Ache aqui o que você procura!

domingo, 3 de abril de 2011

Ser mãe de gêmeos é ...

...responder sempre às mesmas perguntas...


Ainda bem bebezinhas, dormindo sob a guarda da mamãe ursa e suas ursinhas gêmeas
Uma das primeiras coisas que percebi acerca do universo gemelar é de que teria que responder às mesmas perguntas indefinidamente. Apesar de gêmeos serem cada vez mais comuns por causa dos tratamentos de fertilidade e inseminações artificiais, as pessoas ainda tem muita curiosidade acerca do assunto.

Mas a clássica pergunta: "São gêmeos?" é a que acaba sendo a mais comum e por isso mesmo, a mais irritante. No início dá um certo prazer em responder, mas com o tempo começa a dar nervoso. Mesmo respondendo sempre com a educação que mamãe me deu já elaborei mentalmente inúmeras respostas "opcionais" para essa pergunta: 
-não, uma tem 5 anos e ao outra é recem nascida, como podem ser gêmeas?
-não, uma é filha do pai e a outra é filha da mãe.
-não são gêmeas, fiz xerox de uma delas;
 E muitas outras.

Mas tem outras perguntas muito comum pra quem me encontra com elas, não só perguntas, mas afirmações também. Por exemplo: "elas são idênticas?" Aí eu respondo que sim e a pessoa olha e diz: "Ah, mas elas são bem diferentes!" enquanto outra pessoa que acompanha diz: "É claro, são iguaizinhas!" aí eu saio de perto e deixo as duas pessoas brigando para ver quem tem razão. Eu mesma tem dias que acho elas iguais, outros completamente diferentes, vou querer convencer alguém disso ou daquilo porquê?

"É verdade que quando uma chora a outra chora também?" Em geral é sim, pois uma criança que ouve outra chorar normalmente chora também, seja ela sua irmã gêmea ou a filha da vizinha. Mas isso era mais comum quando eram mais bebês, agora já não ocorre tanto.

"É verdade que quando uma se machuca a outra sente dor também?" Se sente dor eu não sei, elas ainda não tem esse nível de comunicação para entender se sentem o mesmo que a outra e poderem me falar sobre isso, mas quando uma se machuca ou está doente, a outra sofre, porque são irmãs, estão sempre juntas e se amam, é normal.

 "Elas brincam juntas?" essa também dá vontade de responder que não, que eu coloco uma em cada cômodo da casa e não deixo brincarem juntas, mas respiro fundo e respondo pois entendo o que a pessoa quer perguntar, se elas são amigas, se interagem.

Aline sempre gostou de dormir assim, aconchegada na irmã
E a partir destas perguntas aparecem outras inúmeras variações: Dormem juntas? Comem as mesmas coisas? Dormem no mesmo horário? e por aí vai... Eu confesso que também tinha curiosidade sobre todas essas coisas, gêmeos parecem ser uma coisa mágica, meio misteriosa pra quem nunca teve contato com eles. Mas no fundo é igual a quaisquer outros irmãos, a única coisa que difere é que nasceram ao mesmo tempo e aprenderam a dividir tudo desde o ventre da mãe. Isso às vezes os torna mais generosos e tolerantes, outras vezes mais ciumentos, já que nunca tiveram a mamãe só pra si por mais do que alguns momentos.


Elas obviamente tem uma afinidade maior, uma cumplicidade única. É uma parceria que certamente levarão pela vida afora. Mas isso também se deve ao fato de serem irmãs e conviverem muito, estarem sempre juntas. Ninguém tem coragem, nem sequer vontade de mantê-las separadas, então elas vão crescendo sempre sabendo que a outra está ali, sempre perto. Sentem-se mais seguras assim. 

Na escola, alguns psicólogos orientam colocar cada irmão gêmeo em uma turma separada, para que um não fique dependente do outro, ou seja sua "sombra", mas ao que parece, esse não será o caso das minhas meninas. Mesmo tendo uma que é mais dominadora e autoritária, as duas tem personalidades fortes e buscam impor suas vontades. São duas criaturas distintas que possuem a mesma forma, mas conteúdo diferente e ao perceber e ressaltar isso, nós contribuimos para que estabeleçam suas personalidades como indivíduos únicos e não como um par. 

Vestir gêmeos com roupas iguais é bonitinho e divertido (fica mais difícil identificar quem é quem) mas faz com que elas pareçam uma pessoa só dividida em dois, quando na verdade elas são duas pessoas que se somam.

Elas às vezes querem a mesma roupa (geralmente quando aquela roupa em questão não tem um par), mas porque tem gostos parecidos ou só para implicarem e arrumarem briga, mas em geral elas fazem suas próprias escolhas e se determinam bem com elas.

Cada dia que passo aprendo mais com elas. Observar e interagir com elas é divertido e enriquece cada dia mais a nossa vida. Marido sempre diz que se as duas fossem uma só, nossa vida não seria tão divertida. Acredito que nem tão divertida, nem tão rica, nem tão abençoada.

Bom domingo pra vocês e que a semana que irá começar seja plena de realizações e feliz!



P.S.: Não deixem de conferir o sorteio da Hug Me Mommy que tá rolando, clica aqui para conferir e participar!!!






.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. É Tuka, ser mãe de gêmeos não é nada fácil! Um já dá trabalho, imagina 2?!?!?!? Loucura! Mas nada que essa mãe de ferro não tire de letra. Entendo as dúvidas das pessoas , na verdade nem chamaria de dúvida e sim de curiosidade! Mas tem perguntinhas que realmente irritam! srsrssr
    Bjksss
    Ótimo Domingo pra vcs!
    :))))

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tuka. Acho que vivemos as mesmas situações na rua. A minha resposta "interna" para quando perguntam se são gêmeos é: não, eles são clones, igual a ovelha Dolly. :D
    Mas a que vc escreveu "um é do pai e outro é da mãe" também já me passou pela cabeça.

