Ache aqui o que você procura!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Decifrando os sonhos

Há muitos anos que tenho problemas com o sono. Eu durmo, mas durmo mal, raramente consigo dormir um sono profundo, restaurador. Acordo diversas vezes durante a noite e mesmo às vezes não despertando completamente, sinto que esses micro-despertares me deixam ainda mais cansada na manhã seguinte. Mas apesar disso, sempre sonhei, e muito.

Raramente tive pesadelos, do tipo sonho ruim mesmo, acho que só umas 3 vezes na vida. Mas tenho muitos sonhos malucos, coisas sem pé nem cabeça, que me fazem rir muito quando me lembro. Tem disso também, lembro que sonhei, mas na maioria das vezes não faço a menor ideia de que sonhei.

Um sonho muito comum e engraçado, é quando sinto vontade de ir ao banheiro e fico com preguiça de levantar da cama, muito comum no inverno. Sonho sempre que preciso ir ao banheiro, mas chegando lá tem algo que me impede de fazer xixi, desde jacarés dentro do vaso sanitário, até paredes de vidro no meio de um restaurante, aí não dá pra ficar a vontade né? Ainda bem ou acredito que faria xixi na cama. rsrs

Já sonhei muito com meu avô paterno. Tinha um sentimento de culpa por não ter dito a ele o quanto o amava. Ele faleceu pouco mais de 2 meses após seu aniversário que foi a última vez em que o vi. Fui até a casa dele, era um sábado à tarde. Tomamos café juntos, eu, ele e minha vó. Entre abraços, felicitações e afins, ele baixou a cabeça por um momento e disse entre suspiros: "esse é meu último aniversário". Fiquei tensa, nervosa mesmo com essa "revelação" e tratei logo de dissipar o climão que se criou dizendo que ele ainda viveria muitos anos. Mas infelizmente ele estava certo. Nos meus sonhos eu sempre pedia desculpas à ele por não ter sido mais clara, mais específica quanto ao meu amor e ficava tudo bem. Esse sonho me angustiou durante muito tempo, até cair nas minhas mãos o livro "Nosso Lar", psicografado por Chico Xavier. Eu sou católica, é bom que se diga, mas foi nesse livro que encontrei as respostas que procurava e a paz pro meu coração.




Também sonho frequentemente com minha avó, mas raramente me lembro desses sonhos. Lembro sempre que ela esteve comigo e me disse coisas importantes, mas nunca me lembro o quê. A última vez foi poucos dias atrás, mas ao acordar, só me lembrava da figura querida, sentada à minha frente numa cadeira, vestida de modo simples, camiseta, calça de malha, chinelos, cabelo preso por uma simples tiara, sem maquiagem nem adornos, de uma forma como eu só a via nos momentos mais íntimos. Ela estava serena e sorria pra mim, mas mesmo assim, fiquei com a sensação que ela me contou coisas que eu deveria me lembrar.

Tenho um sonho recorrente, esse sim, gostaria muito de entender seu significado. Sonho com uma casa (aí varia muito, às vezes é um apartamento) mas uma moradia, que é minha e foi herdada da minha vó (ó ela aí de novo) e essa casa (ou moradia) é muito grande e tem cômodos que eu mesma desconheço, portas que dão em lugares secretos e a descoberta desses lugares sempre me dão a sensação de que essa casa é muito maior do que eu sabia e que inclusive existem outras pessoas morando lá. Nunca acordo desse sonho com medo ou angustiada, sempre acordo me sentindo bem, como se tivesse feito uma grande descoberta para minha vida, mas acabo me angustiando na tentativa de entender o real significado dele.

Como já disse, sou católica, mas encontro muitas respostas na doutrina espírita. Isso confunde um pouco minha cabeça, por isso me deixo guiar pelo coração.  Meu coração me diz que nos meus sonhos, viajo por aí e descubro sim coisas importantes e reveladoras, mas como não é meu tempo para o entendimento delas, elas ficam guardadas em algum lugar obscuro da minha mente e só virão à tona quando eu estiver pronta para realmente entendê-las. 

E vocês, sonham com o quê? Também tem sonhos recorrentes como o meu? Acreditam que eles tenham um significado importante para suas vidas?


=======================================


Só para constar: hoje é aniversário do blog. Há exatamente um ano eu postava minha primeira "bobagem". Inicialmente o blog tinha outro nome, mas migrei para cá todas as postagens e dei continuidade com essa doideira de reunir minhas tralhas, meus cacos, meus desabafos. Obrigada a cada um dos que seguem o blog, a cada um que lê diariamente ou só de vez em quando, a quem comenta e e a quem só lê e guarda pra si suas impressões. Muitas vezes pensei em desistir desse blog, mas ele me faz tão bem e encontrei através dele muitas pessoas especiais. Continua nos meus planos deixar esse blog mais bacana, mas ainda está só em projetos... Obrigada à todos que passam por aqui.






.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Tuka,

    Passei para dar os parabéns pra ti, e pela delicia de blog...vc sempre nos presenteia com textos maravilhosos!

    Vou ser bem honesta viu, li por cima teu post e deixei pra ler com calma depois...qto a seu sonho com casa, eu sempre soube que sonhar com casa - se for entrando numa nova - são mudanças positivas, proteção...resumindo coisas boas!

