
  6. Eu ia até mencionar a Cássia Kiss neste post, pois ela tem feito um trabalho primoroso, comovente. Despoja-se de toda a vaidade em nome da arte. A legítima representante da parcela de pessoas que não se importam em serem famosas, mas sim em fazer bem o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu post,engraçado,a 1ª pessoa q lembrei foi da Cássia Kiss,trabalhando maravilhosamente,mostrando q ñ precisa da beleza externa para brilhar,lembro tbém da Fernanda Montenegro e tantos outros q deixam q os sinais do tempo se mostrem e são celebridas pelo trabalho que realizam...
    É lamentável as celebridades instantâneas que brotam a cada BBB,e as meninas sonham em um dia entrar pra um reality desses,e como vc bem disse,a culpa é nossa(bem,minha não q odeio esses fuxicos,rsrsrs)...
    Sabe por isso disse naquele post q sou um ET,aqui ninguém assiste essas porcarias e assim acho q vou filtrando um pouco e fazendo com que selecionem melhor como querem um dia serem célebres...
    Gostei muito do seu post,mas isso já é suspeito né??Te adoro!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Lembrar de casos como a "moça" da Uniban, que ficou famosa pelo vestido curto, arrancou uma grana da universidade, arrumou um padrinho misterioso que lhe pagou umas plásticas e enricou tirando fotos pra uma revista masculina. Muito esperta e pouco produtiva.... Isso me revolta. Nada contra uma moça bonita ganhar dinheiro com a sua beleza, mas é triste ver que ela não tem nenhum outro interesse na vida, de produzir nada...

    ResponderExcluir
  9. Vergonhoso, triste e certamente nocivo à todo mundo. bjs

    ResponderExcluir
  10. Vdd Rô, você é suspeita, nem merece crédito! rsrsrsrs to brincando, adoro seus elogios, eles me estimulam muito. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lamentável tudo isso que vemos ultimamente.
    A moça da Uniban que usou daquela situação absurda para se promover é o fim.
    Também questionava sobre o nível das músicas hoje em dia...o que faz sucesso, o que cai na boca do povo, são as músicas mais sem noção possível.
    Triste tudo isso.
    Deus proteja nossos filhos...
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...