Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Televisão

Sou do tempo da TV à lenha. Tínhamos uma TV p&b enorme, caixa de madeira, com um tubo de imagem imenso e enormes válvulas que precisavam "esquentar" antes que a TV ligasse de verdade.

Sempre gostei de assistir televisão. Quando criança, lá pelos meus 3 anos de idade, costumava ficar alguns momentos sozinha em casa. Não gente, minha mãe não me abandonava pra dançar funk não! Pra não me acordar cedo quando ela e o pai saíam pra trabalhar, ela deixava a chave com uma vizinha (Dita querida, que saudades!) e eu ficava dormindo. Quando acordava, ia até a cozinha e pegava minha mamadeira que ficava pronta em cima da mesa e me sentava na sala à espera da vizinha. Até que aprendi a ligar a TV que me fazia companhia até ela chegar.

Tenho na minha memória programas como vila sésamo, TV globinho, muppet's show, desenhos animados da Disney e Hanna Barbera. Mais tarde, meu encantamento com a TV era suprido com a sessão da tarde, onde assisti muitos filmes de Chaplin, Gordo e o Magro, Os três patetas, Jerry Lewis além dos filmes da Disney que passavam aos domingos num programa chamado Disneylandia. Também gostava do Domingo no Parque, parte infantil do programa do Sílvio Santos e dei boas risadas com Os Trapalhões e curtia o Cassino do Chacrinha. Houve uma época em que passavam séries como Chips, Casal 20, Ilha da Fantasia, Profissão Perigo, (MacGyver) entre tantos outros.

Minhas filhas não assistem muita TV, mas olham diariamente Dvd's com filmes de animação infantis que elas adoram, no meu tempo de criança não tinha disso. Ao contrário de muitos pais que simplesmente proíbem os filhos de ver televisão, eu prefiro que se for para assistirem, que seja junto comigo, assim posso ir explicando o que daquilo tudo que estão vendo é certo ou errado.

Continuo gostando muito de assistir TV, embora não exista hoje  nenhum programa que eu goste muito, e nenhum que consiga assistir inteiro por causa das crianças, mas a TV continua a me fazer companhia, gosto de ouvir o barulho dela quando estou em casa.

E vocês, qual sua relação com a TV? Como fazem com as crianças?





.
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Tukinha,vc sempre puxando da memória né??Adorei estas recordações,via todos estes programas q citou e adoro o Jerry Lewis,até hj,morria de rir com todos os filmes...muito bom...
    Aqui em casa tv ligada praticamente o dia todo,assisto aos jornais e amo séries de TV tipo House,The Mentalist, Lie to me,O encatador de Cães e filmes,muitos filmes...
    Filhotes gostam muito tbém,controlo os filmes e alguns desenhos,mas Daniel ama os Simpsons q alguns acham impróprio,mas eu vou falando pra ele o q é o certo...Por vezes a tv está ligada sozinha,cada um em um lugar da casa(q é pequena) e ele correndo atrás da gatinha,mas se desligar tem sempre um q grita "eu tô vendooooooooo"...rsrsrsrs grande bjs,sempre sua fã...

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa não assistimos novelas, nem noticiarios...
    a tv fica ligada oo dia todo... ainda que só pelo barulho... como temos sky olhamos os desenhos dos canais.. Discovery kids, Nick Jr., Disney Jr. e os canais de luta(combat) e algum filme legal (comedias romanticas)
    acho que os dramas, as apelações sexuais, as tragedias que as novelas passam podemos ser poupados...
    sinto saudade de novelas como Eramos seis...
    Eu era pequena quando passou a reprise, mas não perdia um capítulo!
    as noticias eu e o marido acompanhamos pela internet.. assim as crianças podem ficar a parte desse mundo que esta cada dia pior...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vc tão novinha e é da época da TV a lenha? Brincadeira né Tuka?
    Na minha época de criança, pelo fato da minha mãe ser evangélica não tinhamos TV em casa, desse modo eu assistia a do vizinho, numa brecha que tinha na telha...Risos..
    Eu amava o sitio do pica pau amarelo, e bum bum bum castelo ratimbum...Não tive uma infância bacana, desse modo não tenho muito o que contar...bjs

    ResponderExcluir
  4. Quando criança assistíamos desenhos como o Pica-pau, Tom e Jerry.
    E novelas das 6 pq ás 19h já tava na hora de dormir.
    Agora assisto de tudo, adoooooro séries, novelas e afins.
    Quanto ao JP ele assiste desenhos. Ele tb é muito pequeno para mais que isso. Está na fase da repetição então já viu né, a mesma coisa trocentas vezes.
    Beijos
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super curiosa pra ler esse post. Adoro quando os temas nos relembram os anos de ouro.

    Sempre fui fã de TV. E quando criança adorava Os Trapalhões, Kate Mahoney, A gata e o rato, Ilha da Fantasia...amava os filmes da sessão da tarde. O Grease, Footloose e os do Elvis Presley eram meus favoritos.

