Ache aqui o que você procura!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em camas separadas



Quase um em cada quatro casais americanos dorme em camas ou quartos separados, segundo pesquisa da Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos. Nessa mesma linha, a Associação dos Construtores de Casas dos EUA prevê que 60% dos imóveis feitos sob encomenda terão duas suítes master até 2015. Li as informações acima no caderno com uma seleção de textos do New York Times que a Folha de S. Paulo publica todas as segundas-feiras. E fiquei pensando no assunto. Será que dormir na mesma cama não faz mais parte do pacote casamento? Será que estamos ficando individualistas demais?

Tem gente que ronca absurdamente, eu sei (OBRIGADA SENHOR por não ter problemas dessa ordem), pode ser complicado, mas, fora isso, por que não dormir junto? Tem coisa melhor, nesse frio que tem feito em São Paulo, do que dividir o leito com quem se ama? No quentinho? Mesmo sem temperaturas baixas, tem o aconchego, o cheiro, o acordar no meio da noite e ver o parceiro dormindo, aquela sensação de paz e intimidade que, na minha opinião, só une os casais. Literalmente, neste caso.

De acordo com a reportagem, alguns dos motivos alegados por aqueles que preferem camas separadas são priorizar o próprio sono (os companheiros dos roncadores, imagino) e desejar ter seu espaço pura e simplesmente. OK, OK, cada um na sua, vamos respeitar diferentes modos de viver, não quero aqui ditar regras. Mas gostaria de encerrar este post com algumas das conclusões de uma pesquisa citada na mesma reportagem, feita pelo professor de psiquiatria Paulo Rosenblatt, da Universidade de Minnesota, para o livro Two in a Bed: The Social System of Couple Bed Sharing (Dois numa Cama: o sistema social do compartilhamento da cama entre casais).

Segundo Rosenblatt, que desconfio ser um romântico como eu, dormir junto é melhor para a saúde, já que, em casos de emergências médicas durante a noite, tem alguém do lado para socorrer. Outro argumento apontado foi o fato de que o hábito, claro, é melhor para a vida sexual. Ou seja, em quartos separados os casais namoram menos. Assim sendo, senhoras e senhores, vamos tratar de ser mais saudáveis. E dar uma chance à boa convivência entre lençóis, por que não?

Much love,

Isabela – A Divorciada
Texto publicado em 11/08/2010 no blog 3x30 

=======================================================

Ao contrário da Bela, que escreveu este belo texto, eu tenho um roncador ao meu lado. Também ronco às vezes e posso garantir que dorme melhor quem dorme primeiro, no caso ele. Mas digo que dormir em camas separadas poderia me dar uma qualidade de sono melhor, mas não gostaria disso não. Como já dizia um amigo nosso, "quando marido e mulher dormem afastados, o diabo deita no meio" e acredito nisso. Quando brigamos (discutimos, porque nunca realmente brigamos), deitamos um pouco longe um do outro, mas sempre rola aquele pé que roça no outro e daí para chegarmos mais perto e fazermos as pazes é só uma questão de tempo e do quanto ficamos magoados com a discussão. Se dormíssemos em camas separadas talvez já tivéssemos também em casas separadas, porque casamento é compartilhar, os bons e os maus momentos. 

"Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne De modo que já não são dois, mas uma só carne" (parte de Mt 19, 5-6)
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Texto interessante e polêmico mas concluo com a mesma opnião que vc expressou !! Casamento é isso, saber lidar com tudo, inclusive com os defeitos se é que podemos considerar assim !! bjos

    ResponderExcluir
  2. Os americanos veen a vida de modo diferente e tem outro tipo de afetividade, acredito que dormir em camas separadas não influencie tanto a rotina do casal como seria no Brasil. Para nós, latinos, isso seria inconcenbível!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Oi Tuka, para mim dormir na mesma cama é a melhor parte da vida do casal.
    Você já sabe que meu marido não dorme todas as noites em casa por causa do trabalho e mesmo estando acostumada a dormir sozinha, eu simplesmente adoro ficar juntinho dele e quando ele chega de manhã e já esta na minha hora de levantar, faço questão de permanecer mais um pouquinho na cama, bem abraçadinha a ele, até que durma.
    Por nada no mundo abriria mão desse prazer. É o momento que mais me sinto próxima a ele, mesmo que estejamos dormindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Tuka! Se toda vez que eu brigasse com marido, fóssemos dormir em camas separadas,já estaríamos em casas separadas!
    As vezes uma briga é resolvida no meio da noite, sem palavras!
    Acho que temos que dormir juntos sim! Eu pelo menos não saberia sormir sem ter o peso da perna do marido em cima de mim. Já temos quase 10anos de relacionamento, e atéhj dormimos abraçadinhos. Não troco isso por nada!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh obrigada pela divulgação do sorteio!!!!!
    vc é uma querida!!!
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc... casal é para dormir junto, mesmo depois de uma discussão. Desculpem-me os mais modernos, mas acho que só assim o casamento vale a pena... mas tinha uma amiga que seguia exatamente essa regra... ela e o marido não só tinham cada um o seu quarto como tb um banheiro para cada um ! Haja exclusividade, né ?

