Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sem comentários!

Outro dia vi minha amiga blogueira Mari Hart (Blog Diário de uma mãe polvo) falando sobre os visitantes fantasmas do seu blog. Na ocasião, ela falava que embora receba algo em torno de 2mil visitas diárias, os comentários se resumem a meia dúzia. No meu blog que recebe 1/3 de visitas do dela, o formulário de comentários às vezes fica às moscas.

Não deixei comentário (ops!), mas fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a algumas conclusões baseadas em minha própria experiência.

Eu ando tão estimulada a comentar em blogs, como estou em blogar (ou seja, nível próximo de zero) então não tenho comentado muito mesmo. Nem quando o assunto me interessa.

Comentarios

Um dos motivos que me levaram a esse desinteresse todo é a tal da lei da reciprocidade. É uma lei não escrita, onde subentende-se que todo mundo que comenta espera uma visita de retorno. Não tenho nada, absolutamente, contra isso. O que me incomoda é só receber comentários de blogs onde comentei antes ou parar de receber comentários de alguém que os fazia regularmente só porque falhei algumas postagens suas.

Nada contra em visitar os blogs de quem me visita, mas me reservo o direito de comentar naqueles cujo assunto tem a ver comigo, onde tenho uma opinião a respeito. Não gosto de comentários “genéricos” ou superficiais, já fiz muito isso para manter a política de boa vizinhança e isso acabou por me tirar tempo e acabar com o prazer de comentar e até mesmo de ler os blogs dos quais mais gosto.

Também fiz parte de grupos de blogueiras, isso foi muito bom pois me fez conhecer pessoas incríveis e blogs muito bons, mas acabou por criar uma obrigação de comentar em blogs que nada tem a ver comigo. Não que sejam blogs ruins, muito pelo contrário, mas falam de uma realidade muito diferente da minha. Ler vez ou outra pode ser legal, mas todo dia e por obrigação… Não, muito obrigada!

CB5

Sei que às vezes é legal alguém passar pelo blog só pra dizer um “oi”, mas que isso seja espontâneo e verdadeiro. Se ninguém mais ler o meu blog, paciência. Significa que preciso escrever melhor, mudar os assuntos, melhorar muita coisa. Mas se meia dúzia ler, que seja porque gosta, porque se identifica, porque aprende alguma coisa.

Nem só de comentários vive um blog. Recebo muito mais feedback anônimo (ou que ficam no anonimato) por email, msn, mensagens privadas nas redes sociais e até pessoalmente. Gente que não sabe ou não quer comentar abertamente mas se recusa a fazer comentário anônimo até porque deseja uma resposta.

O comentário é um carinho que a gente recebe e é muito bom sim. Mas é melhor quando é sincero e descompromissado. Por isso parei de me preocupar com a quantidade de comentários ou até se eles existem. Sei que independente deles, meu blog atinge positivamente muitas pessoas e é isso que realmente importa.

Depois de tudo isso, pode parecer um contrassenso o que vou dizer, mas… COMENTA AÍ!

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Olá Tuka,
    Estou completamente de acordo com cada palavra tua. Os comentários são sim um carinho e por isso mesmo só fazem sentido quando realmente se tem algo a dizer :) nem que seja um olá... mas um olá sincero.
    E claro que é normalissimo haver assuntos aos quais não temos o que opinar por vezes por não ter a ver conosco ou simplesmente porque nunca pensamos no assunto.
    E muitas vezes nem é a vontade que nos deixa mudas e distantes desta caixinha de comentários a falta de tempo também tem a sua culpa...

    E eu já fazia um tempo que não comentava por aqui

    Tenha uma óptima semana :)

    ResponderExcluir
  2. Tuka, eu mais do que concordo com absolutamente TUDO isso!!!

    Eu também comento porque e quando eu quero, se estou com vontade..... comento e leio o que me interessa. E não sou menos feliz porque não tem comentários no meu blog ou pq tem menos do que tinha antes.... escrevo para quem quiser ler, e não quero que leiam por obrigação também. Chega disso.... e também, mtas vezes leio posts muito bons de amigas e não sei o que dizer, prefiro ficar quieta do que ser puxa-saco genérica ou concordar com tudo... estou nessa fase, leio só o que me agrada!! E vc eu leio sempre.... mas nem sempre comento... rsrs...

    E é isso mesmo, comentar blogs não é troca de favores... faz quem quer.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Tuka, estou bem assim... Seu texto é um pouco meu (com sua licença rs). Eu também não comento muito, por falta de tempo, por falta de vontade... Concordo que comentário tem que vir naturalmente e não para cumprir uma rotina. Muitas vezes gosto bastante do que leio em outros blog, mas nem sempre sinto vontade de comentar então não faço. Percebo quando as pessoas deixam comentário no meu blog e não leram o texto rss.. Os tais comentários genéricos rss... Os tais que servem para qualquer tipo de post.