    Hoje, o marido não entende, mas sempre ligo a televisão mesmo que eu não esteja sentada, assistindo. É a minha companhia, como vc bem disse. Não vivo sem. E tb não proíbo para os filhos. Estou sempre por perto...a única coisa que é vetada são novelas e telejornal.

    Adorei, Tuka. Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Olá Tuka! Quero dizer que adoro teu blog!! Achei por acaso um dia e venho sempre aqui dar uma lida! Sou gaúcha como tu e estou morando em Cingapura com o maridão! Tenho tua idade, 40 anos! E lembro de tudo que vivi nos anos 70, que foram meus anos favoritos..era muito bom! Fiquei fã do Elvis Presley por causa dos filmes dele na sessão da tarde..ahhhh, velhos tempos nunca esquecidos! E mais o Sitio do Picapau Amarelo, etc! Meu nome é Cristina, desculpe escrever no anonimo!! Sei que existem muitas Cristinas por ai, mas aqui fica meu registro! Parabéns pelo lindo blog e linda família! Tudo de bom! :) Abraço..Cristina A.

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa a Tv passa quase todo o dia ligada... Faz companhia pra mim e para o Di. ELe quando acorda aponta logo para a televisão. Adora ver desenhos animados, por isso a Tv aqui em casa está quase sempre em canais infantis a cabo. Tem um chamado babytv que é ótimo bem lúdico, educativo, com músicas. O Di adora. Hoje vejo mais canais infantis que qualquer outro coisa. Mas tb estou sempre de olho na Record Internacional para matar as saudades da terrinha. Não gosto muito da tv portuguesa. Vemos os telejornais e mal... beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Rogéria, obrigada por me prestigiar sempre! Aqui também gosto dos noticiários mas as novelas acompanho sem mais aquele interesse todo. Pra mim parece que todas as histórias já foram contadas.
    Jéssi, entendo sua preocupação com noticiários e novelas, também não acho legal para os muito pequenos, por isso distraio as minhas com os Dvd's para poder assistir.
    Bete, obrigada pelo novinha, nem vou comentar isso. Isso de assitir tv no vizinho meu marido chama de "Televizinho". rsrsrsr
    Ana, essa fase de repetição é uó, já perdi as contas de quantas vezes assistimos ao mesmo dvd antes de poder trocá-lo...
    Dani, já disse que temos muito em comum, vc me lembrou de outros que não lembrei na hora de escrever, mas também adorava!
    Cristina, adorei saber que tenho uma leitora em Cingapura! Volte sempre!
    Débora, tv à cabo é vida! Canais infantis e de filmes e séries era tudo o que eu queria! Mas ainda não temos aqui em casa...
    Beijos à todas e obrigada por deixarem seus recadinhos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu adoro TV.
    Já assisti mto mais do que assisto hoje.
    Sou viciada em séries, filmes...
    Sofia monopoliza hoje em dia, qdo dá deito no sofá e me acabo..

    Minha lembrança de programas infantis é com o Bozo, Vovó Mafalda, Tom e Jerry, Pica Pau...
    Tão bom!

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  10. Oiiie!
    Olha,confesso que n sou fã da tv nem do cinema...passo dias sem ligar,rsrs..Mas é indiscutivel que a programação de antigamente era beem melhor que a de hoje,isso é!! ;-)
    Marido e filho são adeptos da tv 24 hrs por dia..por aqui controlamos o que ele assiste,mas sei que com a idade isso um dia tem fim..ai ai ai!
    rsrs..Sabe,mesmo quando eu era criança eu n assisitia mt, mas me lembrei aqui de varios programas que assitia na minha infancia..legal relembrar isso aqui!!:D
    Beijos,otima terça!!!

    ResponderExcluir
  11. Tuka, aqui ela vive ligada, mas raramente vejo! É como se fosse uma compania, não preciso prestar atenção, rs... hj em dia não é mais como antigamente, os programas mudaram muito! ATé novela ñao se faz mais como antes, por isso tenho visto muito o canal Viva, rs! No mais o que vejo mesmo é metade da novela das 9 para o final, é o que dá com as tarefas do dia a dia!
    Bjkas queridona!

    ResponderExcluir
  12. Olá Tuka,
    Já deves saber a minha opinião sobre TV né? fiz uma série de posts sobre o assunto. Eu não tenho TV e o Leo com 20 meses vê no máximo uma vez a cada 15 dias um dvd, mas ele ainda não se interessa e eu não insisto.
    Gosto de um bom filme e fazemos por vezes as nossas sessões de cinema cá em casa, mas TV não consigo... gosto do silêncio e de pensar por mim e para mim TV é demasiado barulho e distração. Acredito que ter um tempinho enquanto as crianças vêem TV seja apetitoso mas eu prefiro coordenar o meu tempo de laser, descanso e a tratar do Leo sem a TV por perto.
    Um dia mais tarde se o Leo quiser ver não vou proibir e nessa altura pensarei como fazer, mas de momento não faz falta.
    Enquanto criança não vi muita TV pois adorava brincar na rua e na casa da árvore que tive durante anos...

    beijo

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de uma TVzinha, mas com a correria, mau consigo assistir a novela das 21:00 hs
    Quando pequena, adorava assistir domingo no parque, sítio do pica pau amarelo, xuxa e tudo quanto era desenhos.
    O Davi agora começou a se interessar pela TV e o que prende sua atenção mesmo são os DVDs musicais. Ele fica encantado.

