Ache aqui o que você procura!

domingo, 1 de maio de 2011

O dia do trabalhador e a Esclerose múltipla

Nada melhor do que o dia do trabalhador para falar neste assunto.

Maio é o mês mundial da E.M., e no dia 25 de maio comemora-se o Dia Mundial da EM.

Esse ano o tema escolhido para divulgação e pesquisa é "A EM e o Trabalho", com um enfoque sobre o papel que os empregadores podem desempenhar para permitir que pessoas com esclerose múltipla continuem a trabalhar, porque a gente sabe o quanto a EM pode atrapalhar o trabalho e o quanto colegas de trabalho e empregadores podem ser preconceituosos.

Lá no site oficial (http://worldmsday.org/) tem mais informações e uns vídeos bem legais que coloquei aqui para todos verem. Mostra que na verdade não perdemos nossa capacidade de trabalhar, mas que precisamos de compreensão e adaptação, coisas que só serão possíveis se a doença não for um mito, um completo mistério para chefes e colegas.







Eu mesma poderia ter continuado a trabalhar se tivesse tido esse apoio. Oficialmente não fui demitida por causa da EM, mas é óbvio que a alegada queda na produtividade e falta de atenção poderiam ser facilmente dribladas se houvesse alguns ajustes, pois evitando-se a fadiga, ou minimizando-a quando aparece, a cabeça certamente funciona melhor. 

O fato de eu ter tido um monte de crianças poderia causar problemas logo adiante? Talvez sim, mas minha intenção era colocá-las na creche e continuar a trabalhar. 

Interrompendo o trabalho e ficando em casa só cuidando das crianças, minha mente se fechou para o resto. Mudei o foco e desaprendi tudo o que sabia. Os aspectos cognitivos já abalados pela doença em si, pioraram muito devido à depressão causada pela perda do emprego e todas as dificuldades geradas por isso. 

Ouso dizer que a perda do emprego (e principalmente da confiança e apoio)  foi mais danosa para minha deficiência cognitiva do que a própria E.M.

Voltar a trabalhar fora agora, é praticamente impossível.

Mas trabalho bastante em casa, pelo menos o tanto que posso. Por isso, pra mim e para todos, um Feliz dia do trabalhador! Um ótimo domingo e feriado à todos!




.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Nossa, Tuka... fiquei muito sensibilizada com os vídeos... acho que deviam ser amplamente divulgados, assim como a própria doença em si... Eu mesma, antes de te conhecer e o seu blog, não sabia nada... só conhecia a doença de nome... acho que a falta de conhecimento faz com que haja preconceito e falta de compreensão para com os portadores... e isso em todos os níveis... e especial no campo de trabalho. Acho que se existe alguma associações dos portadores de EM, devia-se aproveitar a data para divulgar a doença. Se vc tem contato com alguma assocciação, diga-lhes para mandar sugestões de reportagens aos meios de comunicação... Isso já é um bom começo... Um ótimo domingo pra vc

    ResponderExcluir
  2. Que triste realidade, Tuka,
    tanta gente, mesmo com problemas de saude querendo e tendo possibilidades de trabalhar, mas o egocentrismo e preconceito nao dao lugar a elas. Revoltante e' ver tanta gente saudavel, em horario de expediente, jogando game, navegando na net, matando tempo.
    Nao sei como funcionam as coisas ai, mas aqui no japao as firmas que contratam pessoas com problemas tem reducao de impostos, incentivando a contratacao. Ha o preconceito, mas esses sao obrigados a se acostumar a conviver junto ou procurar outro emprego.

    bjO

    ResponderExcluir
  3. Tuka,sei pouco sobre a doença,estou aprendendo convivendo com vc,essa divulgação é muito importante mesmo e os vídeos são ótimos,já estou divulgando...

    ResponderExcluir
  4. Tuka, eu ja' te contei que o primo do meu marido (um rapaz de 50 anos) tb tem EM?
    Outro dia ele me mandou esse link do YouTube... nao sei se vc conhece ou se interessa sobre esse PONTO DA QUESTAO... CELULAS TRONCO.
    O link e' esse aqui:
    http://youtu.be/JyfoUWoMkEg?hd=1

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tuka

    Tudo bem?
    Eu não consegui ver o 1º e nem o 3º videos, nem no youtube, mas sei do que se trata.
    Quem sofre de EM precisa de muito apoio e compreensão, coisas que o preconceito não deixa.
    Quanto a parar de trabalhar, também sofri e sofro muito por uma queda que sofri e perdi as principais funções do braço direito.
    Não é nada fácil e comigo também há muito preconceito.
    Fique bem e obrigada pelo carinho.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, feliz dia do trabahador viu?
    Como vc, eu também acho que a EM deveria deixar de ser um "mito" devia ser mais divulgada poela mídia, pois só com informação é que as pessoas vão se abrir para essa nova realidade!! sem informação existe o preconceito e o preconceito acaba om todas as oportunidades!!

    ahh vim te dizer também que inaugurei finalmente a loja de cosméticos e maquiagens do blog, passa lá para conhecer quando puder tá?
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com

    ResponderExcluir
  7. Tuka, esses vídeos são excelentes!!! E assim como a maioria, sei muito pouco sobre esclerose múltipla.
    Mas sei o que significa falta de compreensão e apoio. Também sei o quão dura podem ser as informações deturpadas. Como disse a Amanda, aí acima, o preconceito acaba com todas as oportunidades.

    A favor da conscientização sempre. Não basta informar, precisamos conscientizar.

    Beijos

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...