Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O desfralde


Share

Cof, cof, cof... quanto pó neste blog! Faz tempo que não venho aqui. Mas vamos lá, deixa eu dar uma espanadinha aqui, outra ali... pronto! Agora vamos ao que interessa.

Sempre soube que o desfralde da Letícia seria complicado. Não por ela, que é bem esperta, mas por mim que não disponho de tempo para ensiná-la.

Para a criança entender a mecânica do uso do penico ou vaso sanitário, é preciso levá-la, deixar que se sente, se acomode e ter paciência de esperar que o milagre aconteça. Isso é complicado pra mim, pois enquanto estou no banheiro com ela, as outras duas estão aprontando.

Então, tentei o desfralde no verão, mas ela ainda não estava pronta. Quando a temperatura começou a cair, relaxei e me conformei em esperar até o próximo verão.

Mas eis que me surpreendi com a minha caçula. Quando ela se sentiu pronta, o milagre aconteceu.


Dia desses, eu na cozinha já iniciando os preparativos do almoço, ela vem e me diz que não quer mais a fralda. Nem dou muita importância e peço que espere um pouco. Mas minha pequena impaciente não espera nada, parou na porta do banheiro, baixou a roupa, puxou a fralda fora, vestiu a roupa.

Dali a pouco disse que queria xixi. Corri no banheiro, mas ela logo gritou: "EU!" - Ela mesma baixou a roupa e escalou o vaso sanitário (porque penico é coisa de bebê e ela já é uma mocinha) e ficou lá sentada, se achando a bolacha mais recheada do pacote. Mas não fez nada.

Um bom tempo depois, falou do cocô. Aí o papai correu e colocou ela no banheiro. Dali um pouquinho papai grita e mamãe sai correndo pra ver: FEZ! Depois de muitas sentadas improdutivas, finalmente o êxito. Foi uma festa! As irmãs vieram ver, todo mundo aplaudiu e ela ficou toda toda.

Mas é claro que não seria tão simples assim. Meia hora depois ela fez xixi em cima da minha cama.

O pontapé inicial foi dado, agora ela entende o que tem que fazer ali. Depois disso ela já pediu diversas vezes e já conseguimos vários xixis e cocôs no vaso. Mas não posso deixá-la sem fraldas agora, tá muito frio e não há roupa (nem mãe) que chegue.

O importante disso tudo, é que foi sem estress, no tempo dela. Ela decidiu a hora em que queria experimentar e, tendo êxito, entendeu a moral da história. Como eu continuo sem forçar a barra e sem me estressar, ela também tá tranquila. Quando dá certo ela fica feliz e faz festa, quando não dá ninguém se estressa.


Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Que legal Tuka! Tão bom quando acontece assim de forma natural e sem forçar a barra! O Davi ainda não desfraldou e o que tenho escutado de palpite e pressão, não está escrito. Mas estou aguardando o tempo dele e sei que no momento certo o desfralde acontecerá.
    Bjs pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Sem pressão é muito mais tranquilo. É um aprendizado, como andar ou comer com a própria mão. Eles vão aprender. Na hora certa.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Parabéns á Letícia e a toda família pelo incentivo e respeito. Eu estou tendo dificuldades em tirar a fralda noturna do Erick, esta meio "roleta russa" e a estação não ajuda já que não posso me dar ao luxo de lavar cobertas pesadas diariamente, ele quer dormir sem fraldas então decidimos que por enquanto, duas vezes por semana, quando o tempo esta bom, ele dorme sem fraldas, de madrugada, quando o levamos ele não acorda de jeito nenhum, mesmo sem calça e sentado no vaso, que cena! mas vamos tentando...

    ResponderExcluir
  4. O legal é que está sendo natural e sem pressão. Daqui a pouco não está usando nem para dormir.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Tuka! Não faço ideia de como será o desfralde do meu Arthur rss... Faz tanto tempo que fiz isso que já não lembro mais... Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a sua mocinha Tuka! E a você e a família também pela paciência e trabalho em equipe! O desfralde quando é natural é mesmo bem melhor! :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa que maravilha, realmente não podemos apreçar as coisas!!
    Aqui em casa já tive sinais da pequena, mais nenhum tão obvio quanto o da sua!
    as vezes ela perde a paciência e sai andando, ai eu tô nessa de esperar o frio passar... hhauahauhauahahauhaahau
    beijo beijo

    ResponderExcluir
  8. q mocinha essa Letícia, heim, Tuka? sabe que comigo aconteceu algo muito semelhante. eu me lembro q qdo tinha 2 anos, cheguei pra minha mãe e disse que não queria mais chupeta. tinha essa memória da infância. aí esses dias perguntei pra ela e ela confirmou o fato...
    penso q no caso da Letícia, além do jeito e tempo dela, o exemplo dos irmãos tb pode ter influenciado, né?
    beijos e vê se não some!!
    Carol
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa foi muito tranquilo,ela foi no tempo dela,nunca dei trela p/ as críticas,pois essas existem...muito legal que a tua pequena já está dando os sinais de que está pronta,elas são muito fofas.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Tuka. O desfralde de joaquim está no processo. Mas, também não forcei. Ele começou a reclamar da fralda e eu não dei muita bola, até o dia em que ele pediu. Tem muito acerto, alguns erros e entendo completamente quando diz sobre roupas, frio e trabalho extra.
    Bjs
    Fabi (Mulher e Mãe)
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. A Luiza está começando a se incomodar com o cocô na fralda e avisa quando faz. Me disseram que é o começo da maturidade pra tirar a fralda... tô super ansiosa, mas vou ter que esperar o verão também e ela já estará com 2anos.
    Bjocas
    #amigacomenta
    Test Drive Mami

    ResponderExcluir
  12. Oi Tuka, a gente se surpreende mesmo com esses pequenos. Tuo fica mais fácil quando eles estão prontos, né?
    beijos

    Chris

    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. Oi Tuka,


    Aqui em casa tb estou no processo de desfralde da Cacá, pra xixi ja esta tudo certo mas, com o coco ela ainda não sente segurança e pede a fralda para fazer.
    É uma fase que exige paciencia e trabalho da gente mas, eu não encano não! Sei que uma hora ela se ajusta! rsrsrs


    Bjo!


    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pra elaaaaaaaaaaaa!!!! Delícia isso né???? Boa sorte aí, Tukinha!!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns!!! Venceu mais um desafio!

    ResponderExcluir
  16. Que lindaaaa!!! Confesso que estou esperando o inverno passar pra fazer o da Alice...rs

    Bjs
    Tati

    ResponderExcluir
  17. Aiii que legal... Parabéns pra caçulinha!!!
    Desfralde realmente é no tempo deles e agora elas está aí, toda prosa!

    Beijoss
    Karin
    www.mamaeecia.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  18. Menina este é um momento muito marcante mesmo... é uma conquista enorme pra nossos Pequenos... é mágico como eles transformam e mudam cada dia!!!
    Parabens pra vocês!!!
    Bjs
    Falou Tchau!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...