    Bjs e volto mais tarde

    ResponderExcluir
  2. Tuka, sempre a doutrina espírita apaziguando corações angustiados, né? Tenho formação católica, mas encontrei muitas respostas nessa doutrina que prega o amor e a caridade como forma de evolução.
    Sonho bastante, com coisas confusas, reveladoras e algumas vezes, ruins. Queria poder entender todos.

    E quanto ao blog, parabéns. Sempre digo que escrever é uma forma de se libertar. Fora que com essa ferramenta vc tem o "poder" de agrupar pessoas. E isso é muito bom...

    Espero continuar aqui pra celebrar o próximo.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!!!Muito sucesso pra vc e que Deus te abençoe mais e mais!!
    Daniel disse q sonhou esta noite com muitos sucos,de todos os sabores achei graça...eu sempre sonho,mas nem sempre consigo lembrar...

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo aninho de vida!
    os sonhos com sua avó são realmente coisas que ela te avisa, que vc deveria lembrar mas não tem maturidade suficiente ainda.
    o sonho da casa é mais complexo. não se assuste, mas é sobre a sua passagem, das coisas que vc lembrará e daquelas que conhecerá por lá. por isso é sua avó que lhe dá em herança; ela já passou e será quem te receberá.
    e o seu avô já sabe de sua angústia e já lhe perdoou e compreendeu.
    o do xixi é o mais engraçado. é seu cerébro dizendo que vc tem que acordar e ir ao banheiro. afinal, não fica bem uma adulta molhar a cama, né?!
    bejins

    ResponderExcluir
  5. Interessante seus sonhos,mas nada pode ser imperativo,é isto ou aquilo;pode ser isto isto ou aquilo.Na verdade não deve se impressionar com nenhum deles.Uns são sonhos outros encontros de verdade.Neste link encontrará muitas informaçõs sobre sonhops que lhe serão úteis:http://zildasantiago.blogspot.com/2011/02/s-o-n-h-r-e-s-e-r.html
    Se o link não funcionar pode procurar em meu blog que a postagem está lá.É um estudo sem achismo.Bjs no coração e obrigada pela presença.Parabéns pelo aniversário do blog!!Ah!!Não se preocupe com seu avô,ele sabe que o ama!!!

    ResponderExcluir
  6. Ops! Ops! Ops! Putz! tenho sonhos meio pesadelos direto!
    MAS O IMPORTANTE E' SEU NIVER! Ops! DO BLOG! MIL FELICIDADES E MUITO SUCESSOOOOOOOO!
    Mil bjs, querida amiga!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tuka, sou muito parecida com você, dificilmente durmo uma noite inteira, meu sono é muito entrecortado e sonho demais.
    É cada coisa luoca que sonho, mas o mais engraçado é quando sonho que meu marido esta me atraindo, aí acordo ele com raiva e fico reclamndo que ele esta me traindo no sonho.
    Claro que ele diz que sou louca e eu passo o dia fingindo que estou zangada pela traição.
    Parabéns pelo aniversário do blog, gostei muito de ter feito parte das suas tralhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Acho que nao costumo ter sonhos ligados com a realidade, mas quando eu era crianca sempre sonhava com uma senhorinha amiga da minha mae. Ela era de outra cidade, mas sempre sonhava que ela estava entalada dentro dum buraco na minha escola primaria. mesmo no colegio de vez em quando ainda tinha esse mesmo sonho (eu, indo pra parte de traz da escola, onde havia uns pes de coquinhos, dai dava de cara com ela entalada num buraco, eu levava um susto, pensava: o que ela esta fazendo aqui? como ela veio parar dentro desse buraco? de novo esse sonho? dai o sonho acabava...) O que sera que era aquilo,gente!!

    parabens pelo aniversario do blog, amiga!!
    Que ele tenha muitos e muitos anos de vida!

    beijao

    ResponderExcluir
  9. Tai uma coisa que me pergunto sempre NUNCA SONHO... mas de um mês pra cá venho tendo sonhos esquisitos...
    outro dia sonhei que minha melhor amiga havia falecido e eu nem sabia, descobri por acaso ao encontrar as irmãs dela na rua e me contaram como se aquilo fosse algo tão corriqueiro (morrer sua melhor amiga todo dia), eu passei a noite brigando com as duas... coisa de louco...
    ontem sonhei que meu varal externo havia sido instalado ao contrário.. lá fui eu passar a noite brigando com todo mundo por causa do dito varal...
    Em resumo.. vai gostar de brigar assim lá nas conchinchinas... hahahahahah
    Um dia ainda descobro o sentido desses sonhos doidos....
    Amiga obrigada pela oportunidade de leituras tão prazeirosas... bjsss fika com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Ops! Ops! Ops! Putz! tenho sonhos meio pesadelos direto!
    MAS O IMPORTANTE E' SEU NIVER! Ops! DO BLOG! MIL FELICIDADES E MUITO SUCESSOOOOOOOO!
    Mil bjs, querida amiga!

    ResponderExcluir
  11. Tuka,

    Passei para dar os parabéns pra ti, e pela delicia de blog...vc sempre nos presenteia com textos maravilhosos!

    Vou ser bem honesta viu, li por cima teu post e deixei pra ler com calma depois...qto a seu sonho com casa, eu sempre soube que sonhar com casa - se for entrando numa nova - são mudanças positivas, proteção...resumindo coisas boas!

    Bjs e volto mais tarde

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...