    ResponderExcluir
  7. Bacana esse assunto! Quando eu dormia com alguem, hum hum, este alguém dizia que eu tinha o sono mais tranquilo q ele ja tinha visto. E qdo eu tava mto atacada da alergia, ele dizia q eu respirava forte. Acho q ele velava meu sono pensando numa maneira d me matar kkkkkk. Eu não ronco, graças, sei q ñ farei tortura c/ ninguem. Mas sofria com ele! era um terror!
    Qto ao casamento, vc tem toda razão! É divisão, é participar um da vida do outro, acho q individualidade no casamento é coisa pra quem tem algo a esconder! 'falo mermo'. As pessoas se casam para dividir a vida. Humf!
    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tuka!

    Obrigada pela divulgação do texto! Muito fofo de sua parte. Bacana ver que a discussão chegou até mais gente a partir daqui.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderExcluir
  9. Eu fico dividida, ahahahaha

    Porque meus pais se deram muito melhor casados em casas separadas, são mais felizes, namoram mais e etc.
    Eu no entanto sou uma romântica, não sei se curtiria isso... sei, lá. Não tenho opinião formada! rs

    ResponderExcluir
  10. Tuka,

    Casal que dorme em camas separadas é igual a você comer arroz e feijão em pratos separados.
    Nada a ver, esquisito.

    Maaaaaaaassssss, eu falo isso porque não tenho problemas para dormir junto, como por exemplo, o ronco do marido. Ele dorme bem quietinho.
    Acredito que seja muito ruim ter sono leve e um trator ao seu lado. Por isso não gosto muito de opinar sobre isso porque só quem tem problemas sabe como é difícil.

    Agora, dormir separado só por dormir ou porque é moda ou moderno, aí não rola.

    Adorei a abordagem deste assunto aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Fui casada durante vinte anos com um "roncador". Acostumei-me ao ronco noturno e isso realmente não me incomodava mais. O fim do casamento foi causado por outras coisas;não pelo ronco. Entretanto, entendo as dificuldades de quem tem esse problema quase insolúvel!

    ResponderExcluir
  12. Tuka,

    Casal que dorme em camas separadas é igual a você comer arroz e feijão em pratos separados.
    Nada a ver, esquisito.

    Maaaaaaaassssss, eu falo isso porque não tenho problemas para dormir junto, como por exemplo, o ronco do marido. Ele dorme bem quietinho.
    Acredito que seja muito ruim ter sono leve e um trator ao seu lado. Por isso não gosto muito de opinar sobre isso porque só quem tem problemas sabe como é difícil.

    Agora, dormir separado só por dormir ou porque é moda ou moderno, aí não rola.

    Adorei a abordagem deste assunto aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Fui casada durante vinte anos com um "roncador". Acostumei-me ao ronco noturno e isso realmente não me incomodava mais. O fim do casamento foi causado por outras coisas;não pelo ronco. Entretanto, entendo as dificuldades de quem tem esse problema quase insolúvel!

    ResponderExcluir
  14. Eu fico dividida, ahahahaha

    Porque meus pais se deram muito melhor casados em casas separadas, são mais felizes, namoram mais e etc.
    Eu no entanto sou uma romântica, não sei se curtiria isso... sei, lá. Não tenho opinião formada! rs

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc Tuka! Se toda vez que eu brigasse com marido, fóssemos dormir em camas separadas,já estaríamos em casas separadas!
    As vezes uma briga é resolvida no meio da noite, sem palavras!
    Acho que temos que dormir juntos sim! Eu pelo menos não saberia sormir sem ter o peso da perna do marido em cima de mim. Já temos quase 10anos de relacionamento, e atéhj dormimos abraçadinhos. Não troco isso por nada!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...