    Uma coisa que acho engraçado é mesmo vendo que os meninos estão vestidos como meninos, de azul, com boné, tênis sem meia e etc, tem gente que pergunta se são meninas ou se é um casal.

    O comentário mais frequente é: se um já dá trabalho, imagine dois...

    E uma vez a mulher me disse: Gêmeos? Deus me livre! (ódio!)

    No mais, as perguntas são as mesmas, se eles dormem no mesmo horário, se choram, se brigam, se brincam...

    Tem dia que dá até preguiça de sair na rua :D

    Beijos, guria.
    Até

    ResponderExcluir
  3. Eu dizia que iria confeccionar uma camiseta com todas as respostas escritas de uma só vez, já que as perguntas são sempre as mesmas! rs... sair p/passear no shopping era p/se sentir uma celebridade, todo mundo parando p/ver, falar, perguntar! Acho que toda mnae de gêmeos passa por isso, mas com o tempo melhora!

    Bjkas!

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de acrescentar uma outra pergunta clássica: "Como vc faz para saber quem é quem?" A resposta é que elas nasceram com uma significativa diferença de peso que se mantém até hoje, então uma tem o rosto mais arredondado que a outra e depois a gente que convive diariamente se acostuma e sabe, mas dá vontade de responder às vezes assim: "arranquei o dedo mindinho de uma delas pra saber a diferença" mas vai que alguém acredita e aciona o conselho tutelar...

    ResponderExcluir
  5. Tuka, adorei seu blog. Minhas gêmeas têm dois anos já e são tudibom na minha vida! Brinco que fiquei "famosa" qdo elas nasceram, pq qdo as pessoas n me paravam para ver as meninas de perto, ao menos me sorriam (e eu , educada, retribuia - rs). Uma vez, uma mulher perguntou se poderia tocar nelas. Fiquei sem saber o q fazer e deixei (mas juro q fiquei com medo, sei lá... pq ela ia querer tocar em gente q nem conhece???). Mas sempre q íamos sair brincava que iria emplacar os carrinhos, já com todas as respostas para as famosas perguntas - kkkk. As minhas n são idênticas, mas s muito parecidas. Qdo comentam q são iguaizinhas, já confirmo logo, ai acaba o assunto. Mas aí vem uma dessas mesmas pessoas e fala "mas elas s diferentes". Caramba, dá vontade de falar "decide logo o q quer achar e me deixa ir embora" - kkkk

    Bjks,

    Flávia
    www.baudetesourosbyflavia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Tuka, sou alta e a pergunta idiota que sempre ouvia era: você não vai parar de crescer não!?
    As pessoas tendem a ser muito repetitivas e tome-lhe chá de boa educação!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. haha
    eu confesso q tenho muitas perguntas sobre gêmeos... mas não faço por achar q ninguém merece elas... rsrsrs

    é complicado mesmo!
    eu e minha irmã somos muitooooo parecidas, então todo mundo que nos vê acha que somos gêmeas...e sempre existe a mesma pergunta que vcs sofrem:

    "vcs são gêmeas?" ai respondo q não e tenho q ficar ouvindo papinho, de "nossa como vcs são parecidas." "vcs tem certeza?" uma vez fiquei tão brava q peguei meu RG e o dela, e mostrei pra pessoa... e falei "se não acredita olha ai!"

    rsrsrsrs

    é fogo amiga...


    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Tuka.
    Confesso que já fiz algumas dessas perguntas rsrs
    Ficava boba quando me deparava com um bebê, imagina com dois iguaizinhos.
    Só tendo mesmo para saber o quanto algumas perguntas são irritantes. Do jeito que sou tolerância zero, acho que daria umas respostas atravessadas, viu!
    Beijão querida e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkk Vc alegrou minha tarde com esse post! Sabe, eu sou destra, mas escrevo com a mão na mesma posição de quem é canhoto. Várias vezes as pessoas me olham escrevendo e dizem: vc é canhota? Eu nem respondo, só olho pra minha mão! hahahahahahahaaha

    ResponderExcluir
  10. Hehehe
    Desculpe, mas como a Lilian tbm ja fiz essas perguntas... sou encantada com esse mundo gemelar, e gostaria de ser abençoada duplamente de uma vez só... ou quem sabe triplamente ah sei la, so sei que fico babando em gemeos...
    Mas vou filtrar mais minhas perguntas hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tuka
    Meu marido tem irmãos gêmeos, mas não são idênticos e tb tem personalidades bem diferentes. Na verdade, eles nem parece que são gêmeos... Mas é engraçado como eles são muito mais ligados um no outro do que ao irmão mais velho... beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Hehehe
    Desculpe, mas como a Lilian tbm ja fiz essas perguntas... sou encantada com esse mundo gemelar, e gostaria de ser abençoada duplamente de uma vez só... ou quem sabe triplamente ah sei la, so sei que fico babando em gemeos...
    Mas vou filtrar mais minhas perguntas hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. É Tuka, ser mãe de gêmeos não é nada fácil! Um já dá trabalho, imagina 2?!?!?!? Loucura! Mas nada que essa mãe de ferro não tire de letra. Entendo as dúvidas das pessoas , na verdade nem chamaria de dúvida e sim de curiosidade! Mas tem perguntinhas que realmente irritam! srsrssr
    Bjksss
    Ótimo Domingo pra vcs!
    :))))

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...