    Beijos Tuka

    ResponderExcluir
  14. Eu tb sempre gostei de tv. Lembro-me do Bozo, Balão Mágico, Turma da Xuxa e Pica-Pau.

    Assistia bastante e nem por isso fiquei "emburrecida".

    Hj tb é difícil assistir pois aqui tb a tv fica só na Discovery Kids, mas sempre que posso assisto um filme ou série que gosto bastante.

    E concordo com vc, meus filhos podem ver tvdesde que eu esteja com eles vendo o que estão assistindo e aprendendo…

    Bjos

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo tem lembranças boas da infância em frente à tv e todas nós sentimos muita saudade do tempo em que ela era toda nossa, já que as crianças acabam monopolizando com programas infantis. Respeito muito a opinião e postura da Sofia, que já há algum tempo aboliu a tv de sua casa. Admiro quem consegue viver sem, pois eu não consigo, é um hábito tão arraigado quanto abrir os olhos ao acordar.

    Obrigada pela participação de vocês, cada opinião deixada aqui contribui um pouquinho para o meu crescimento como pessoa.

    ResponderExcluir
  16. Tuka, adorava todos os programas que vc citou! que saudade, rs!
    novela assistia pouco, so algumas, hoje em dia odeio novelas brasileiras, acho uma perda de tempo, meses e meses diarios de enrolacao e nao nos acrescentam nada.

    hoje em dia ainda adoro tv! bjka

    ResponderExcluir
  17. Ahhh não sou do tempo da TV a brasa não! Mas também tinha, e eu fiquei por muito tempo curtindo TV, sessão da tarde ou cinema em casa era os meus preferidos. Passava coisa boa naquela época.

    Meu filho adora futebol, mas acho que ele não gosta tanto de TV porque as vezes eu me empolgo e não dou atenção pra ele, que simplesmente vai lá e desliga e olha com aquela carinha mais linda do mundo como quem diz: Vem brincar comigo. Largo tudo e vou brincar com ele, feliz da vida. Quando ele deixa ligada a TV, é futebol na certa!!!

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  18. Ahhh não sou do tempo da TV a brasa não! Mas também tinha, e eu fiquei por muito tempo curtindo TV, sessão da tarde ou cinema em casa era os meus preferidos. Passava coisa boa naquela época.

    Meu filho adora futebol, mas acho que ele não gosta tanto de TV porque as vezes eu me empolgo e não dou atenção pra ele, que simplesmente vai lá e desliga e olha com aquela carinha mais linda do mundo como quem diz: Vem brincar comigo. Largo tudo e vou brincar com ele, feliz da vida. Quando ele deixa ligada a TV, é futebol na certa!!!

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  19. Aqui em casa não assistimos novelas, nem noticiarios...
    a tv fica ligada oo dia todo... ainda que só pelo barulho... como temos sky olhamos os desenhos dos canais.. Discovery kids, Nick Jr., Disney Jr. e os canais de luta(combat) e algum filme legal (comedias romanticas)
    acho que os dramas, as apelações sexuais, as tragedias que as novelas passam podemos ser poupados...
    sinto saudade de novelas como Eramos seis...
    Eu era pequena quando passou a reprise, mas não perdia um capítulo!
    as noticias eu e o marido acompanhamos pela internet.. assim as crianças podem ficar a parte desse mundo que esta cada dia pior...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Rogéria, obrigada por me prestigiar sempre! Aqui também gosto dos noticiários mas as novelas acompanho sem mais aquele interesse todo. Pra mim parece que todas as histórias já foram contadas.
    Jéssi, entendo sua preocupação com noticiários e novelas, também não acho legal para os muito pequenos, por isso distraio as minhas com os Dvd's para poder assistir.
    Bete, obrigada pelo novinha, nem vou comentar isso. Isso de assitir tv no vizinho meu marido chama de "Televizinho". rsrsrsr
    Ana, essa fase de repetição é uó, já perdi as contas de quantas vezes assistimos ao mesmo dvd antes de poder trocá-lo...
    Dani, já disse que temos muito em comum, vc me lembrou de outros que não lembrei na hora de escrever, mas também adorava!
    Cristina, adorei saber que tenho uma leitora em Cingapura! Volte sempre!
    Débora, tv à cabo é vida! Canais infantis e de filmes e séries era tudo o que eu queria! Mas ainda não temos aqui em casa...
    Beijos à todas e obrigada por deixarem seus recadinhos.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...