Ache aqui o que você procura!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Outubro Rosa


Vi esta blogagem coletiva em alguns blogs hoje e achei que deveria escrever algo sobre o assunto. Não sei de onde partiu a idéia desta blogagem, mas li sobre ela no blog Desconstruindo a mãe e no TPM moderna.



Como surgiu: O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Quem me segue há algum tempo, sabe que perdi minha Dinda há pouco mais de um mês, falei sobre isto no post intitulado "Não há depedida sem dor". Ela teve um câncer de mama. Tratou, e quando achou que tinha acabado, apareceu metástase no cérebro. Fez novo tratamento, mas as medicações pesadas e o tempo de internação e também o fato de ser uma pessoa muito dinâmica e ter ficado muito tempo acamada, fez com que ela tivesse por duas vezes embolia pulmonar, na segunda vez, foi fatal.


No caso dela, e em alguns outros que tive notícias, de pessoas próximas, nem toda a informação foi útil, pois ao perceberem pequenos nódulos em seus seios, ficaram caladas, paralisadas, talvez pelo medo, talvez por uma sensação de onipotência, mas o certo é que demoraram muito a procurar o médico e essa espera foi determinante para o desfecho trágico da questão.


Então eu percebo que não basta conscientizar as mulheres (e os homens!) da importância do auto-exame e nem da mamografia anual depois dos 40 anos. É preciso conscientizar da necessidade de uma consulta médica periódica ao médico e de se relatar qualquer anormalidade encontrada.

Então #ficaadica, faça o auto-exame, consulte seu médico regularmente, peça para fazer a mamografia anualmente após os 40 anos ou antes se você teve casos na família. Não se descuide de você!


Por: Tuka Siqueira / @TukaSiqueira
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. No início do ano em um exame de rotina, descobri dois nódulos no seio direito.
    Fiz exames, biópsia. Felizmente apenas fibras que se organizaram no meu seio.
    Como falei na época com meu ginecologista e depois com o mastologista, sempre fiz o auto-exame e nunca senti nada. Mesmo agora sabendo da existência dos dois, continuo com o toque e não os sinto.
    Segundo os dois, os nódulos que sentimos já estão grandes. E teoricamente podem ser algo mais grave.
    Tanto que hoje não existem tantas campanhas para o auto-exame e sim para o exame de Mamografia.
    Irei continuar no auto-exame, fazendo o controle com exames dos meus nódulos.
    Beijos,
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  2. Oi Tuka :)
    Também já tive uma pessoa muito próxima que faleceu devido ao Câncer de mama. Infelizmente não é uma doença que se evita, mas quando diagnosticado no início as chances de se recuperar são bem maiores. Temos sim que ficar atentas.

    Beijinhos e adorei seu comentário lá no blog "É impossível ser feliz todo o tempo, mas saber se recarregar de energias nos momentos mais felizes para enfrentar os momentos de crise é um dos segredos de uma união duradoura." Você sempre muito sábia em suas palavras.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...