Ache aqui o que você procura!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Insanidades humanas

Esta semana vivemos o triste caso do atropelamento e morte do jovem Rafael Mascarenhas, 18 anos, filho da queridíssima atriz Cissa Guimarães.
Sou fã da Cissa desde que me lembro de assistir novelas e ela me conquistou, assim como ao Brasil todo, pela sua contagiante alegria e simpatia. Foi mãe jovem e sempre se exibiu orgulhosa de seus 3 lindos filhos.
Pois o mais moço deles, o seu bebê, foi bruscamente arrancado da vida depois de um acidente brutal, causado pela imprudência aliada à irresponsabilidade.
As investigações ainda estão em curso, mas a mim parece óbvio que o veículo que causou a morte de Rafael estava em alta velocidade, haja visto o número e a gravidade das lesões sofridas pelo menino.

Mas o que mais me choca nesta história não é nem a violência do acidente, nem a inversão da lei natural do universo, forçando uma ainda jovem mãe a enterrar seu filho que só desabrochava pra vida. Eu também sou mãe e nem quero imaginar o tamanho dessa dor. O que é chocante mesmo, é a atitude dos policiais, que deveriam ter prestado socorro imediato à vítima, apreendido o carro e conduzido o jovem motorista à delegacia. Lá na delegacia, o jovem poderia chamar o seu pai e o seu advogado que os ajudariam a dar as devidas explicações do ocorrido e logo depois, voltar pra casa, senão tranquilo, pelo menos sabedor de que estaria arcando com as consequencias de seus atos, coisa que TODO pai e e mãe deve ensinar aos seus filhos.

Em vez disso, a polícia cobra propina para esconder o carro e eliminar vestígios e "livrar a cara" do motorista, que por sua vez liga pro pai, que deveria ter chamado o filho à razão, e ambos aceitam a farsa e  concordam com a corrupção.



Cissa e os filhos, Thomáz, João e Rafael. Clique na foto e veja a reportagem original.






Mais uma vez assistimos ao caso de jovens, filhos da classe média alta, usando o poder do dinheiro ou da influência do nome de família para tentar escapar, fugir das suas responsabilidades. E fazem isso com o apoio dos seus pais, que apavorados com a possibilidade de comprometer o futuro dos filhos com uma condenação ou simples mídia negativa e acobertam a verdade, julgando estar fazendo a coisa certa. Mas não pensam no futuro dos filhos dos outros, sepultados precocemente, e nem tem uma real nção do prejuízo que causam ao futuro dos seus próprios filhos, quando lhes negam o direito de aprender algo com seus erros e compromentendo-os com o estigma de irresponsáveis e corruptos fraudadores da lei.

Mas apesar de toda a indignação que este caso nos proporciona, não podemos crucificar este motorista (que por ironia do destino também se chama Rafael) nem seu pai. É possível que assustado com o que fez e recebendo em seguida a pressão policial, tenha se deixado levar pelo desespero e induzido o pai a acompanhá-lo no erro. Não justifica, mas explica.O que não tem explicação nem justificativa é a atitude dos policias, omissa e corrupta.

Até quando veremos casos como este? Estamos todos doentes, insanos. É preciso buscar a cura da nossa sociedade e ela pode vir de uma única Lei, anunciada há séculos em forma de mandamento: Ame ao teu próximo como a ti mesmo. E essa Lei deverá se fazer cumprir, sob pena de nos tornarmos definitivamente animais irracionais, predadores de nós mesmos, sem sentimentos de amor e fraternidade, usando somente os instintos mais baixos, que nos fazem querer prevalecer sobre toda a espécie humana, subjugando os demais, só para nos sentirmos maiores, quando na verdade estamos só pisando uns em cima dos outros. Isto sim é o que eu chamo de Insanidade.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Este não é o primeiro caso com as características que você relatou, e nem o ultimo. O pai que ensina o filho a não assumir o seu erro, é pai? Esta fazendo o seu papel? Vemos que “levar vantagem em tudo” é a única lei, que realmente interessa ensinar aos filhos?

    ResponderExcluir
  2. Precisamos urgentemente ensinar aos nossos filhos valores como amor, fé, solidariedade, fraternidade... Para tentarmos diminuir um pouco esta barbárie que estamos fazendo contra nós mesmos...

    ResponderExcluir
  3. Isso me deixa indignada! Não tenho filhos e a cada dia tenho mais medo de tê-los, pq tenho a impressão de que vivemos em uma jaula!! Enfim...não sei aonde vamos parar!

    ResponderExcluir
  4. OI CATIA,....INFELIZMENTE AINDA VAMOS VER MUITOS CASOS QUE NEM ESSE, PESSOAS INOCENTES SENDO VÍTIMAS DA IMPRUDÊNCIA, POLICIAS QUE DEVERIAM ESTAR AJUDANDO, ESTÃO DEIXANDO A CORRUPÇÃO TOMAR CONTA DELES, PAIS UTILIZANDO DINHEIRO, NOME DA FAMÍLIA, PARA LIVRAR, E COBRIR ERRO DE SEUS FILHOS, ETC...
    QUANDO ISSO VAI ACABAR? QUEM SABE UM DIA, NÃO PODEMOS PERDER A ESPERANÇA.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Deixe aqui a sua impressão,
opinião ou recadinho.
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...