Ache aqui o que você procura!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sobre novelas

Com a “comoção nacional” que foi o final da novela Avenida Brasil e com o início de mais uma saga do horário nobre, muitas discussões foram levantadas nas redes sociais.

Eis que resolvi dar minha opinião sobre o assunto.

Há quem diga que novelas são “lixo cultural”. Pode até ser. Mas as novelas só retratam a nossa sociedade. Pode não ser um retrato fiel, afinal se tratam de obras de ficção, mas tudo o que é mostrado ali, vinganças, ambições, casais polígamos, traições, corrupção, piriguetes e tudo mais, não foram inventadas pelos autores de novelas. Ao contrário, eles se inspiram na vida real para criar os seus folhetins.

Na literatura clássica, ou mesmo na contemporânea, dita como cool, também tem isso tudo e mais um pouco. Só o formato é que é diferente.

O que tornam as novelas um verdadeiro lixo cultural é a falta de senso crítico de quem as assiste. Tomam o que veem na TV como verdades absolutas ou comportamentos a serem seguidos, imitados.

E essa falta de senso crítico, na minha humilde opinião, começa quando os pais proíbem os filhos de assistirem à TV em vez de assistirem juntos e discutirem os temas expostos.

familia-tv

Respeitadas as faixas etárias, aquilo que cada idade tem capacidade pra entender, é uma boa fonte de inspiração para conversas familiares, onde os pais questionam os filhos sobre o que estão vendo e colocam para eles o que é certo ou errado, apresentam seus valores, propõem alternativas aos comportamentos nocivos dos personagens. Em síntese, novelas ou outros programas de TV são uma ótima maneira de se preparar os filhos para o mundo real, aquele que eles enfrentarão do lado de fora da porta de casa.

Sinceramente, me acho inteligente demais para ser iludida por romances, para ser induzida a comprar isso ou aquilo, para ter meu comportamento alterado por uma novela. Ao contrário, acho que muitos assuntos abordados nas novelas são relevantes e nos levam à reflexão e essa sim – a reflexão – pode nos levar a mudar nossas opiniões e a mudanças de atitudes.

Outro comportamento que acho errado com relação às novelas, são pessoas que deixam de fazer qualquer outra coisa na vida porque TEM QUE assistir à novela. Em tempos de internet, perder um capítulo - ou dez – não deixa ninguém desatualizado da trama. Ficar preso à novela é que afeta o discernimento.

Quanto ao final de Avenida Brasil, achei muito bom. A vilã se arrependeu, mas não ficou boazinha da noite para o dia, continuou azeda e estúpida, o que deu mais realidade, mais humanidade à ela.

E não há como negar que esse “lixo cultural” é feito com muita qualidade e nossas novelas são as melhores do mundo.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Amei Tukinha!
    Amo novelas e amo TV...Confesso que por causa de determinados capítulos não arredo o pé de frente da tv,corro pra preparar o jantar antes de começar e fico linda e diva sentada pra assistir.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Também faço isso Vanice, mas só em alguns. Quem nunca? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lembra da propaganda antiga da Tostines?
    Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho??

    Acho que a questão entre as novelas e a realidade entra aqui também........

    Não sei bem sobre o assunto porque faz mto tempo que não vejo uma novela.... não me agradam. Mas realmente as nossas novelas brasileiras são as melhores do mundo!!! Eu já fui fã, mas agora não tenho mais paciência.

    Adorei seu texto, como sempre!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não sou noveleira. Não gosto do gênero, mas sempre assisto ao último capítulo das "novelas das 8". Fico irritadíssima quando algumas pessoas se sentem seres superiores porque não veem novela. Queria saber o que elas fazem de tão culto na hora da novela... Muito preconceito.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...