    Beijos

    Flavi

    PS: Não esqueci do seu layout, logo trago notícias.

    ResponderExcluir
  4. Ô Tukinha saudades de tu que me cutuca no Fb =)
    Linda eu desde que fechei o blog, não visito blogs, mais não porque fechei o blog, e sim pela falta de tempo, exatamente porque comentava em TODOS os blogs que lia, e em todos que me visitavam, chegou o tempo em que não dava conta e me sentia mal, em não deixar aquele bizú para blogueira, e por fim parei, fechei tudo, quase não uso mais Twitter, Facebook, e blog. Mais isso não significa que desfiz as amizades virtuais, apenas priorizei outra fase.
    bjs
    Fanny

    ResponderExcluir
  5. Tuka, gostei muito do seu texto e concordo com você que comentar só por comentar, não e legal. O gostoso é quando a pessoa se identifica com o que escrevemos e deseja expressar através do comentário o seu apreço.
    Confesso pra você que por inúmeras vezes tentei comentar aqui no seu blog com o meu link e com o do Recanto também, mas não consegui. Umas 2 vezes escrevi cometários enormes e não entrou... sei lá, dava um tipo de erro. Daí vim aqui outras vezes e não comentei...rsrsrs... medo de escrever e novamente dar erro. Hoje estou tentando novamente e espero que ENTRE esse comentário...rsrs.
    Você é muito querida, gosto do teu blog e também gostaria de dizer que não fico chateada quando tenho poucos comentários no meu blog, ou no meu post no recanto. Acho que temos que escrever e as pessoas são livres pra comentar ou não. E igualmente a você, também não ando com muito tempo pra comentar. Gosto muito de fazer isso... comentar, mas nem sempre consigo.
    Beijos querida e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apreço Cida! Também gosto muito de comentar, mas gosto de REALMENTE dizer algo,se não tenho uma opinião formada ou não entendo muito bem do assunto, prefiro não fazer. A falta de tempo também é um entrave, infelizmente.

      Bjks

      Excluir
  6. Oi Tuka, também acho que você está certíssima! Todos temos tempo corrido. Eu só leio o que me interessa e nem sempre tenho vontade de comentar. Quando comento, gosto de ser sucinta (porque tem gente que escreve um novo post no Comentário... Rs!). Mas é muito bacana quando você vê as pessoas participando e mostrando que estão ali. E nao podemos esquecer que adoramos elogios!!!
    Mas o que sinto é os leitores querem ser rápidos. Ler e ir embora e temos que aprender a conviver com isso, porque hoje ninguém tem tempo para nada.
    Beijos!

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com

    ResponderExcluir
  7. Tuka querida, não podíamos deixar de comentar nesse post: "Sem comentários" rsrsrs. Muuito bom por sinal!!!
    É verdade, nem sempre temos condições de comentar em todos os posts. Quando comentamos em nome de uma equipe, por exemplo, evitamos posts polêmicos, pois a que está comentando pode ter uma opinião diferente das demais. Comentamos mais em posts lights. Se é polêmico, que cada uma que desejar comente no seu nome.
    Outra coisa, também não gostamos de comentar quando não entendemos o assunto. Pra não falar "besteira"...rsrs.
    Então você está suuuper certa. Continue escrevendo, independente de comentários. E continue nos visitando, mesmo que não comente...rsrs.
    Beijinhos das mamães da Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  8. Oieee,

    Ah, sabe, eu gosto de ler os blogs do grupo Amiga Comenta, sempre tento comentar em todos que deixam seus links, é claro que ás vezes, não dá, ou simplesmente não tenho interesse, se não tenho nada positivo pra dizer, eu nao digo nada! rsrs
    Mas, de uma maneira geral, procuro sempre deixar um recadinho pq fico pensando na pessoa que escreveu, eu sei q receber um comentário é muito bom e por isso, sempre comento!
    Não fico exigindo muito não, sabe? Tem pessoas que comentam sempre, tem pessoas que nunca comentam, tem pessoas que somem, depois voltam e tá tudo bem!!
    Sei lá...rsrsrs

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  9. Pensei no que vc e escreveu, tb faço isso, comento aqueles que gosto. Não dá tmepo de visitar todos, mas de vez em quando vou em alguns, outros dias em outros.

    Conheci seu blog atrás da Cléo Moretti

    Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...